Pensando no futuro? 5 cuidados de saúde aos 20 anos!

cuidadosdesaudeaos20anos1 1 1080x635 - Pensando no futuro? 5 cuidados de saúde aos 20 anos!

Não tem mágica: se você deseja ter um futuro tranquilo, é necessário investir em alguns cuidados de saúde aos 20 anos. Atualmente, muitos jovens estão investindo nessas práticas a fim de garantir um envelhecimento mais pleno, longe de doenças e até com um visual mais jovem.

Ainda que nessa fase da vida, o nosso desejo seja o de “viver sem pensar no amanhã”, quando o assunto é bem-estar devemos, sim, considerar o que vem por aí. Com isso em mente, você terá que seguir algumas recomendações básicas — e já praticadas por boa parte da galerinha. Adotar uma alimentação saudável e realizar atividades físicas são somente alguns dos segredos.

Os demais, te contamos ao longo deste post. Por isso, aperte os cintos, bb, porque hoje vamos descobrir o que fazer para chegar aos 50tinha “com tudo”. Bora lá?

Principais cuidados de saúde aos 20 anos!

1. Não deixe de beber água

Yeah, fashionista! Todo mundo está cansado de saber sobre os benefícios de beber água. Mas, mesmo assim, não custa a gente lembrar a importância desse hábito, né?

Ao beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, conseguimos eliminar boa parte das toxinas presentes em nosso organismo, como aquelas adquiridas por meio da alimentação. Fora isso, o líquido é excelente para manter a cútis hidratada, além do cabelo e das unhas.

Assim, o nosso visual continuará sempre em dia, longe de uma aparência sem vida. Esse é um dos cuidados de saúde aos 20 anos obrigatórios se você quer chegar aos 50 com saúde e beleza!

Tem mais! Ingerir bastante água é a saída para fazer com que o intestino funcione melhor, além de ajudar o corpo a se recuperar plenamente após uma rotina de exercícios.

Assim que consumir a quantidade necessária, será possível fugir dos sintomas da desidratação, típicos do período pós-treino. Entre eles, destacamos as dores de cabeça, o cansaço excessivo e até náuseas frequentes.

cuidadosdesaudeaos20anos1 - Pensando no futuro? 5 cuidados de saúde aos 20 anos!

2. Relax! Saiba controlar a ansiedade e o estresse

Quando falamos sobre os cuidados de saúde aos 20 anos, muitas pessoas pensam somente nas mudanças de hábitos físicos. Entretanto, ao longo desse processo também devemos — e muito! — prezar pela nossa saúde mental.

Nessa etapa, aprender como controlar a ansiedade e o estresse é essencial, principalmente, porque nos ajudará a enfrentar os mais diferentes desafios da vida adulta. Pressões de trabalho, questões familiares e até problemas amorosos estão nessa lista.

Assim, um excelente jeito de garantir bons momentos de relaxamento é não abrir mão das horas de descanso e lazer — sem ignorar a importância de uma boa noite de sono.

Caso você não saiba por onde começar, tente realizar aulas online de meditação ou alongamento.

Bônus: os exercícios físicos também podem ser grandes aliados nessa mudança, já que ajudam a liberar endorfina e reduzir a presença de cortisol no organismo — o hormônio do estresse.

cuidadosdesaudeaos20anos2 - Pensando no futuro? 5 cuidados de saúde aos 20 anos!

3. Alimentação saudável desde cedo

Dentre os principais cuidados de saúde aos 20 anos, não podemos ignorar a relevância da alimentação saudável.

Bora abrir o jogo: nessa idade, tudo o que mais queremos é experimentar comidas gordurosas e suculentas. Hambúrgueres, refrigerantes, pipocas, congelados, pizzas e tudo o que tivermos direito. Porém, e de acordo com os especialistas, os ingredientes processados e industrializados são extremamente prejudiciais ao organismo.

Ao serem ingeridos com frequência, eles ajudam a acelerar o envelhecimento das células, ampliando a atuação dos radicais livres e colaborando para a retenção de líquido, o que leva ao surgimento das celulites.

Difícil, né? Em paralelo, eles fazem muito mal à nossa saúde cardiovascular, aumentando as chances de um quadro de hipertensão.

A solução

É claro que ninguém deseja passar por algo parecido. Por isso, a sugestão é seguir hábitos saudáveis que garantam um futuro sem preocupações. E isso deve estar na sua listinha de cuidados de saúde aos 20 anos.

Depois de evitar o consumo exagerado de alimentos industrializados, prefira ingerir muitas frutas, legumes e verduras.

Também é bacana não exagerar nas bebidas alcoólicas, pois elas podem interferir no sistema nervoso central e prejudicar a sua capacidade física e mental. Se possível, consulte regularmente um nutricionista e dê atenção redobrada ao que você come. Combinado?

cuidadosdesaudeaos20anos3 - Pensando no futuro? 5 cuidados de saúde aos 20 anos!

4. Vá ao dermatologista

Hoje, é provável que você ainda não tenha rugas, linhas de expressão ou flacidez. Contudo, com o passar do tempo, a cútis vai perdendo os seus nutrientes e começa a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento. Esse processo pode começar a partir dos 25 anos.

Sendo assim, é indicado frequentar um dermatologista o quanto antes. Com o acompanhamento desse profissional, será possível cuidar corretamente da pele, se livrando da oleosidade, da acne e passar a seguir hábitos para deixar a região sempre bela e jovem.

Com esse especialista, você ainda aprenderá a realizar corretamente a limpeza, a hidratação e a proteção da derme.

E, por falar nisso, outro cuidado fundamental nessa etapa é o uso do filtro solar. Faça chuva ou faça sol, o produtinho deverá ser o seu BFF para evitar o surgimento de manchas, pintas e o temido câncer de pele. Já anota isso para sua listinha de cuidados de saúde aos 20 anos.

cuidadosdesaudeaos20anos4 - Pensando no futuro? 5 cuidados de saúde aos 20 anos!

5. Não ignore a saúde íntima feminina

Em pleno 2021, muitas pessoas ainda encaram como tabu a pauta da saúde íntima feminina. Mas, é claro que não deveria ser assim. Durante essa fase, é muito importante que a mulher solucione todas as suas dúvidas sobre o tema, tanto as que envolvem a sexualidade, quanto aos assuntos mais básicos, como aspectos de higiene pessoal.

Igualmente qualquer outra fase da vida, você terá que visitar constantemente um ginecologista. Especializado na saúde do órgão reprodutor feminino, esse especialista te auxiliará a realizar corretamente a higiene da região, orientando você a se proteger contra as temíveis e nada agradáveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Causadas por vírus, bactérias ou demais micro-organismos, essas doenças são transmitidas através do contato sexual, quando uma pessoa está infectada e a outra não está utilizando preservativo. Inclusive, se a complicação não for tratada a tempo, o quadro pode se agravar, gerando sérios problemas. Esterilidade e câncer estão nessa lista. Toda atenção é pouca! Então, mais um item para a sua lista de cuidados de saúde aos 20 anos.

cuidadosdesaudeaos20anos6 - Pensando no futuro? 5 cuidados de saúde aos 20 anos!

Viu só, fashion girl? Existem vááários cuidados de saúde aos 20 anos que merecem ser considerados. Assim que começar a praticá-los, você terá mais saúde, disposição e, claro, autoestima. Vale muito experimentar essa mudança de vida! 

E, se curtiu o post, não deixe de compartilhar o link nas redes sociais. As suas amigas vão se amarrar em conferir essas informações e aprender como manter o corpitcho impecável desde já. A gente se vê em breve! 💖

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *