100 anos de Íris Apfel: a história de um ícone fashion

Muito antes de existir blogueiras e influencers digitais, já haviam aquelas personalidades responsáveis por inspirar a todos ao seu redor. E uma das precursoras é, ninguém mais, ninguém menos, do que Iris Apfel. 

Conhecida internacionalmente por se vestir de um jeito irreverente (e um tanto over), a decoradora e fashionista desfila por aí utilizando looks maximalistas e óculos grandíssimos, no shape “fundo de garrafa”. Atualmente, ela ainda é considerada a musa de estilo da terceira e de todas as outras idades. Ou seja, um verdadeiro status de pop star! 

Inclusive, foi em agosto que a diva Iris Apfel completou os seus 100 bem vividos anos. Dessa forma, nada mais justo do que homenagearmos esse ícone e dividirmos com as nossas leitoras um pouco de sua história. Bora lá!

Diz aí: quem é Iris Apfel?

Para entender o estilo de Iris Apfel, é importante explorar a sua história. Nascida em Nova Iorque e filha de judeus, a jovem estudou História da Arte e foi uma grande frequentadora da Escola de Arte da Universidade do Wisconsin-Madison. 

No comecinho de sua trajetória profissional, ela atuou em um jornal que circulava no setor industrial da moda. Depois, em 1948 e com o seu esposo Carl, inaugurou a Old World Weavers, uma tecelagem que foi administrada pelo casal até o início dos anos 1990. 

Em paralelo, Iris também realizou uma série de projetos incríveis, envolvendo design e decoração. Entre eles, a produção visual da Casa Branca para diferentes presidentes, como Truman, Kennedy, Nixon, Reagan e Clinton. Tudo isso, sem abrir mão de suas constantes viagens pelo mundo — a fim de obter inspirações, conhecer matérias-primas e aprender técnicas de artesanato. 

Íris Apfel

Ícone fashion e pop

Dentre todas as suas frases marcantes, existe uma em especial que retrata muito bem o estilo — e a personalidade — de Iris Apfel: “Mais é mais, menos é chato”. 

Assim que você começa a observar os seus looks, imediatamente pode perceber que essa mulher poderosa não dispensa um visual chamativo. 

Sabe aquele visual que, muitas vezes, acreditamos estar “exagerado demais”? Provavelmente, a Sra. Apfel adoraria utilizá-lo! Aliás, foi essa característica que a tornou conhecida no mundo inteiro a partir de 2005. 

Naquele período, rolou a inauguração de uma exposição badaladíssima no Metropolitan Museum of Art (NY) — a Rara Avis: a irreverência de Iris Apfel. 

Na mostra, o público conseguiu conferir, em primeira mão, 80 looks criados pela designer. Cada um deles, repleto de cor, mix de texturas e estampas para todos os gostos. Definitivamente, tédio não é com ela!

Sucesso no Brasil

O hit de Iris Apfel é TÃO intenso que a sua popularidade não marcou presença apenas na gringa. Recentemente, os brasileiros também tiveram uma excelente oportunidade para conhecer e mergulhar de cabeça em seu estilo. 

Em 2020, Nathalia Timberg representou a diva fashion no teatro. Com seus quase 90 anos, a atriz deu vida ao monólogo desenvolvido com base nas ideias, frases e humor ácido de Apfel. 

De acordo com os críticos, a peça buscava reforçar a liberdade de expressão — independentemente da idade ou do momento de vida. Em outras palavras, podemos dizer que Iris é uma figura que surpreende e inspira pessoas de todos os gostos, culturas e pensamentos. Isso, sem dúvida, é fruto da sua autenticidade, free spirit e um jeito pra lá de alegre de encarar a vida. Poderosíssima, né?

Íris Apfel

Quais são as lições de vida de Iris Apfel? 

Ao longo de toda a sua carreira, não há dúvida de que Iris Apfel aprendeu muito — tanto sobre moda, como sobre individualidade. 

A partir daí, nossa musa de estilo também aproveitou para compartilhar com seus fãs algumas “lições de vida”, que podem ser encontradas em seu livro “Accidental Icon”, de 2018. Espia só quais são elas.

  1. Não se preocupe com a sua idade: isso é apenas um número; 

  2. Escolha alguém para viver que comemore as suas conquistas e te encoraje sempre;

  3. Quando algo te deixar empolgada, vá em frente sem pensar duas vezes; 

  4. Quer ficar jovem para sempre? O seu pensamento tem que ser jovem; 

  5. Preocupe-se com a sua opinião antes de se preocupar com a dos outros; 

  6. Evite se isolar. O homem não é uma ilha;

  7. Dinheiro não compra sucesso. É possível se sentir completo com um bom amor, amigos de confiança e uma família completa; 

  8. Ter estilo não significa gastar o seu salário com roupas caras. E sim, o modo como você utiliza cada peça; 

  9. Se você quer abrir o seu próprio negócio, comece com pequenos passos;

  10.  Não finja ser mais jovem do que realmente é. Aceite-se!

Íris Apfel

Como é o estilo de Iris Apfel?

Vamos ao que interessa: falar sobre o estilo de Iris Apfel. Até porque, foi por conta de seu modo de se produzir que a fashionista da terceira idade ficou famosa. Te contamos quais são os pontos fortes dos seus looks! 

Mais é sempre mais 

Sim, gatinha! Iris Apfel não é adepta ao minimalismo, e sim, ao maximalismo. Ela a-do-ra se jogar em estampas diferentonas, cores marcantes e muita sobreposição. 

Desapego total 

Iris diz que não se leva tão a sério assim. Em épocas de redes sociais e selfies que exigem de nós o máximo da perfeição, a musa afirma que coloca a espontaneidade acima de tudo e não tem medo de mostrar as suas rugas. 

Bye bye marcas, olá qualidade 

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, Iris Apfel não é ligada nas grifes. Pelo contrário: em sua lista de prioridades, ela prefere investir sempre em qualidade e na história que cada peça tem para contar. Esse tipo de cuidado é ótimo para rechear o closet de itens valiosos, bem como, praticar uma moda mais inteligente e, claro, econômica.

Íris Apfel

Como conhecer mais sobre a história  e estilo  de Iris Apfel e não se apaixonar por essa vovozinha TÃO autêntica? 

Impossível, bb! Portanto, se você também se amarrou em saber mais sobre esse ícone fashion, aproveite para dividir essas informações com as suas amigas. Com certeza, elas vão pirar! 💓

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *