Lifestyle consciente: saiba tudo sobre veganismo

Alô, fashion girl! Queremos falar sobre um tema de extrema importância para nossa sociedade e nosso planeta: o veganismo. Comemorado todo dia 1º de novembro, esse estilo de vida vem, a cada dia, se expandindo e se consolidando em todo o mundo.

Ao contrário do que parece, não estamos fala ndo apenas de uma alimentação livre de carnes e derivados de animais, viu? Os veganos vão muito além e possuem uma conduta única em relação à sociedade e à natureza.

Assim, se a sua ideia é adotar práticas que sejam mais ecológicas, esse é um ótimo momento para entender tudo sobre o veganismo — o que é, os seus benefícios e como começar a abraçar essa ideia. Preparada? Então, continue com a gente nesse conteúdo interessantíssimo e dê o primeiro passo!

O veganismo de A a Z

Para começar, vamos explicar o que é esse tal de veganismo. Ao contrário do vegetarianismo, que está diretamente relacionado à uma alimentação livre de carnes, o veganismo consiste em um conceito mais amplo.

Nesse caso, a proposta é adotar um verdadeiro estilo de vida, em que os seus adeptos não consomem nadinha que apresentem origem animal. Em outras palavras, estamos falando de carnes brancas e vermelhas, laticínios, ovos e, até mesmo, de outros ingredientes, como o mel e a gelatina.

Fora as questões que envolvem a alimentação, os veganos — ou vegans — não utilizam nenhum produto que seja confeccionado a partir da exploração animal. Nessa lista, entram vários itens, que vão desde artigos em couro, seda e lã.

Aqui, é interessante pontuar que esse pensamento se estende até o uso de cosméticos. Para garantir que nenhum produto faça mal aos bichinhos, os participantes do veganismo não utilizam fórmulas que foram testadas em animais ou que, tampouco, tenham rastros deles.

Quer ver um exemplo? A popular queratina, um componente muito utilizado para manter as madeixas firmes e fortes, muitas vezes, é extraída de penas e chifres de diferentes espécies. Bem complicado!

Por essas e outras, e diante de tanta informação, muitas pessoas resolvem seguir uma rotina mais ecológica e que impacte menos o meio ambiente. É aí que o veganismo entra em pauta.

Cuidados essenciais durante essa mudança

Em um primeiro contato, você pode até imaginar que mergulhar de cabeça no veganismo é algo difícil. Contudo, não é bem assim. Atualmente, o mercado está mais preparado para esse tipo de consumidor.

Para se ter uma ideia, os supermercados já contam com inúmeras marcas de produtos veganos e que atendem a vários gostos. O mesmo vale para o universo fashion, que vem abrigando marcas consideradas veganas e superecológicas.

Ainda assim, existem alguns cuidados básicos que devem ser mantidos. Para garantir que a sua saúde fique em dia e sem deficiências nutricionais, é primordial contar com o apoio de um nutricionista.

Com o acompanhamento desse profissional, você conseguirá fazer as substituições corretas dos alimentos, ingerindo os ingredientes certos para suprir a demanda de proteínas no organismo. Nesse caso, as opções mais indicadas têm sido a ervilha, a lentilha e o grão de bico — todas riquíssimas em zinco e ferro.

Razões para adotar: benefícios do veganismo

  • O veganismo diminui o risco de doenças cardíacas;
  • Esse tipo de alimentação reduz os níveis de açúcar no sangue;
  • É um ótimo caminho para melhorar o funcionamento dos rins;
  • Minimiza dores corporais e promove maior sensação de bem-estar;
  • Reduz o risco de desenvolver certos tipos de câncer;
  • É uma boa opção para quem deseja seguir um estilo de vida consciente;
  • Esse posicionamento ajuda a construir uma sociedade mais ética e com menos exploração animal.

Conselhos de amiga para investir no veganismo

O veganismo não é um bicho de sete cabeças. Ao começar a se aprofundar nesse mundo e conversar com outras pessoas adeptas do movimento você verá que existe uma ampla variedade de opções disponíveis — seja em relação à alimentação ou ao consumo de roupas e cosméticos.

Na própria internet, não faltam soluções fantásticas de marcas que abraçam essa proposta. Vizzela, Cativa Natureza e Care Natural Beauty são alguns dos nomes que estão despontando no mercado de beleza, desenvolvendo itens de skincare e maquiagens belíssimas.

Dito isso, existem outros passos que podem ser praticados pelas meninas que são “marinheiras de primeira viagem” no tema e desejam começar aos poucos essa transformação. É claro que listamos quais são eles para que você tenha mais facilidade daqui para frente. Espia só!

Siga perfis veganos

Que tal começar a seguir influenciadores digitais que se adaptaram a esse lifestyle e podem te motivar? Hoje em dia, as opções são inúmeras e você só precisa acompanhar aquela personalidade que mais se aproxima do seu perfil. As nossas indicações do momento são:

  • Carla Candace (@vegana.semgrana);
  • Larissa Maluf  (@larissamaluf);
  • Carol Destro (@carolvidavegan);
  • Vegano da Periferia (@veganoperiferico);
  • Bruna Matos (@virandovegana);
  • Juliana Goes (@jujulianagoes).

Comece a experimentar receitinhas veganas

Quando falamos sobre comidinhas veganas, o céu é o limite! Em uma rápida pesquisa na web, você encontrará uma infinidade de conteúdos bacanas em blogs e em canais do YouTube, focados exclusivamente nesse tipo de gastronomia.

Com tanta variedade, uma dica é começar a experimentar diferentes preparos, até treinar o seu paladar para não sentir falta das carnes e demais ingredientes de origem animal. Brigadeiro vegano, hambúrguer de lentilha, bolo de milho fazem parte dessa seleção.

Descubra se você pode ser vegana

Por fim, é fundamental entender se, de fato, você pode fazer parte do veganismo. Embora esse movimento conte com muitos diferenciais, ele não é indicado para certas pessoas. Bora ver quais são elas?

  • Idosos acima de 70 anos;
  • Mulheres em período de amamentação;
  • Indivíduos com restrições alimentares;
  • Portadores de doenças graves.

Diz aí, fashionista: com essas informações, você conseguiu entender o que é e quais são os benefícios do veganismo? Está preparada para abraçar esse novo estilo de vida? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua opinião com a gente. 

Já se curtiu o post, aproveite para dividi-lo com os seus amigos nas redes sociais. Eles vão se amarrar em se aprofundar no tema. 🌿

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *