Exercícios em casa: fique em forma e tenha uma vida mais saudável

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Com o avanço da vacinação, a temida quarentena já acabou. No entanto, ainda existem pessoas que estão preferindo realizar boa parte das atividades dentro de suas residências. Você é uma delas? Então, fique ligada: hoje, te contamos como praticar exercícios em casa!

Yeah, baby! Engana-se quem imagina que, para garantir boa forma — e muita saúde — é preciso frequentar diariamente uma academia ou qualquer outro ambiente voltado exclusivamente para o universo fitness. Muito além disso, há a possibilidade de alcançar a sua melhor versão, apenas utilizando o seu espaço residencial e, em alguns casos, contando com a tecnologia a seu favor.

Aqui, o uso de smartwatches e aplicativos especiais podem fazer toda a diferença! Pensando nisso, vamos te explicar tu-di-nho sobre o assunto. Fique de olho e descubra como fazer exercícios em casa de um jeito leve, descomplicado e com uma pitadinha de diversão. Vem ver!

Exercícios em casa: 3 opções para praticar já

Não tem jeito, gatinha: o segredo para começar a fazer exercícios em casa é ter motivação. Com força de vontade, você terá energia de sobra para enfrentar os desafios dessas atividades e não deixar a “peteca cair”.

Obviamente, estamos aqui para te dar uma força nesse desafio — e já separamos algumas opções simples, mas eficientes para aprimorar a sua performance. Anote!

1. Agachamento

É provável que você já tenha visto ou até feito o agachamento. Basicamente, esse é um dos exercícios mais eficientes para fazer em casa, já que consegue fortalecer as pernas, o bumbum e, de quebra, melhora a mobilidade. Super! Para começar, não tem mistério. Você só precisa seguir o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: coloque os braços para frente e mantenha os joelhos flexionados;
  • Passo 2: é importante deixar a sua coluna reta durante a descida;
  • Passo 3: incline as suas pernas em um ângulo de 45 graus. O movimento é o mesmo daquele que fazemos quando vamos sentar em uma cadeira.

Atenção! Se você estiver começando, a indicação é fazer quatro séries curtas de até 15 repetições, com um intervalinho de 1 minuto entre cada uma delas.

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2. Prancha abdominal no solo

Também conhecido como prancha isométrica, esse exercício é indicado para as pessoas que pretendem aumentar a sua resistência muscular — principalmente, na área do core. Ao realizá-lo constantemente, será possível queimar calorias, além de ter muito mais resistência durante outras práticas fundamentais, sendo elas: as longas corridas e caminhadas, passeios de bike, danças, ioga e por aí em diante.

A princípio, há quem pense que a prancha abdominal no solo é um bicho de sete cabeças. Porém, nada de terror. Após se acostumar com essa atividade, você começará a sentir mais disposição, enquanto a sua autoestima vai para os céus. A seguir, contamos como esse exercício em casa deve ser feito.

  • Passo 1: deite-se de barriga para baixo, ou seja, de bruços no chão ou em um colchonete próprio para atividades físicas;
  • Passo 2: mantenha os antebraços no solo e os cotovelos alinhados com os seus ombros;
  • Passo 3: eleve o corpo de maneira ereta, utilizando os seus cotovelos e pés como apoio;
  • Passo 4: é essencial que o seu corpo forme uma “linha reta”, que vai desde o topo da cabeça até a altura dos calcanhares. Durante o processo, procure contrair bastante a pelve, os glúteos e o abdômen;
  • Passo 5: fique nessa posição o máximo de tempo que conseguir.
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3. Polichinelo

Para finalizar a nossa lista de treinos caseiros, indicamos uma atividade muito conhecida por aí — o polichinelo. Altamente recomendado, esse exercício é excelente para intensificar o seu preparo cardiorrespiratório, melhorando totalmente o condicionamento físico.

Para as “marinheiras de primeira viagem”, a dica é realizar quatro séries de 1 minuto, com intervalo de até 40 segundos entre cada uma delas. Funciona assim:

  • Passo 1: afaste as suas pernas;
  • Passo 2: levante e abra os braços;
  • Passo 3: comece a saltar sincronizadamente, abrindo e fechando as pernas e os braços na mesma hora;
  • Passo 4: caso consiga, intensifique o exercício.
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Dica bônus para melhorar o desempenho

Até o momento, já conferimos algumas opções fantásticas para praticar exercícios em casa. Mas, vem cá: você quer acelerar o seu desempenho e conquistar resultados ainda melhores?

Em caso positivo, uma ótima sugestão é contar com o uso de ferramentas tecnológicas no decorrer dessa empreitada. Como exemplo, destacamos o Mondaine Connect 2.

Moderno e superestiloso, esse smartwatch possui tela full-touch, medidor de oxigenação sanguínea, de respiração, contador de passos e até cronômetro. Desse jeito, ficará muito mais fácil analisar os detalhes das suas atividades, conhecer o seu corpo e, a médio prazo, avançar em suas práticas fitness.

E não só isso!

Ainda nessa categoria, outra dica é investir nos apps específicos para treinos em casa. Tanto na Apple Store, quanto na Play Store, existem ferramentas acessíveis e bem fáceis de usufruir. As nossas sugestões são:

  1. Nike Training Club;
  2. Sworkit;
  3. Google Fit;
  4. Workout Trainer.

As vantagens de fazer exercícios em casa

Pode acreditar, bb: não é por menos que vááárias fashionistas estão abraçando a ideia de realizar exercícios em casa. Uma vez que você incluir essa prática em sua rotina, em um piscar de olhos será possível aproveitar uma série de vantagens. Espia só quais são elas!

  • Quando começar a realizar exercícios em casa, será possível fugir do sedentarismo;
  • Você terá um gasto energético melhor, possibilitando a perda de peso e mais bem-estar;
  • Sem precisar se deslocar para uma academia, o seu tempo ficará muito mais otimizado;
  • Essa é uma opção e tanto para quem deseja economizar. Afinal, não será necessário investir em mensalidades ou ter despesas com mobilidade;
  • É uma ótima solução para pessoas tímidas que preferem praticar atividades físicas em espaços reservados, com mais conforto e liberdade;
  • Os exercícios em casa permitem que resultados incríveis sejam conquistados. O seu corpo e mente agradecem!
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E aí, fashion girl: após esse conteúdo completo você se sente mais motivada para começar a praticar os exercícios em casa? Lembre-se de sempre realizar as atividades com cautela e, se possível, considere a ideia de contratar um profissional para te acompanhar nas fases iniciais dessa missão.

Ah, e se curtiu o post, compartilhe o link com as suas amigas nas redes sociais para que elas fiquem por dentro do assunto. Temos certeza de que será um sucesso!

Mondaine Brasil
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