Tipos de franjas: entenda os efeitos de cada uma no rosto e no look!

Imagem reproduzida do google images

Toda mulher já sabe: às vezes, um simples corte de cabelo pode causar uma verdadeira transformação no look. Enquanto alguns são responsáveis por garantir uma aparência jovem e romântica; outros podem, simplesmente, fazer com que a gente pareça mais poderosa e diferentona. E seja lá qual for a sua intenção, a melhor saída é conhecer os tipos de franjas existentes para acertar em cheio na escolha.

Sim, fashionista! Acredite ou não, a variedade de modelos é bem grande e cada uma delas combina melhor com um formato de rosto. Existem, por exemplo, as franjas longas, as laterais e as beeem curtinhas. Já na hora de eleger um tipo, vale tudo: investigar suas características físicas e, claro, o seu estilo e personalidade.

E o mais legal de tudo é que esse detalhe está SUPER em alta e há versões para todos os gostos. Agora, o que acha de aproveitar a vibe e mergulhar mais nesse universo? Apostamos que, ao fim do post, você estará louquinha de vontade de “passar a tesoura” nos seus fios. Bora lá?

Baby bangs: um dos tipos de franjas HIT entre as fashion girls

Se existe uma franjinha que estourou entre as celebs e blogueiras, é a tal da baby bangs. Como o próprio nome já revela, esse modelo é perfeito para quem deseja garantir um visual mais jovem. Ou seja, a tal da “carinha de bebê”. Isso acontece graças ao seu corte retinho e com o comprimento acima das sobrancelhas.

Inclusive, alguns profissionais podem optar por adicionar um acabamento desfiado, fazendo com que os fios fiquem mais leves e despojadinhos. E você já pode comemorar: as baby bangs vão bem com todos os formatos de rostos — até mesmo, com aqueles que possuem características arredondadas. O que vale é se sentir bem!

Achava que as meninas de fios enrolados não conseguiriam investir na trend? Que nada, bb! A franjinha mais curta pode, facilmente, ser adaptada em um cabelo com cachos. O segredo é apostar em um penteado que tenha uma pegada mais delicada para equilibrar a produção. Sem erro!

Franjinha lateral: um clássico entre as mais discretas

Quando o assunto são os tipos de franjas, as versões desfiadas e laterais não podem ficar de fora! Considerada um verdadeiro clássico entre o público feminino, essa alternativa é uma das preferidas de quem tem rosto quadrado ou arredondado, pois ajuda a criar um efeito mais longilíneo.

Entra ano, sai ano, tal versão vem marcando presença nas ruas. E, em pleno 2023, isso não seria diferente. Justamente por esse motivo, a franja lateral costuma ser a escolhida daquelas que seguem um estilo de produção mais básico e tradicional. Se você é do time das que não abrem mão de uma boa roupa de alfaiataria, t-shirts lisas e camisa branca de algodão, pode investir sem medo na ideia!

No entanto, antes de correr para o salão de beleza, não se esqueça: essa franja costuma cair com frequência nos olhos e, para contornar o problema, o ideal é preferir os cortes com maior comprimento. Ou então, a sugestão é se jogar sem medo no uso de acessórios. Presilhas, tiaras e faixas podem ser verdadeiros curingas do dia a dia.

Franjão: para quem deseja um look poderosíssimo e sem esforço

Outro clássico do universo da beauté, é o franjão — um modelo de corte que fez e faz o maior sucesso entre as top models nacionais e internacionais, como as divas Jane Birkin e Alessandra Ambrosio.

Ainda não sabe do que se trata o visual? Vamos lá: essa versão traz uma franja desfiadinha e com variados comprimentos — mas sempre ultrapassando a altura dos olhos. Ela ainda pode surgir mais alongada nas laterais e curtinha no centro, como uma maneira de se encaixar em diferentes rostos e garantir uma produção bem misteriosa.

Como nem tudo são flores, essa opção requer manutenção mensal. Costuma ser muito usada por meninas com as madeixas lisas ou onduladas, já que nesse tipos de cabelo é mais fácil prever como ficará o resultado.

Franja desconexa: a pedida certa das moderninhas de plantão

Alô, alô moderninhas! Para quem adora um look descolado e vive testando as últimas tendências da moda, não há escapatória: a franja desconexa é a solução perfeita! Uma das preferidas de quem tem o rosto com o formato triangular ou oval, esse corte é um dos mais funcionais que existem.

Com ele, a praticidade será a sua amiga número 1, uma vez que não será preciso gastar horas e horas tentando ajeitar os fios até deixá-los alinhados e retinhos. Pelo contrário! A proposta principal é, justamente, manter a aparência bagunçada, como se estivesse acabado de acordar ou saído de uma festona.

Rihanna, Alinne Moraes e Kendall Jenner são algumas das estrelas que AMAM esse modelito. E a parte boa ainda está por vir. Além de todas essas vantagens, a franja desconexa vai bem com as mais variadas madeixas — lisas, onduladas ou cacheadas. É para testar já!

Curtain bangs: o estilo francês vai fazer a sua cabeça

Essa dica vai para quem curte se inspirar no estilo das francesas: as curtain bangs, também conhecidas como “franjas cortininhas”. Queridinho entre atrizes badaladas, como Chloe Grace Moretz, Felicity Jones e a blogueira Alexa Chung, esse corte consegue valorizar rostos de formatos diferentes, além de ser um verdadeiro curinga para o dia a dia.

Tudo graças ao seu desfiamento, que é feito em camadas e permite que o comprimento se mantenha na altura dos olhos. Na finalização, o cabeleireiro ainda fica responsável por dividir a franja ao meio, alcançando uma espécie de fenda central e muito parecida com uma cortina.

É uma alternativa que costuma ser usada, em maioria, por quem tem cabelos bem lisos ou ondulados. Se ainda estiver sentindo falta de um pouquinho de volume, a dica de ouro é aplicar um shampoo seco ou investir nos poderosos mousses capilares. Não tem pra ninguém!

Franja reta: um clássico que nunca deixa de brilhar

Como falar dos tipos de franjas sem citar as versões retas? Impossível, gatinha! Entra temporada, sai temporada, e esse corte de cabelo segue dando o que falar, marcando presença nas ruas e passarelas. De modo geral, a versão é perfeita para as mulheres que possuem o rosto em formato oval ou bem fino.

Contudo, é bacana ter em mente que a opção não se encaixa muito bem em faces largas ou muito redondas. Para ilustrar, destacamos a atriz Jessica Biel que, de tempos em tempos, é vista — deslumbrante — desfilando por aí com esse look pra lá de autêntico. Quando for ao cabeleireiro, não tem mistério.

Você só precisa pedir para que o profissional realize uma franja retinha. Outra possibilidade é também solicitar que o penteado tenha uma desconexão leve, ganhando assim, um movimento extra.

E mais! Para garantir que o corte se mantenha moderno e com uma pegada jovem, a sugestão é prezar pela manutenção, que deverá ser realizada a cada 15 dias. Não se esqueça!

Franja assimétrica: uma dose de originalidade para fugir do óbvio

Quer conhecer um dos tipos de franjas mais autênticos da vez? Te contamos já: o corte assimétrico. Yeah, baby!

Favorito da diva Reese Witherspoon, esse visual carrega um aspecto mais volumoso e assimétrico, apresentando ainda, dois tipos de comprimento: um que se estende até a altura dos lábios; e outro mais curto, que se mantém na região dos olhos. Tal efeito faz com que a aparência fique tanto original, quanto com uma leve suavizada.

E a grande vantagem? Caso decida optar por essa franja, há a possibilidade de usá-la em madeixas lisas, onduladas ou, quem sabe, até cacheadas. O que influenciará mesmo no sucesso do look será o formato do rosto que, preferencialmente, deve ser triangular ou redondo.

Resolveu ir até o salão e não sabe como solicitar essa produção? Basta pedir ao profissional que faça uma franja assimétrica, posicionada entre a boca e os olhos. Com tudo pronto, também é bacana retornar ao cabeleireiro a cada 45 dias, garantindo assim, que o seu visual fique sempre impecável.

Franja Pixie: a praticidade é o segredo para o sucesso

Você faz parte do time das fashionistas apaixonadas por visuais capazes de transbordar personalidade? Então, pode anotar: a franja Pixie é uma pedida e tanto. Com um estilo de corte repicado e assimétrico, essa opção é inspirada no look da atriz Mia Farrow durante os anos 1960, tornando qualquer visual mais autêntico e com uma pitada de ousadia.

Versátil e considerada um verdadeiro curinga do estilo contemporâneo, essa versão também pode ser integrada aos mais variados visuais, com foco nos cortes curtinhos, sendo eles o chanel de bico, o Pixie cut e o bom e velho “joãozinho”. Uma vez no visual, a franja Pixie deixará a sua aparência mais jovem e delicada, pronta para “o que der e vier”.

Curtiu a ideia e quer saber como roubá-la? É bem fácil. Para tanto, a indicação é prezar pela manutenção do corte, que deve ser realizada mensalmente, já que a produção não dura muito tempo, especialmente devido ao crescimento natural das madeixas.

Em contrapartida, se você estiver a fim de estilizar os fios, tudo bem! Nessas condições, a dica de ouro é apostar no uso do clássico secador e, depois, finalizar a produção utilizando uma pomada seca, que será a responsável por garantir que a estrutura capilar fique impecável.

As mulheres cacheadas, por sua vez, podem abusar do ativador de cachos e, posteriormente, amassar as franjinhas com as mãos, deixando que elas sequem normalmente.

Bônus: escolhendo o tipo de franja perfeito para você

Até aqui, você já conferiu vááários tipos de franjas babadeiros. Porém, como acertar em cheio na escolha do penteado ideal? Para desvendar esse segredo, listamos alguns fatores infalíveis que devem ser considerados. Anote já os principais deles!

  • O formato do seu rosto: o primeiro passo é considerar as características da face, observando se ela possui traços ovais, redondos, quadrados e por aí em diante. Com isso, ficará muito mais fácil investir no penteado que dê match com o seu perfil
  • O tipo de madeixa: a textura do cabelo também conta muito na hora de eleger a franja perfeita. Ao longo desse processo, verifique se os seus fios são lisos, crespos, ondulados ou cacheados;
  • O comprimento: como mostramos, alguns tipos de franja são mais longas que as outras, portanto, é interessante analisar essa questão e considerar o nível de manutenção de cada opção disponível;
  • O profissional: jamais subestime a importância de contar com um bom cabeleireiro durante a mudança de visual. Até porque, um especialista no assunto poderá te indicar o melhor tipo de franja para o seu rosto e cabelo, te ajudando a alcançar um visual estiloso e harmonioso.

Por último, saiba que a escolha do corte de cabelo é algo muito pessoal. Por mais que algumas recomendações tenham sido dadas neste post, o importante é se sentir bem com o seu novo look.

E aí, fashionista? Agora que você já está por dentro dos principais tipos de franjas, não há mais desculpas para continuar com o visual desatualizado.

Daqui para frente, siga as nossas recomendações, escolha aquela que melhor conversa com o perfil e se jogue em um novo look. Acredite: com um visual repaginado, a sua autoestima irá para lá nos céus!

Para continuar acompanhando outros posts baphônicos como este, aproveite o momento e curta já o perfil da Mondaine no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. A gente se vê por lá!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *