Oui oui: ideias de decoração parisiense com objetos retrô

Durante muito tempo, falamos por aqui sobre o jeito de se vestir das francesas. Discretos, minimalistas, e muito charmosos, os seus looks são inspirações para várias fashionistas mundo afora. No entanto, além do universo da moda, existem outras áreas da França que também influenciam nosso dia a dia, sabia? O décor é um deles. Nos últimos anos, uma das tendências que estão em alta no setor é a decoração parisiense com objetos retrô. 

Por trás de toda a arquitetura imponente e glamourosa, as residências de Paris carregam um visual sofisticado, mas também simples e bastante acessível. Assim, se você deseja repaginar a composição do seu lar, este é um ótimo momento para entender melhor a proposta e, quem sabe, colocá-la em prática sem erro.

Inclusive, bb, ao modificar a aparência de seu apê, será possível “viajar sem sair de casa”, levando um pouco dessa atmosfera intimista para cada um de seus cômodos. Bora descobrir como? É só vir com a gente e aprender o passo a passo!

Um pouco sobre o décor parisiense e suas características

Além das passarelas e do street style, os franceses vêm se destacando no mundo da arquitetura e da decoração. Ao caminhar pelas ruas de Paris, conseguimos avistar uma série de edifícios belíssimos, que carregam uma estética conhecida como “estilo haussmaniano”. Porém, em seus interiores também é possível encontrar muito requinte e originalidade. 

Isso acontece, por exemplo, quando avistamos composições simples, mas recheadas de elementos de qualidade. Para se ter uma ideia, esses espaços são compostos pelos clássicos — e charmosos — lustres de cristal, arranjos de flores, porcelanas, objetos decorativos em dourado e os quadros pendurados com total harmonia nas paredes. 

Desse modo, se você deseja montar uma decoração parisiense com objetos retrô, é essencial conhecer um pouquinho desse conceito e saber como produzi-lo “do zero” no seu lar. Abaixo, te contamos quais são as características mais marcantes. Espia só!

decoração parisiense

Sem medo do uso de espelhos

Vaidosos por natureza, os franceses adoram os espelhos. E, não se engane: eles não utilizam esses artigos apenas para se admirarem o dia inteiro, mas sim, para valorizar o décor. 

Em uma decoração parisiense com objetos retrô, é provável que você note um mix de espelhos, formado por molduras de diferentes tamanhos, materiais e desenhos.

Dentre as queridinhas do momento, mencionamos as versões com shape orgânico, aquelas que possuem um visual rococó e, outras, que contam com aros metálicos bem chamativos. Uma vez juntas, elas são ótimas para criar um resultado despojadex e supercontemporâneo no cômodo.

decoração parisiense

Elementos em dourado para todos os lados

Para adicionar aquele toque glamouroso, típico do décor parisiense, os itens dourados não podem faltar. A boa notícia? Existem várias maneiras de levar esse detalhe para o visual de seu cômodo. Pode ser com a ajuda de molduras, vasos de plantas, luminárias, bandejas e por aí em diante. Fácil e pra lá de eficiente!

decoração parisiense

Tapetes coloridões dão o charme

Quando falamos sobre a decoração parisiense com objetos retrô, muitas pessoas, automaticamente, imaginam aqueles espaços monocromáticos, na maioria das vezes, pautados por tons clarinhos, como o branco e o bege. 

Contudo, os franceses adoram uma pitada colorida — desde que com muito equilíbrio. Para isso, o uso de tapetes estampados e ultracoloridos é imprescindível. Em geral, esses artigos ficam excelentes quando adicionados em espaços neutros, principalmente, aqueles que contam com móveis e revestimentos em madeira.

decoração parisiense

Papéis de parede para mais textura & informação

Hoje em dia, não existe nada mais prático para conquistar um décor parisiense do que apostar no uso do papel de parede. Extremamente delicado e original, esse item pode ser instalado em diferentes cômodos — na sala de estar, nos dormitórios, no lavabo e até na cozinha. 

Nesse sentido, indicamos que você prefira as versões com prints típicos da França. Os modelos com ilustrações da Torre Eiffel, croissants, gatinhos, flores e bicicletas entram nessa lista. Aliás, os papéis de parede são fáceis de colar e, se você enjoar, basta arrancá-los da superfície e substituí-los em seguida.

decoração parisiense

Criando uma decoração parisiense com objetos retrô

Até aqui, já sabemos quais são as principais características da decoração parisiense. No entanto, os franceses também são conhecidos por mesclar artigos novos com outros antigos, conquistando visuais únicos e prontos para transbordar cultura.

Com isso em mente, que tal descobrir mais a respeito dos itens com pegada retrô e que podem ser levados para os seus cômodos? Separamos uma lista curinga para você!

  • Lustres: a maneira mais fácil de abraçar a estética retrô é recorrendo às luminárias. Na casa dos parisienses, os lustres são essenciais, remetendo aos palácios e castelos da nobreza. Assim, você pode se jogar nos modelos feitos em vidro ou cristal, ótimos para promover uma aparência repleta de brilho, assim como, a famosa “Cidade Luz”; 

  • Penteadeira: favorito das vaidosas, esse móvel é o que você precisa para montar um “espaço da beleza”. Nela, é possível incluir joias, acessórios, perfumes e as suas makes do coração. Procure investir em versões com estética provençal e, de preferência, em cores claras;

  • Arranjo de flores: mais uma forma de alcançar o visual parisiense, é levando um pouco de verde para os seus cômodos. Recentemente, o uso de folhagens nos interiores está em alta e elas podem ficar ainda mais belas quando utilizadas ao lado de vasos de cerâmica ou vidro;

  • Aparador: indicado para quem busca por uma “mesinha de apoio”. Nessas peças, considere organizar as suas plantinhas, além de velas, porta-retratos, livros e esculturas. Uh la la, mademoiselle!

Daqui para frente, não há mistério: invista em elementos que sigam essa estética, mas que também tenham ligação com a sua personalidade e lifestyle. Na web, é possível encontrar várias opções de lojas bacanas, ou também, considere garimpar acessórios únicos nos tradicionais antiquários. Vai ser show! 

decoração parisiense

Viu só, fashion girl? Seguindo alguns cuidados e investindo nos artigos certos, você conseguirá montar a sua decoração parisiense com objetos retrô em um passe de mágica. 

E, caso tenha gostado dessas recomendações, aproveite para checar o nosso Guia de Iluminação e descobrir como montar uma composição MARAVILHOSA. 🌹

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *