Como evitar um corte químico no cabelo? A gente te conta!

Atualmente, no mundo da beleza, não faltam opções de procedimentos para quem deseja mudar completamente o visual de seus cabelos. Porém, quando essas alterações se tornam constantes, há grandes chances de precisarmos recorrer ao tal do corte químico.

Superdesagradável, essa opção é considerada a “última medida” para quem já tentou de tudo e, mesmo assim, não consegue devolver a saúde aos seus fios, que foram quimicamente fragilizados. Porém, a parte boa é que existem vários segredinhos que podem ser aplicados em sua rotina a fim de evitar essa saída.

E, claro, hoje, vamos dividir quais são os principais deles, que vão desde a análise das condições de suas madeixas, até o uso de produtos específicos para driblar a situação.

E aí, preparada para saber mais? Então, é só continuar acompanhando o nosso conteúdo e anotar as nossas recomendações infalíveis. Vem ver, bb!

O que você precisa saber sobre o corte químico

Para começar, vamos direto ao ponto: o corte químico, nada mais é quando os fios apresentam um alto índice de agressão em sua estrutura. Normalmente, isso se dá quando a pessoa já realizou muitos alisamentos, descolorações e outros procedimentos que, no fim das contas, acabam deixando o cabelo super, hiper, ultrafragilizado.

E aí, amiga, não tem para onde fugir. A melhor solução é recorrer aos tratamentos potentes para tentar eliminar de vez os fios danificados. Também é válido ressaltar que um dos problemas mais comuns e que resultam no corte químico é quando ocorre a chamada incompatibilidade entre os produtos químicos.

Para exemplificar, imagine a seguinte situação: você acabou de alisar as madeixas, utilizando um componente à base de Guanidina. Em seguida, o profissional aplicou o Tioglicolato de Amônia. Quando essa junção ocorre, certamente, as chances das suas madeixas quebrarem são muito grandes — nos levando até o corte químico. Complicado, né?

E mais!

Pensou que era só isso? Calma, que ainda tem mais! Em certas situações, o uso constante dos equipamentos de fonte de calor também contribuem — e muito! — para que as madeixas fiquem sensibilizadas. Como resultado, o seu cabelo ficará com mais porosidade, interferindo em sua saúde e visual.

Os principais sinais do corte químico no cabelo

Infelizmente, identificar o corte químico no cabelo é bem fácil. Na maioria das vezes, os fios ficam, nitidamente, com um visual desleixado. Por vezes, as madeixas encontram-se bem ressecadas, com tendência à quebra e ao surgimento do frizz. Fora isso, o uso massivo dos procedimentos químicos é responsável por abrir as escamas da estrutura capilar — detalhe capaz de tornar o seu visual ainda mais sem brilho e vida.

Dito tudo isso, as fashion girls que já viveram essa experiência dizem que, em boa parte dos casos, os seus fios apresentam uma aparência um tanto artificial, lembrando até os cabelos das bonecas.

Os fios cacheados, inclusive, começam a contar com os cachos sem definição, superpesados. Já as lisas de plantão passam a sofrer com o aspecto de “espiga de milho”, uma vez que toda a estrutura do fio foi prejudicada e as pontas ficam abertas, graças à falta de uma boa hidratação.

Sinais do corte químico para ficar de olho

Você não precisa esperar até que o seu cabelo fique completamente danificado para investir em um tratamento. Podemos dizer que existem alguns sinais do corte químico e que, ao serem identificados, podem ajudar a reverter a situação. Espia só alguns deles.

  • Os fios apresentam facilidade de quebra. Há quem diga que, em alguns casos, eles parecem se desmanchar;
  • As pontas duplas se tornam mais frequentes do que nunca;
  • As madeixas apresentam um aspecto elástico;
  • O visual fica com um efeito sem brilho, áspero e, por vezes, até emborrachado;
  • Se o procedimento químico for realizado diretamente na raiz, também é provável que as madeixas comecem a cair.

Dicas especiais para evitar o corte químico

Caso as suas madeixas estejam apresentando sinais do corte químico, a melhor solução é seguir alguns tratamentos básicos, mas supereficientes, para driblar esse cenário. Bora conhecer quais são os mais indicados.

Hidratação power

A dica número 1 para vencer o corte químico no cabelo é recorrer à hidratação. Daqui em diante, procure hidratar os fios corretamente, seguindo uma rotina completa de cuidados. Se tiver em dúvida, vale conferir este post aqui sobre como adotar um cronograma capilar e repor todos os nutrientes que as suas madeixas precisam.

Existem outras dicas que podem fazer a diferença em seu dia a dia: evitar o uso dos equipamentos térmicos; não dormir com os fios úmidos e fugir dos banhos quentes são as principais.

Alimentação balanceada

Pode até parecer besteira, mas a alimentação é um fator importantíssimo para tratar e evitar o corte químico. De acordo com os especialistas, o ideal é seguir uma dieta balanceada, rica em alimentos com alta concentração de vitaminas A e B.

Esse é o caso do espinafre, do ovo, da cenoura e dos diferentes tipos de peixes. Ao incluí-los em sua rotina, será possível nutrir as madeixas ‘de dentro para fora”, garantindo ainda mais saúde para todo o organismo.

Protetor térmico, o seu melhor amigo

Para finalizar, existe um produtinho que pode ser um grande aliado no combate e prevenção ao corte químico. Yeah, baby: o protetor térmico. Resumidamente, tal componente é excelente para criar uma película de proteção ao redor do fio, impedindo que o secador ou a chapinha danifique a sua estrutura. No mercado, é possível encontrar várias versões, algumas até com vitaminas específicas para manter as madeixas pra lá de bonitas.

Diz aí, gatinha: com essas dicas exclusivas, você conseguiu entender o que é o corte químico e o que fazer para fugir de vez desse problema? Esperamos que sim!

Se curtiu a leitura, aproveite o momento para compartilhar o link do conteúdo em suas redes sociais. Temos certeza de que as suas amigas vão se amarrar nessas recomendações. A gente se vê na próxima!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *