Trend alert 2022: roupas de crochê

Ainda faltam alguns meses para a chegada de 2022, mas, por aqui, já estamos de olho nas tendências. E quer saber qual é o hit que nos espera na próxima temporada? As roupas de crochê! Se você estava acostumada a assimilar esses looks apenas aos dias de frio, saiba que agora a proposta é outra. 

Nos últimos tempos, estamos observando várias fashionistas, blogueiras e celebs vestindo os mais variados modelitos em crochê. De biquínis aos maiôs e vestidos, esses itens feitos à mão estão mostrando que vieram para ficar. 

Caso tenha ficado curiosa e queira saber como aproveitar ao máximo essa febre, não se preocupe. É só continuar de olho no post e ver algumas dicas de ouro para apostar sem medo na boa da vez. A seguir, te mostramos dicas que, de quebra, te ajudarão a montar produções fresquinhas e que transbordam autenticidade. Vem!

O que é esse tal de crochê?

Apesar de ser um clássico e estar muito presente em nosso dia a dia, o crochê segue sendo confundido por várias pessoas. Contudo, e para acabar de vez com a confusão, explicamos em que consiste esse trabalho. De modo geral, o crochê é um tipo de produção feita à mão, em que o artesão utiliza somente uma agulha de gancho. 

Aqui, vale lembrar que tal mecanismo é diferente do tricô — este, por sua vez, exige o uso de duas agulhas lisas. Já em relação às suas suas tramas, o crochê apresenta um visual mais aberto, podendo ter uma linha grossa ou fina. 

Por essas e outras, é provável que você encontre uma ampla variedade de itens de crochê por aí, com diferentes texturas, desenhos e, claro, cores. Demais!

roupas de crochê

Como surgiu a febre das roupas de crochê?

Com a chegada da pandemia da Covid-19, parte da população ficou mais tempo confinada. Isso levou muitas pessoas a colocarem as suas habilidades artesanais para jogo. Em paralelo, os consumidores também estão buscando utilizar itens que carreguem uma proposta mais acolhedora e confortável. 

Unindo esses dois cenários, o uso — e a produção — das roupas de crochê explodiram nas redes sociais. Mais especificamente no Instagram e no Tik Tok, foi possível identificar diversas fashion girls desfilando com saias, croppeds e outros elementos confeccionados a partir desse trabalho manual. 

Ao longo de toda essa movimentação, um dos grandes “culpados” por colocar a trend em alta foi ninguém mais, ninguém menos, do que o astro Harry Styles. Em fevereiro de 2020, o gato apareceu vestindo um cardigã feito em crochê, durante uma aparição no The Today Show.

Nesse caso, o casaquinho era to-do colorido, com ilustração de quadrados muito parecida às das colchas de retalhos das nossas vovós. Dali para frente, não deu outra: até a Geração Z começou a abraçar a ideia. 

Existe ainda outro fator interessantíssimo. Tal técnica ajudou a garantir o revival da estética dos anos 1970. Com ares vintage, esses artigos ajudam a deixar um look contemporâneo com mais originalidade e toque artesanal — algo que vem sendo amplamente valorizado no momento. Super!

roupas de crochê

As roupas de crochê e outras trends

Caso esteja pensando que as roupas de crochê são utilizadas isoladamente em um look, saiba que está bem enganada. Seguindo essa onda, existem outras tendências que se uniram à técnica manual, ajudando a deixar as combinações cada vez mais estilosas e funcionais. Uma delas é a do cottagecore — proposta que valoriza o lifestyle simples e campestre. 

Outra estética que vem acompanhando o crochê é o dark academy. Já ouviu falar? Também conhecido como “dark academia”, o estilo é totalmente inspirado no universo das artes gregas. Carregando um visual mais sóbrio, a opção é a queridinha dos góticos e segue bombando nas plataformas digitais.

Quais as vantagens de usar roupas de crochê?

Muito além de ser estilosa, a estética com pegada artesanal consegue oferecer inúmeras vantagens aos seus adeptos. Espia só as principais delas. 

  • Versatilidade: as roupas de crochê são superversáteis e conseguem transitar facilmente entre diferentes estilos de moda. Como vimos, tanto as pessoas clássicas, quanto aquelas com look urbano (e até gótico), já abraçaram a tendência;

  • É comfy: assim como o tricô, o crochê é pra lá de confortável e pode ser um grande aliado para quem preza por aconchego e bem-estar; 

  • Frescor em evidência: para o verão, as roupas em crochê são ideais, principalmente, por conta da abertura de seus bordados. Com essa característica, a sua pele conseguirá respirar mais facilmente, sem que você transpire ou sinta muito calor;

  • Variedade: com a alta demanda, os itens em crochê podem ser encontrados em inúmeros modelos para o verão. Shorts, saias, maiôs, biquinis, croppeds, vestidinhos e até acessórios estão nessa lista;

  • No catwalk: muitas grifes badaladíssimas já aderiram aos looks de crochê em seus desfiles nas Semanas de Moda, como Stella McCartney, Ferragamo, Marni e Valentino.

roupas de crochê

Como usar as roupas de crochê e brilhar?

Diferentemente do que você pode pensar, não é difícil usar roupas de crochê. Esses outfits podem ser muito bem aproveitados durante o dia, à noite e até na praia. Anote!

Roupas de crochê de dia 

Coordene blusinhas de crochê com calças jeans. As versões com recorte reto ou “boca de sino” são excelentes para um resultado descontraído e, ao mesmo tempo, bem alinhado. Nos pés, recorra aos sapatinhos que carregam uma proposta delicada e romântica. As sapatilhas, espadrilles e o clássico scarpin não podem faltar.

A ideia é ter o máximo de praticidade em suas composições? Os conjuntinhos de crochê são excelentes saídas e, de quebra, podem ser aproveitados em seus visuais de beachwear. 

Roupas de crochê à noite 

Aproveite a transparência das peças de crochê para transbordar sensualidade em seus compromissos noturnos. Nessas ocasiões, vale utilizar um cropped com um top brilhoso por baixo. Ainda há a possibilidade de usar o modelito com uma saia de couro ou em paetês. Se joga!

roupas de crochê

Diz aí: se amarrou na tendência das roupas de crochê? Acredita que vai ser fácil aderir ao hit e criar looks incríveis durante o verão 2022? Estamos na torcida, bb!

Agora, aproveite para compartilhar o post nas redes sociais, curtir e deixar o seu comentário abaixo. Vamos amar ter você pertinho! 😻

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *