Como fortalecer a imunidade de forma natural?

Você anda se sentindo fraca, cansada e gripada com frequência? Então, muita atenção! Talvez, este seja o momento de rever os seus hábitos e fortalecer o sistema imunológico.

Com as constantes variações climáticas e o dia a dia agitado, é comum que o nosso corpo fique vulnerável, sem os mecanismos necessários para nos proteger contra a invasão dos vírus e das bactérias.

Porém, nada de preocupação, bb. Com algumas mudanças simples em sua rotina, é possível driblar esse cenário e garantir que a sua saúde fique “de ferro”. O segredo é simples: começar a observar melhor a sua alimentação, realizar atividades físicas e outros cuidados diários — que, muitas vezes, passam despercebidos por nós.

Assim, viemos até aqui te mostrar algumas dicas exclusivas e que, certamente, te ajudarão a ter muito mais qualidade de vida daqui para frente. Para descobrir quais são elas, acompanhe o nosso post especial e comece, desde já, a priorizar o seu bem-estar. Bora lá!

O que é e qual a importância do sistema imunológico?

Basicamente, podemos dizer que o sistema imunológico é composto por órgãos, tecidos e, claro, uma série de células presentes no organismo humano. Tais elementos são os grandes responsáveis por detectar a presença de invasores externos, sendo eles os vírus, as bactérias e demais elementos causadores de doenças.

Essa proteção ocorre graças à produção dos anticorpos — que promovem um alerta imediato para impedir o desenvolvimento de complicações de saúde. Por essas e outras, é imprescindível que o nosso sistema imunológico esteja sempre fortalecido, garantindo que o corpo se mantenha protegido contra situações indesejadas.

Como isso pode ser feito? É simples, gatinha: com a manutenção correta da nossa imunidade. Somente dessa forma, conseguimos deixar as nossas células de defesa sempre em estado de alerta e, consequentemente, escapamos de uma série de doenças.

Os sinais da baixa imunidade

Desde o surgimento da pandemia, causada pela Covid-19, muito se tem falado sobre a importância de fortalecer o sistema imunológico. Aliás, você sabia que existem vários sinais, dados pelo nosso corpo, e que mostram que a nossa saúde não está tão bem assim?

Para saber se a imunidade está comprometida, o primeiro passo é procurar um médico. Até porque, somente com o acompanhamento de um profissional qualificado você conseguirá realizar exames e, por fim, identificar se algo não vai bem com o seu organismo.

Outro ponto interessante é analisar certos sintomas, que também podem indicar que o seu corpo precisa de cuidados extras. Os principais deles são:

  • Infecções frequentes;
  • Desânimo e cansaço extremo;
  • Vômitos, náuseas e diarreia;
  • Enxaqueca constante;
  • Febres.

Já quando a nossa imunidade se encontra em alta, é possível observar um cenário completamente diferente. Nesse caso, sentimos muito mais disposição, produtividade e, à noite, conseguimos ter um sono bem tranquilo e reparador. Fique de olho nos sinais!

Como fortalecer a imunidade de forma natural?

Até aqui, você já sabe o que é o sistema imunológico e a sua função no organismo. Agora, chega o momento de entender, na prática, como fortalecer a imunidade de uma forma natural.

A boa notícia? Existem várias mudanças de hábitos que podem ser realizadas — todas elas acessíveis e muito fáceis de serem colocadas em prática. E, claro, vamos te contar as principais delas para te ajudar a ter um dia a dia mais saudável, repleto de energia e disposição. Anote!

Vitaminas naturais

Sem dúvida, uma das principais dicas sobre como fortalecer a imunidade de forma natural é caprichar na alimentação. Ou seja, passar a consumir ingredientes ricos em vitaminas e minerais, que contam com nutrientes que ajudam o organismo a intensificar a sua barreira de proteção, garantindo que o nosso corpo permaneça sempre saudável e livre de doenças.

Felizmente, existem várias opções que podem ser encontradas por aí e que você conseguirá, com tranquilidade, incluir em sua dieta. São elas:

  • Frutas cítricas: são ricas em vitamina C e funcionam como verdadeiros antioxidantes. Como exemplo, destacamos o kiwi, a laranja, o limão e o morango;
  • Vegetais: especialmente as folhas escuras contam com alta concentração de ácido fólico, que ajuda na formação dos glóbulos brancos. Brócolis, couve e espinafre estão nessa lista;
  • Carnes e oleaginosas: carnes magras, bem como os cereais e as castanhas são ótimas opções para auxiliar o sistema imunológico e combater doenças diversas;
  • Alho: é um anti-inflamatório de origem natural, riquíssimo em vitaminas A, C e E. Uma vez no organismo, ajudam a reforçar a nossa imunidade e aliviar uma série de sintomas de gripes e resfriados, como a dor de garganta e a tosse.

Atividades físicas

Com certeza, a prática de atividades físicas é um dos segredos para quem deseja fortalecer a imunidade. Aqui, você pode experimentar desde uma simples caminhada, até exercícios mais intensos, como musculação ou crossfit.

O que importa, de fato, é tirar o corpo do sedentarismo e realizar, ao menos, 30 minutos de atividades por dia. Quando fazemos esse tipo de mudança em nossa rotina, automaticamente, conseguimos aproveitar diversas vantagens, como:

  • Redução do estresse;
  • Maior produção de anticorpos;
  • Liberação de endorfina no cérebro.

Outros hábitos supersaudáveis

Fora os hábitos citados, existem outras práticas que podem — e devem! — ser incluídas em sua rotina para fortalecer o sistema imunológico. Nessa seleção, inclua tomar, ao menos, 15 minutos de banho de sol todos os dias. Para quem não sabe, esse costume é excelente para ativar a produção de vitamina D no corpo e promover mais disposição.

Em paralelo, considere ingerir bastante água no decorrer dos dias. De acordo com os especialistas, o índice é 2 litros diários, podendo variar entre água mineral, de coco, chás e sucos naturais, sem adoçante.

Por fim, não abra mão de priorizar as suas noites de sono e, sempre que possível, se mantenha longe do consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e alimentos industrializados em excesso. O seu corpo agradecerá!

E aí, gatinha, após essas dicas você conseguiu aprender como fortalecer a imunidade de forma natural? Esperamos que sim! Lembre-se: caso os sintomas da baixa imunidade persistam, não deixe de procurar a ajuda de um médico especializado.

Assim, será possível observar como anda a sua saúde, além de receber as melhores indicações para evitar complicações no futuro.

Caso tenha curtido a leitura, aproveite o momento para compartilhar o post nas redes sociais. As suas amigas vão adorar conferir essas dicas para ter mais bem-estar. Nos vemos na próxima!

Article Tags : ,
Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *