Ritual relax: tratamentos caseiros para os pés

tratamentocaseiroparaospes1 1080x635 - Ritual relax: tratamentos caseiros para os pés

Que tal conferir alguns tratamentos caseiros para os pés? Yeah, baby! Assim como qualquer outra parte do corpo, esta também merece um cuidado especial — ainda mais, se você segue uma rotina agitada. Na correria do dia a dia, é comum esquecermos de dar atenção aos nossos pezinhos e, quando deixamos isso de lado, temos mais chances de desenvolver ressecamentos e rachaduras. 

Por isso, é sempre bom ficar de olho e abraçar alguns métodos que podem ser realizados em casa e são extremamente eficientes para manter a pele da região pra lá de saudável. 

Porém, se você não faz ideia de como proceder, fique fria. Neste post, te contamos todos os detalhes sobre esses procedimentos e os benefícios de cada um deles. Bora conferir!

Por que devemos cuidar dos pés? 

Seja para ir ao trabalho ou realizar atividades de lazer, são os pés que nos sustentam durante o dia inteiro. É sobre eles que nosso peso corporal fica apoiado boa parte do tempo, absorvendo impactos e nos ajudando a caminhar, saltar, subir escadas e correr. 

Ou seja, os nossos pezinhos possuem uma grande responsabilidade e, portanto, merecem ser cuidados com carinho. Ao focar a atenção nesta área do corpo, conseguimos aproveitar alguns diferenciais. A seguir, te contamos quais são eles. 

  • Com os pés saudáveis, os seus movimentos se tornarão mais simples e fáceis; 

  • Você sentirá maior sensação de bem-estar e disposição para realizar atividades físicas; 

  • Também será possível evitar complicações dermatológicas, como é o caso dos temidos calos, bolhas e rachaduras;

  • Assim que adotar alguns tratamentos caseiros para os pés, você terá momentos de puro relaxamento. Inclusive, essa é uma superoportunidade para organizar um mini spa em casa e ter um dia de diva. 

TRATAMENTOSCASEIROSPARAOSPES1 - Ritual relax: tratamentos caseiros para os pés

3 tratamentos caseiros para os pés que você vai amar

Felizmente, existem diferentes tratamentos para os pés que podem ser aproveitados. Em outras palavras, você não precisa ir, todo o mês, em uma clínica de estética ou spa para obter bons resultados. 

Utilizando produtos acessíveis e já conhecidos na rotina, há a possibilidade de realizar hidratações profundas, esfoliações e muito mais. Anote nossas dicas!

1. Esfoliante caseiro para pés com fissuras

Iniciando a nossa lista de tratamentos caseiros para os pés, apresentamos uma receitinha de esfoliante ultrapoderosa. Nesse preparo, será possível acabar com as células mortas da pele, bem como, hidratar toda a região. O único cuidado é praticar a esfoliação somente duas vezes por semana — evitando agredir demais a derme.

Você vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de mel; 

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva; 

  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã; 

  • 1 medida de arroz cru batido em um mixer ou liquidificador.

Modo de preparo

  • Passo 1: em um bowl, misture todos os ingredientes e mexa bem até obter uma pastinha bem grossa; 

  • Passo 2: depois, coloque os pés em uma bacia com água morna por até 20 minutinhos; 

  • Passo 3: antes de finalizar, pegue um pouco da pasta e faça uma leve massagem nos pés; 

  • Passo 4: com tudo pronto, remova o excesso da mistura, lave bem o local e, se possível, aplique um bom hidratante.

2. Creme hidratante caseiro

Você já experimentou diferentes hidratantes para os pés, mas nenhum te ajudou a acabar com o ressecamento? Tudo bem! Para driblar esse probleminha, é interessante se jogar sem medo nessa receita de creme com elevado poder de hidratação. E mais: a opção é excelente para promover um toque suave aos calos e nutrir a derme. 

Você vai precisar de:

  • 10 gotinhas de óleo essencial de limão; 

  • 60 g de manteiga de cacau; 

  • 5 gotinhas de óleo essencial de patchouli.

Modo de preparo

  • Passo 1: coloque a manteiga de cacau em uma vasilha; 

  • Passo 2: leve o recipiente ao micro-ondas e aqueça até que o ingrediente derreta. É necessário ir aos poucos, sempre pausando o aquecimento para mexer a composição; 

  • Passo 3: assim que a manteiga de cacau estiver derretida, adicione os óleos essenciais e mexa bem; 

  • Passo 4: transfira a misturinha para outro recipiente e deixe esfriar; 

  • Passo 5: em temperatura ambiente, aplique o seu novo creme hidratante nos pés. A dica é utilizá-lo antes de dormir; 

  • Passo 6: caso não queira sujar os seus lençóis, considere vestir um par de meias. Fácil, fácil!

TRATAMENTOSCASEIROSPARAOSPES2 - Ritual relax: tratamentos caseiros para os pés

3. Pastinha para pés belos

Para hidratar os pés de forma profunda e evitar de vez as desagradáveis rachaduras, temos uma receita excelente: a pastinha de bicarbonato de sódio. Prepará-la é muito simples e o seu uso fará milagres em sua rotina. Espia!

Você vai precisar de: 

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio; 

  • 3 colheres de sopa de um hidratante potente. 

Modo de preparo 

  • Passo 1: em um bowl, misture os ingredientes; 

  • Passo 2: mexa bastante até obter uma mistura lisa e homogênea; 

  • Passo 3: essa composição pode ser transferida para um recipiente de vidro e guardada até um mês. Lembre-se de armazená-la em um ambiente fresco e sem umidade; 

  • Passo 4: para usá-la, você só precisa aplicar a pastinha nos pés logo após a ducha, substituindo o seu creme hidratante convencional.

Bônus: há ainda outros produtos que podem ser aplicados em sua rotina relax como uma maneira de tratar dos pés. A vaselina e a glicerina são os mais famosos. Ambas as fórmulas ajudam a minimizar o ressecamento e proteger a derme contra diferentes agressões externas.

Dica de amiga 

Por fim, não podemos encerrar o post sem destacar a importância de um podólogo durante os tratamentos caseiros para os pés. Para evitar o surgimento de irritações ou até doenças de pele, é imprescindível apostar no acompanhamento com um profissional habilitado. 

Nesse caso, o especialista conseguirá te auxiliar em quadros de calos, unhas encravadas, ressecamento severo e outros sintomas que não respondem bem aos procedimentos feitos em casa. Combinado?

TRATAMENTOSCASEIROSPARAOSPES3 - Ritual relax: tratamentos caseiros para os pés

Como vimos, investir em tratamentos caseiros para os pés é uma saída e tanto para ter mais saúde e bem-estar. Agora, é só colocar as nossas dicas em ação e aproveitar as vantagens desses cuidados. Sem dúvida, a sua rotina ficará mais fácil e prazerosa daqui para frente. 

Aliás, você gostaria de compartilhar outras informações sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo e divida a sua opinião com a gente. Vamos AMAR te conhecer melhor!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *