CLT Core: saiba tudo sobre a trend de 2024

Pensou que não teríamos mais tendências para pautar o início de 2024? Errou feio, fashionista! Felizmente, existem várias novidades pintando por aí — e a estética CLT Core é apenas uma delas.

Formal e, ao mesmo tempo, superdescontraída, essa opção tem como objetivo introduzir em nosso dia a dia aqueles trajes que são típicos do universo corporativo — entretanto, com muito charme e originalidade. Esse é o caso do clássico blazer, da calça de alfaiataria, da camisa social e, até mesmo, de acessórios diversos, como os incríveis relógios de pulso.

Dito isso, o que acha de conferir tu-do sobre o assunto? Abaixo, preparamos um conteúdo completo, com os detalhes necessários para te ajudar a abraçar esse hit. Confira e inspire-se!

O que é e como surgiu o CLT Core?

A princípio, o nome pode causar um leve estranhamento. Porém, o CLT Core está mais presente em nosso dia a dia do que você pode imaginar. Isso porque, tal conceito surgiu com o objetivo de valorizar as vestimentas tradicionalmente utilizadas no universo corporativo, tendo as peças de alfaiataria como as suas protagonistas.

Além disso, a estética dos anos 1990 é outro ponto forte desse conceito, sendo constantemente utilizada como referência por quem deseja elaborar looks altamente originais.

Mas afinal, como essa opção começou a fazer sucesso? Basicamente, esse movimento se intensificou com o retorno da era noventista para o setor fashion. Inclusive, várias grifes renomadas do mercado também já aderiram ao hit, como é o caso da gigante italiana Miu Miu. Em 2023, a label adotou o CLT Core como base para a sua coleção de Outono/Inverno.

Assim, as passarelas puderam acompanhar uma explosão de trajes pautados não somente por roupas de alfaiataria, mas também cardigãs, óculos de grau, sapatos do tipo loafers e os clássicos cardigãs. Juntos, esses elementos são excelentes para quem deseja conquistar um resultado sensual e, em paralelo, repleto de sofisticação. Bem interessante, não é mesmo?

O que é e como surgiu o CLT Core?

As peças-chave para adotar o CLT Core

Bem, como falamos, existem alguns elementos básicos e que são obrigatórios para aquelas pessoas que querem investir na onda do CLT Core. Quais são eles? Para começar, destacamos a camisa social — que pode surgir tanto em versões brancas e lisas, quanto as azuladas, que nunca saem de moda.

Ao longo da semana, essas peças ficam excelentes ao serem coordenadas com calças do tipo pantalona, assim como as versões jeans mais larguinhas ao corpo, que apresentam caimento do tipo wide leg.

Outro ponto de destaque fica por conta das populares terceiras peças. Em resumo, estamos falando de itens perfeitos para complementar o nosso visual, sendo eles os blazers, os trench coats e os cardigãs.

Para fazer bonito, a recomendação de ouro é preferir os modelitos pautados por tons neutros, que são mais fáceis de coordenar e, de quebra, transmitem uma proposta mais sóbria, repleta de seriedade. Dentre as tonalidades indicadas para esse tipo de produção, destacamos o preto, o branco, o cinza e as cores terrosas, que estão com tudo nesta temporada.

O que é e como surgiu o CLT Core?

CLT Core nos pés

Existem inúmeras possibilidades de calçados para quem deseja elaborar um visual no estilo CLT Core. Atualmente, as fashionistas adeptas do visual estão investindo nas botas, com foco nos modelos de cano curto e bico quadrado. Entretanto, se a sua ideia é alcançar um efeito bem fiel à estética, o ideal é experimentar os clássicos loafers, que podem ser utilizados com ou sem meia.

Nos dias mais quentes, por sua vez, uma ótima saída é experimentar os sapatos do tipo kitten heels — popularmente conhecidos como “salto de gatinho”. Para quem não sabe, a opção conta com um salto de agulha curto, apresentando uma leve curvatura e menos de 5 centímetros de altura. Há algumas décadas, o modelito se tornou famoso graças à Audrey Hepburn e, hoje em dia, já se tornou um detalhe essencial na proposta CLT Core.

O que é e como surgiu o CLT Core?

Elementos bônus

Assim como acontece com outras tendências, existem alguns acessórios que são indispensáveis para complementar essa ideia.

No caso do CLT Core, a nossa aposta da vez são as gravatas, que podem ser utilizadas em tonalidades neutras, ou então, em tons mais chamativos, atuando como verdadeiros pontos de cor em um outfit. Em paralelo, temos ainda os cintos de couro fininhos com as fivelas metalizadas, as bolsas do tipo baguete e, claro, os relógios.

Neste último caso, sugerimos investir nas opções com um design mais vintage ou minimalista. Artigos confeccionados a partir de aço inoxidável, com a caixa pequena e pulseiras compostas por elos são perfeitos para essa finalidade. Faça o teste!

Quais tendências combinam com o estilo CLT Core?

Essa dica vai para quem se interessou pelo estilo CLT Core, porém, não deseja obter um resultado tão formal assim. Nessas condições, a dica é misturar esse hit com outras tendências do momento, resultando em um outfit moderninho e pra lá de autêntico.

Entre tantas soluções, vale testar o uso dos trajes com recorte oversized, os conjuntinhos com estampas divertidas e as sandálias tratoradas — que também ficam excelentes ao serem combinadas com meias grossas.

Lembre-se ainda de experimentar o truque da sobreposição, que nos ajuda a elaborar combinações com diferentes camadas, ainda mais, durante os dias mais frios do calendário.

Tendências que combinam com o estilo CLT Core

Diz aí, gatinha: o que achou de conferir os detalhes da estética CLT Core e descobrir como introduzir essa proposta em seu dia a dia? Esperamos que tenha gostado!

Aliás, se você curtiu o tema e quer abraçar de vez o assunto, aproveite para acessar a loja virtual da Mondaine e garantir, em poucos cliques, o relógio perfeito para te acompanhar daqui em diante.

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *