Ombro à mostra: dicas para abraçar a tendência de 2024

Se você acompanha o blog da Mondaine, deve saber que, por aqui, já falamos sobre várias tendências de 2024, passando pelas roupas, calçados e acessórios. Inclusive, não faltam opções fantásticas que continuam pipocando por aí — como a febre do ombro à mostra.

Neste ano, inúmeras celebs, fashionistas e marcas estão abraçando fortemente esse tipo de decote, a fim de valorizar o colo e adicionar uma dose extra de sensualidade em qualquer produção.

Mas afinal, será que você sabe como usar e abusar do ombro à mostra? Se “não”, este post é to-di-nho seu. Continue acompanhando a leitura e confira, em poucos minutos, algumas dicas certeiras para arrasar em suas próximas combinações. Bora lá!

Um pouco de história: a origem do ombro à mostra

Antes de conferir as nossas dicas sobre como levar o ombro à mostra para o seu dia a dia, o que acha de se aprofundar na história da moda e descobrir um pouco sobre a origem desse decote tão charmoso?

A princípio, podemos dizer que tal recorte vem se destacando em nossa sociedade há muitos séculos. Para se ter uma ideia, as próprias esculturas da Grécia já nos mostravam como as mulheres tinham o costume de utilizar trajes leves, levemente transparentes e capazes de evidenciar essa região do corpo. Naquele período, as vestimentas com tais características eram sinônimos de charme e muita feminilidade, assim como continua sendo na atualidade.

E o sucesso foi tanto que, anos depois, outros povos também resolveram abraçar o conceito. Como exemplo, podemos destacar os ciganos, famosos por vestirem as famosas peças “ombro a ombro”.

Assim, durante os anos 1970 foi a vez dessa opção brilhar novamente. Desta vez, porém, com a ajuda do movimento hippie, que prezava pelo uso de roupas despojadas, soltinhas, confortáveis e que também ressaltasse essa parte do tronco.

Tomara que caia

Nos holofotes

Pensou que era só isso? De jeito nenhum! No decorrer dos anos, o ombro à mostra continuou dando o que falar. Um marco desse decote, por exemplo, foi quando Lady Di, conhecida como Princesa de Gales, marcou presença em um jantar da revista Vanity Fair.

Na ocasião, Diana vinha tendo problemas em seu casamento e, como uma forma de mostrar o seu poder feminino, surgiu no evento vestindo um vestido preto de comprimento midi, com os ombros em destaque. Babado!

O ombro à mostra em 2024

Assim como acontece com várias trends, a onda do ombro à mostra teve o seu revival em pleno 2024. Como isso aconteceu? Graças ao Globo de Ouro — quando várias celebs desfilaram com esse tipo de traje.

Entre elas, Reese Witherspoon, Camila Morrone e Gillian Anderson. A partir disso, não deu outra: no street style, as fashionistas mais antenadas começaram a entrar no movimento, seja apostando em versões mais discretinhas ou outras bem ousadas.

Os tipos de ombro à mostra

Verdade seja dita: o ombro à mostra é um decote pra lá de versátil. Democrático, ele pode ser utilizado por pessoas de todos os estilos, seja em composições românticas, urbanas, criativas ou sensuais. Hoje em dia, há vários tipos de roupa que abordam essa proposta, sendo algumas delas:

  • blusa do tipo ciganinha;
  • blusa de um ombro só;
  • blusa sem alças;
  • blusa com alça assimétrica;
  • blusa com amarração no pescoço;
  • regata cavada e por aí em diante.

Vale lembrar!

Acima, destacamos as blusas que carregam a característica de manter o ombro à mostra. No entanto, é importante ter em mente que existem outras vestimentas prontas para abraçar essa proposta, tais quais os vestidos, os croppeds e os macacões.

Tomara que caia

Fashion tips: como usar ombro à mostra

Felizmente, não faltam possibilidades para quem está a fim de se jogar sem medo no hit do ombro à mostra. E se você não sabe por onde começar, é só espiar as sugestões de ouro que preparamos especialmente sobre o tema. Anote!

Para exalar romantismo

Você é do time das estilosas que amam um ar romântico? Então, uma boa saída é utilizar uma blusa ou vestido que apresente essas características. No caso desse tipo de decote, uma ótima pedida é o modelo ombro a ombro, com foco nas versões que possuem mangas bufantes.

Lembre-se ainda de preferir os modelitos pautados por tonalidades suaves e discretas, a fim de intensificar a proposta. O branco, o off-white, o rosa bebê, o amarelo e o azul-claro estão nessa lista.

Tomara que caia

Para um outfit urbano

Ao longo da semana, o ombro à mostra é muito bem-vindo. Portanto, uma maneira prática e certeira de entrar na trend é se jogar sem medo no uso das blusas sem alças — ou tube tops.

Com uma pegada minimalista, elas ficam excelentes ao serem coordenadas com calças mais largas, como as pantalonas e wide legs. Se esfriar, ainda é possível finalizar o visual com uma terceira peça, como os cardigãs, blazers ou jaquetas oversizeds.

Para esbanjar elegância

Outra possibilidade focada no ambiente corporativo é o uso do ombro à mostra com vestimentas de alfaiataria. Nas lojas mais estilosas do setor, é possível encontrar modelos de blusas e bodies com apenas um ombro em evidência.

Fora isso, você pode finalizar o look utilizando calças sociais, saias do tipo lápis e acessórios metalizados, sendo eles os brincos, os colares, os braceletes e, claro, os relógios. Faça o teste!

Fashion tips: como usar ombro à mostra

E então, fashion girl: com essas dicas especiais, você conseguiu entender mais sobre a tendência do ombro à mostra? Em 2024, não faltarão oportunidades para usar e abusar desse hit basta escolher qual é o seu tipo de visual favorito.

Caso queira continuar acompanhando outros conteúdos como este, aproveite o momento e siga as nossas páginas no Facebook e Instagram. Lá, dividimos outros materiais imperdíveis, em primeira mão, que farão toda a diferença em sua rotina. Até lá!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *