Cuidados com o sol: dicas para curtir o verão com segurança!

O verão! Como não amar a época mais alegre, divertida e despojada do ano? Sinônimo de diversão e muitas cores, a estação é uma das queridinhas das fashionistas, já que permite a criação dos mais variados looks, penteados e maquiagens. Contudo, se a ideia é se sair bem nesse período, você também precisará tomar alguns cuidados com o sol.

Embora a luz solar seja essencial para nossa saúde e bem-estar, a exposição excessiva e sem a devida proteção pode causar uma série de complicações, como queimaduras, manchas, o envelhecimento precoce da pele e, em situações mais graves, até o temido câncer. Nada bom!

Obviamente, ninguém deseja viver um cenário como esse. Por essa razão, viemos no blog compartilhar algumas recomendações básicas e que te ajudarão a viver o verão em grande estilo e com o máximo de segurança. Continue com a gente e anote as nossas dicas de ouro!

Cuidados com o sol: use filtro solar

Não tem escapatória, bb: entre os principais cuidados com o sol, o uso do bom e velho filtro solar está no topo da nossa listinha. Atualmente, o produto é fundamental para quem deseja proteger a pele e fugir dos danos causados pelos raios UVB e UVA.

Mas, vem cá, será que você sabe como aplicá-lo corretamente? O ideal, é sempre passar o produto, ao menos, 20 minutinhos antes de sair de casa. Também procure não economizar na quantidade e garantir que o filtro solar cubra todo o corpo — até mesmo, aquelas áreas mais escondidas, como perto da orelha ou nas dobras. Já a reaplicação deve ser realizada a cada 90 minutos, especialmente, se você estiver em uma praia ou piscina.

Ah, vale lembrar que esse hábito deve ser realizado TODOS os dias, seja durante o período de sol intenso ou naqueles momentos nublados, uma vez que os raios solares conseguem atravessar as nuvens e atingir a nossa cútis da mesma forma.

Cuidados com o sol: dicas para curtir o verão com segurança!

Evite determinados horários

Pouca gente se dá conta, mas existem certos horários em que a radiação solar está mais forte do que nunca. Normalmente, isso acontece por volta das 10h até às 17h,  período em que a exposição pode causar danos ainda mais graves ao organismo.

Com essas informações em mente, gatinha, nada de abuso. Se você deseja se cuidar e manter o corpitcho intacto por muito mais tempo, evite ao máximo ficar em áreas externas nesses momentos. De preferência, procure locais cobertos e que possam oferecer proteção contra o sol intenso.

Agora, para aquelas que fazem parte do time das mulheres que gostam de se bronzear, a indicação é preferir o sol da manhã, ou então, o do finalzinho da tarde — que é ideal para a realização de exercícios físicos ao ar livre. Corrida, mergulho e caminhada são alguns bons exemplos.

Cuidados com o sol: dicas para curtir o verão com segurança!

Invista em um óculos de sol com proteção adequada

O lado bom do verão, é que existem diversos acessórios que podem ser utilizados durante a temporada. E não só isso, viu? Esses itens, além de serem extremamente estilosos, são ótimos para nos proteger dos raios solares. Dentre os mais famosos, estão os clássicos óculos de sol que atuam como verdadeiros escudos protetores para os nossos olhos.

Entretanto, nada de sair por aí adquirindo qualquer produto que encontrar pela rua. Infelizmente, existem muitas falsificações e itens sem a devida proteção. E o resultado? Você correrá o risco de se expor e sofrer sérios problemas oculares. Assim, sempre analise se as lentes são devidamente escuras e possuem proteção solar UV400 — tecnologia ideal para filtrar os raios ultravioletas e manter a saúde dos olhos intacta.

Depois de analisar esses detalhes, você já pode partir para o estilo do acessório. Em lojas especializadas, é possível encontrar armações para todos os tipos de rosto, como os com design arredondado, quadrado, geométrico e por aí vai. Inclusive, se precisar de uma “mãozinha” para acertar na compra, vale dar uma espiada em nosso Guia Definitivo do Óculos de Sol.

Cuidados com o sol: dicas para curtir o verão com segurança!

Cuide da hidratação

Seguindo o nosso post de cuidados com o sol, também não podemos esquecer da importância de manter o corpo bem hidratado. Ao longo dos dias de sol intenso, todo e qualquer organismo está sujeito ao processo de desidratação, especialmente, porque costumamos transpirar muito mais do que o habitual.

Por meio do suor, é possível perder não somente uma boa quantidade de líquido, como também, de nutrientes que são essenciais para o nosso bem-estar. Diante disso, será preciso investir na hidratação e, sempre que possível, ingerir, ao menos, 3 litros de água mineral ou de coco e sucos naturais.

Em paralelo, a nossa pele também precisa receber a devida atenção. Além da hidratação interna, feita com diferentes bebidas saudáveis, recomendamos utilizar alguns cremes hidratantes para o corpo e o rosto. Com eles, a derme ficará mais macia, com viço e preparada para resistir ao envelhecimento precoce.

Se estiver com dúvida para escolher o produto certo, a nossa dica de ouro é analisar as características da sua cútis. Veja, por exemplo, se ela é mais seca, oleosa ou mista. A partir desses detalhes, será possível investir nos cremes adequados e que conseguem suprir as suas necessidades.

Cuidados com o sol: dicas para curtir o verão com segurança!

Não se esqueça dos lábios

Engana-se quem acredita que os lábios só merecem atenção especial durante as baixas temperaturas. De jeito nenhum! É também durante a temporada do verão que essa região precisa de uma hidratação potente, além de uma superproteção contra a luz solar. Caso contrário, você aumentará as chances de desenvolver o câncer de pele, doença que pode surgir facilmente na região da boca.

A indicação é aplicar, diariamente, um protetor solar exclusivo para os lábios. Nas lojas de beleza ou drogarias, há várias opções disponíveis – algumas, até mesmo, com uma “corzinha extra” e função hidratante. Assim que tiver o produto em mãos, faça a sua aplicação constantemente e, se possível, reforce a cada duas horas ou sempre que estiver ao ar livre. Bem simples!

Cuidados com o sol: dicas para curtir o verão com segurança!

Diz aí, amiga, após conferir essas recomendações exclusivas de cuidados com o sol, você já se sente preparadíssima para se jogar de cabeça no verão 2021? Para conferir outras recomendações babadeiras como essas, siga as nossas páginas no Facebook, Instagram e YouTube. A gente se vê por lá! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *