Cronograma capilar: aprenda como conquistar fios incríveis

Cronograma capilar: aprenda como conquistar fios incríveis

Fios quebradiços? Sem vida? Com aspecto opaco e pesado demais? Muita calma nessa hora, bb! Atualmente, o cronograma capilar é a melhor solução para as fashionistas que desejam renovar as madeixas de um modo prático e — super! — eficiente. Isso porque esse tratamento completo ajuda a nutrir, hidratar e reconstruir o cabelo. Como resultado, o seu visual ficará muito mais saudável, fortalecido e pronto para “o que der e vier”.

Porém, ao pesquisar na internet é provável que você encontre uma série de “receitas de cronograma capilar” já pré-definidas. Ou seja, soluções desenvolvidas para o seu tipo de fio, mas de um modo bem genérico. Assim, a saída ideal é fazer uma análise minuciosa, observando todas as características da sua estrutura capilar, a fim de identificar o que, de fato, deve ser feito para alcançar um efeito ainda melhor.

É claro que estamos mais do que preparadas para te ajudar nessa missão, gatinha. Por isso, vamos te contar todo o passo a passo do cronograma capilar para que você invista no autoconhecimento e recorra aos cuidados realmente necessários. Bora lá!

Entenda como funciona o cronograma capilar

Antes de tudo, queremos explicar rapidinho como o cronograma capilar funciona. De modo geral, o processo acontece por etapas e com duração de um mês. Nesse tempo, você precisará intercalar tratamentos diferenciados e indicados para as necessidades de suas madeixas. Como foi dito anteriormente, existem três opções:

Contudo, e diferentemente do que se acredita, não é sempre que uma pessoa precisará investir em tooodos esses tratamentos de uma só vez. Muitas vezes, apenas uma ou outra opção já será suficiente para revigorar o seu look e promover o efeito tão sonhado.

Cronograma capilar: aprenda como conquistar fios incríveis

Quem pode fazer o cronograma capilar

Caso você esteja com planos de realizar o cronograma capilar em casa ou no salão de beleza é necessário que os seus fios estejam danificados. Em geral, isso acontece com os cabelos que acabaram de passar por um procedimento químico, como alisamento e descoloração.

As meninas crespas e cacheadas também costumam apostar em peso nesse cuidado. Isso porque, esse tipo de fio tende a ficar fragilizado com mais facilidade, carecendo de nutrientes próprios para a sua saúde e bom desempenho.

A parte boa? Logo na primeira semana já será possível notar as primeiras mudanças em suas madeixas. Nesse momento, o seu visual ficará bem mais hidratado, com aspecto macio e aquele brilho que tanto amamos. Tudo de bom!

Faça o teste de porosidade para conhecer o seu fio

Sabendo o que é o cronograma capilar e os seus diferenciais, você já pode começar a se preparar para o procedimento. Para não errar, o ideal é começar pelo chamado teste de porosidade — técnica que identifica se os fios estão saudáveis ou não. Como realizá-lo? É super, hiper, mega, ultra simples!

  • Encha um copo com água;

  • Em seguida, coloque uma mecha de cabelo dentro;

  • Espere 10 minutos;

  • Analise se os fios afundam, se eles ficam no meio do copo ou se começam a boiar.

Caso a sua madeixa afunde, é um indicativo de porosidade alta. Isso quer dizer que as suas cutículas estão mais abertas, o que facilita a absorção de água e, ao mesmo tempo, promove a perda de nutrientes.

Os fios estão boiando? É sinal de que as cutículas se fecharam, dificultando a absorção de vitaminas e minerais. Já se eles ficarem no meio do copo, é sinônimo de que o seu cabelo está saudável e recebendo os cuidados ideais.

Cronograma capilar: aprenda como conquistar fios incríveis

Confira a ordem de cada etapa de tratamento

Assim que tiver em mente as características do seu cabelo, você poderá passar para a próxima etapa: identificar a ordem dos cuidados.

De modo geral, a indicação é que os fios recebam a hidratação primeiro. O motivo é um só: esse tratamento é ideal para repor a água perdida pela estrutura capilar. Com a quantidade de água certa, ficará muito mais fácil — e eficiente — promover a absorção correta dos nutrientes, como as proteínas e os lipídios.

No entanto, isso não é uma regra universal. Madeixas muito hidratadas — como as que ficam no meio do copo — devem partir diretamente para as próximas fases de tratamento. Do contrário, é provável que você deixe os seus fios muito pesados e sobrecarregados, prejudicando o processo de nutrição e reconstrução.

Realize mais um teste para ter certeza

Ainda insegura? Existe outro segredinho que pode ser praticado para garantir a sequência certeira de tratamentos capilares. Esse é o caso do teste básico, conhecido por muitas fashionistas como “teste de toque”.

O mais comum é que os fios bem hidratados não tenham o toque áspero e, tampouco, apresentem frizz. Mas, isso não significa que eles não estejam internamente danificados e precisando de tratamentos extras.

Para saber, você pode puxar um fio pela sua pontinha. Ele quebrou fácil? Ficou elástico? Então, significa que será preciso nutrir ou reconstruir.

Cronograma capilar: aprenda como conquistar fios incríveis

Dicas rápidas para potencializar o seu cronograma capilar

  • Para as meninas de cabelos finos ou lisos, a melhor saída é realizar um cronograma capilar com óleo na fase da nutrição. Por outro lado, se você não quer fazer com que o visual fique oleoso demais, prefira aplicar as máscaras de tratamento. No mercado, é possível encontrar versões formuladas com óleo de coco, óleo de argan e óleo de abacate. Tais opções tendem a ser mais leves do que os óleos concentrados;

  • Ao realizar a reconstrução, não deixe de investir na boa e velha queratina. O componente é excelente para fios profundamente danificados, ajudando a reestruturá-los de modo integral;

  • Crespas e cacheadas podem se jogar na umectação. Realizada com óleo capilar, devidamente aplicado em toda a extensão dos fios, essa técnica ajuda a adicionar mais brilho e maciez ao visual.

Cronograma capilar: aprenda como conquistar fios incríveis

Como vimos ao longo da leitura, o cronograma capilar é um procedimento extremamente eficaz e ideal para devolver 100% de saúde às madeixas.

E você, lindeza, já investiu nessa ideia e tem mais dicas para dividir com a gente? Deixe um comentário abaixo! Vamos AMAR te conhecer melhor! 😍

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *