Adeus ao ressecamento: guia da hidratação do cabelo crespo

guiadahidratacaodocabelocrespo1 1080x635 - Adeus ao ressecamento: guia da hidratação do cabelo crespo

Nos últimos tempos, muitas meninas crespas abandonaram de vez o alisamento químico e resolveram aceitar as suas madeixas como elas são por natureza. Obviamente, essa mudança é muito significativa e reflete toda a personalidade e a autoestima de quem se aceita como realmente é. Mas, em paralelo, existem alguns probleminhas que podem surgir ao longo do caminho e merecem atenção. A falta de hidratação do cabelo crespo é um deles. 

Devido ao seu formato, esse tipo de fio tende a ser mais ressecado que os lisos e ondulados. Isso acontece, basicamente, porque o óleo natural, produzido no couro cabeludo, não consegue alcançar com facilidade o comprimento e as pontas. Por isso, não tem jeito: automaticamente, o visual acaba ficando sem vida, com um aspecto opaco e nada interessante. 

Porém, estamos aqui para te ajudar a passar por essa situação da maneira mais simples possível. Hoje, trouxemos um Guia Completo do Cabelo Crespo, com truques exclusivos e ultra eficientes em uma rotina de beleza. Bora!

Razões para hidratar o cabelo crespo frequentemente

Como você já deve imaginar, existem vários motivos para que os seus fios sejam hidratados com frequência. 

Em linhas gerais, esse processo é ideal para manter as madeixas mais macias e bonitas, uma vez que o tratamento ajuda a repor a água das estruturas capilares — líquido que é perdido ao longo do dia, por conta da exposição solar ou devido ao uso dos equipamentos térmicos. 

Assim, manter esse hábito fará com que o seu cabelo fique bem menos ressecado e, de quebra, ganhe mais força e saúde. Dependendo da sua necessidade, o ideal é realizar essa tarefa uma vez por semana. 

Por outro lado, e caso as madeixas estejam muito danificadas, existe a possibilidade de seguir o tratamento até três vezes semanais. Combinado?

cabelocrespo1 - Adeus ao ressecamento: guia da hidratação do cabelo crespo

Hidratando o cabelo crespo: o passo a passo

Até aqui, ficou clara a importância de hidratar o cabelo crespo. Mas, vem cá: como levar essa prática para o dia a dia? Existem alguns cuidados específicos que devem ser tomados? Para solucionar essas, e outras questões, dê uma espiadinha abaixo.

De olho na lavagem 

Sim, bb: a lavagem é uma das etapas mais importantes para manter a hidratação do cabelo crespo impecável. Antes de tudo, evite higienizar os fios diariamente, caso contrário, eles permanecerão ressecados sempre. Em vez disso, programe-se para lavá-los, no máximo, três vezes por semana. 

Durante o banho, fique de olho na temperatura da água. As duchas quentíssimas são conhecidas por ressecar qualquer tipo de madeixa — especialmente, a crespa. 

Caso não goste de banho frio, tudo bem! Como solução, regule o chuveiro para garantir que a água fique morna. Assim que realizar essa mudança, imediatamente, os seus fios ficarão mais brilhantes e com uma leveza incrível. 

cabelocrespo2 - Adeus ao ressecamento: guia da hidratação do cabelo crespo

Se jogue nos produtos certos

Não tem escapatória: quem possui o cabelo crespo deve sempre investir em produtos certos para os fios. 

Isso significa que o ideal é recorrer aos shampoos e condicionadores formulados especialmente para suprir as necessidades de suas madeixas, com vitaminas e minerais poderosos. 

Em alguns casos, os produtos certos ainda ajudam a aumentar a proteção, promovendo um aspecto muito mais forte e resistente. 

Uma dica é investir nas versões compostas por agentes responsáveis por hidratar profundamente a estrutura capilar. Esse é o caso do óleo de coco, da manteiga de karité, do abacate e do óleo de rícino.

cabelocrespo3 - Adeus ao ressecamento: guia da hidratação do cabelo crespo

Não se esqueça das máscaras

Um dos caminhos mais eficientes para hidratar o cabelo crespo é apostando em uma boa máscara. Práticas e acessíveis, essas opções podem ser utilizadas durante o próprio banho. Ou então, integradas em sua rotina de beleza semanal. 

Seja qual for a versão escolhida, lembre-se de investir em uma máscara que seja bem concentrada. Dessa forma, o produto conseguirá agir rapidamente, em pouquíssimos minutos, e fazer com que os seus fios fiquem todinhos hidratados. 

cabelocrespo4 - Adeus ao ressecamento: guia da hidratação do cabelo crespo

Finalize corretamente

A finalização é mais uma etapa que não deve ser ignorada. Depois de lavar bem as madeixas, retire a umidade dos fios usando uma toalha de microfibra ou camiseta de algodão. Esses tecidos são excelentes para sugar o excesso da água, sem danificar o cabelo ou colaborar para o surgimento do frizz. 

Em seguida, e para deixar o seu visual bem alinhado, que tal aplicar um ativador de cachos? Atualmente, existem várias alternativas incríveis no mercado. Algumas, surgem em formato de leave-in; enquanto outras, podem aparecer como um creme sem enxágue. 

O próximo passo

Com tudo pronto, deixe que as madeixas sequem naturalmente, ou seja, evite ao máximo o uso do secador, como também, a exposição ao vento. Esse cuidado garantirá uma definição impecável para os seus cachos e, de quebra, será excelente para impedir que o seu visual fique arrepiado. 

Se, mesmo assim, você precisar utilizar o equipamento térmico, use o difusor como seu grande aliado. Com esse acessório, o jato de ar quente será disperso e, logo, oferecerá uma finalização menos agressiva.

cabelocrespo5 - Adeus ao ressecamento: guia da hidratação do cabelo crespo

Dicas bônus para não errar

Não se engane, gatinha: ainda não acabamos. Ao longo desse processo, é essencial tomar outros cuidados básicos, mas que farão TODA a diferença em seu visual. Primeiramente, evite o uso do pente de madeira, ainda mais com os fios secos. 

Em contraponto, sugerimos que você sempre penteie as madeixas ainda úmidas e utilize um pente com os dentes largos, do tipo garfo. Esse também é o momento certo para “trabalhar os cachos” e deixá-los bem definidos. Em canais do YouTube, por exemplo, é possível encontrar diversos vídeos fantásticos e que ensinam essa prática. 

E, por fim, procure manter o seu corte sempre em dia. Apesar de parecer superficial, essa atitude fará com que o cabelo fique com a aparência hidratada por mais tempo, além de promover um bom equilíbrio e saúde. 

A recomendação é escolher um profissional que seja especializado em crespos, aumentando as chances de arrasar na produção e fazer com que a sua autoestima fique lá nos céus.

cabelocrespo6 - Adeus ao ressecamento: guia da hidratação do cabelo crespo

Diz aí, lindeza, o que você achou dessas dicas baphônicas para hidratar o cabelo crespo? Agora, não há mais desculpas: coloque todas as recomendações em ação para garantir o tão sonhado look de diva. 

E se quiser continuar conferindo outras informações especiais sobre o universo da beleza, leia também o nosso post sobre as principais tendências de corte feminino para 2021! ??‍?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *