Estilo minimalista: TUDO o que você precisa saber sobre essa febre!

Todo mundo, em algum momento da vida, já deve ter ouvido a máxima do “menos é mais” por aí. E quando esse conceito é levado para a moda, automaticamente lembramos do famoso estilo minimalista. Já ouviu falar sobre ele?

Hit absoluto nos anos 1990, essa proposta voltou com tudo para as ruas juntamente com o revival da década noventista e, desta vez, conseguiu provar que está mais forte do que nunca. Embora carregue um visual bem clean e, aparentemente, descomplicado, a verdade é que o estilo minimalista pode ser um tanto complexo na prática. Ou seja, antes de sair por aí adquirindo as peças para repaginar o closet, é interessante conhecer a fundo o tema, para então, conseguir surfar nessa onda.

Exatamente por essa razão, trouxemos para o post TUDO a respeito desse tipo de produção. É só acompanhar com a gente e ficar por dentro você também. Bora, bb!

Tudo sobre a onda do minimalismo

Nos portais, revistas de moda e feeds das fashionistas mais badaladas, não dá outra — o estilo minimalista se tornou o queridinho do momento. Mas, quando falamos sobre isso, muita gente acredita que esse conceito se limita a “usar pouca roupa” ou “investir somente em uma paleta de cores neutra”.

Não se engane. Tal proposta carrega mais informações do que parece. Para entender melhor, vamos até a origem desse movimento — que aconteceu ainda nos anos 1950 e graças ao precursor Cristóbal Balenciaga. Na época, o estilista espanhol ganhou notoriedade por modificar completamente os ombros e a silhueta dos trajes da alta costura, sendo, posteriormente, reconhecido como um digno arquiteto da moda.

Entre as suas criações de maior destaque, podemos citar os belíssimos kimonos, os vestidos em forma de camisa, ou chemise, as túnicas e por aí em diante. Todos carregavam muita identidade e foram confeccionados com muita leveza. Um luxo só!

Estilo minimalista

O estilo minimalista hoje

O tempo passou e, aos poucos, mais pessoas foram aderindo ao estilo minimalista, seja pela sua proposta prática ou por conta do seu visual discreto e sofisticado. Inclusive, boa parte da população começou a aplicar essa ideia em outros setores do mercado, como na decoração e na gastronomia, fazendo com que esse conceito se tornasse um verdadeiro lifestyle.

Cada vez mais presente entre o público, tal concepção é ideal para refletir, por meio dos produtos, a procura constante dos clientes por um ritmo de vida mais leve e sem complicações. Na moda, esses trajes são compostos por produtos de altíssima qualidade, mas que também conseguem valorizar a silhueta e respeitar as curvas do corpo, sem causar incômodos ou oprimir o indivíduo. O nosso sonho de princesa!

As principais características

Existem inúmeras características que compõem o estilo minimalista. E antes de se jogar de vez na trend, é interessante compreender quais são as principais delas. Espia só!

Cores

Os looks monocromáticos, especialmente os produzidos em tons neutros, são os principais pontos de destaque no estilo minimalista. Normalmente, as pessoas que investem na proposta recorrem aos trajes all black ou all white, mas você também pode apostar em outras opções, como vestimentas compostas por tons de cinza, azul-marinho e verde-musgo. Há também aquelas em tonalidades terrosas ou em nuances lilás, que conseguem transmitir simplicidade e charme ao mesmo tempo.

E mais: a ausência de estampas não pode passar despercebida. O mais comum, é utilizar peças lisas ou com, no máximo, padronagens extremamente discretas. As opções em poá e listras finíssimas se encaixam perfeitamente nessas características.

Recortes

O recorte das peças também deve ser considerado. Os trajes que seguem esse padrão possuem pouquíssimos detalhes e o seu caimento costuma ser impecável. Tais peças ainda apresentam um visual simples, mas extremamente versátil — podendo ser usadas do office ao happy hour.

Itens obrigatórios

Existem elementos que não podem faltar no guarda-roupa de uma fashion girl minimalista. Quais? O slip dress, as calças de alfaiataria, os macacões e os blazers são bons exemplos.

Os calçados também podem fazer parte da onda minimalista — exatamente como acontece com o tênis branco. Chique e despretensioso, esse sneaker conversa bem com todos os estilos e pode ser usado em diversas ocasiões, tanto com itens de alfaiataria, quanto com jeans ou moletom. 

Estilo minimalista

3 dicas para usar o estilo minimalista no dia a dia

Você AMOU saber mais sobre o estilo minimalista, mas ainda não sabe como seguir essa tendência à risca, sem cometer excessos? Vem com a gente! Abaixo, selecionamos algumas dicas que te ajudarão a usar e abusar do conceito em qualquer ocasião. 

1. Invista em modelagens amplas

Além de estarem com tudo no street style, as modelagens amplas fazem parte do famoso estilo minimalista. Esse é o caso da calças pantacourt ou pantalona, das versões mom jeans e das blusas, tricôs ou casacos oversized. Para garantir um resultado ainda melhor, utilize essas peças em tons de P&B ou bege, que são neutros, versáteis e difíceis de errar.

Estilo minimalista

2. Coloque o conforto em primeiro lugar

O conforto é a base do estilo minimalista. Sendo assim, não pense duas vezes e aposte em peças capazes de oferecer o máximo de bem-estar ao longo do dia. Como recomendação, sugerimos o uso dos conjuntinhos acetinados, que imitam os tradicionais pijamas, e podem ser usados em medo no ambiente de trabalho ou em um jantar sofisticado.

As versões com estampas florais e discretas também são excelentes para essa finalidade. Se estiver considerando o look “relaxado” demais, arremate a produção com um scarpin ou sandália de salto alto.

Estilo minimalista

3. Aposte em terceiras peças alongadas

De mansinho, os coletes conquistaram o seu espaço no closet feminino. Hoje, a peça funciona bem no visual do trabalho, naquela composição da balada e, inclusive, em outras propostas com estilo sporty. 

E o que pouca gente sabe, é que esses trajes podem SUPER ser levados para uma combinação minimalista. É só escolher um modelo de cor neutra, recorte clean e sem muitos detalhes.

As alternativas em alfaiataria, por exemplo, são perfeitas e conseguem conversar bem com roupas casuais ou formais. No frio, elas podem ser usadas com blusas de gola alta e manga longa bem justinhas, resultando em um visual vintage e sofisticadíssimo. No verão, por sua vez, coordene o colete com shorts de couro, t-shirt lisa ou vestido sem estampas. Fica MARA!

Estilo minimalista

Diz aí, amiga: gostou de conhecer o estilo minimalista? Acredita que essa proposta pode ser injetada nos seus looks diários? Deixe o seu comentário abaixo e divida a sua opinião com a gente. Adoramos saber mais sobre as nossas leitoras! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *