MAXIMALISMO E MINIMALISMO: qual a diferença? O Ouse Todo Dia te mostra!

Já ouviu falar dos estilos maximalista e minimalista? Esses conceitos estão super em alta e as YouTubers do Ouse Todo Dia, Anna e Sofia, prepararam um conteúdo para mostrar como identificar looks maxi e mini.

Neste vídeo, você entende o que caracteriza esses estilos e ainda confere algumas dicas de como apostar nas tendências! Confira:

Tendência minimalista

Já estamos ouvindo falar sobre esse estilo há um tempinho, e não é só na moda não, hein! O minimalismo também invadiu o mercado da arquitetura, do design de interiores e áreas afins.

Esse é um estilo bem básico, que preza por itens atemporais. Na moda, ele é caracterizado pela escolha de peças básicas, em tons mais neutros e terrosos.

De forma geral, produções minimalistas, por passarem maior sobriedade, costumam ter um ar mais elegante e moderno.

Um ponto interessante a se pensar é que a adesão a esse estilo tem acontecido muito em razão do slow fashion, que é um movimento contra o consumo em excesso no mercado da moda.

Isso porque, quando você aposta em um visual minimalista, acaba investindo em peças mais neutras. E, dessa forma, fica mais fácil combiná-las e formar muitas variações de look, sem precisar de mais itens no guarda-roupa.

Inclusive, é possível dizer que o estilo é praticamente um convite ao desapego e a uma vida mais simples e prática.

Maximalismo

O maximalismo já traz uma ideia totalmente contrária ao minimalismo. Ele se refere a tudo que é maxi, ou seja, a aspectos considerados como exageros na forma de se vestir.

Você, provavelmente, já ouviu falar sobre os maxi acessórios, que têm estado em bastante evidência no mundo fashion. São acessórios grandes, chamativos e que se destacam em um look, como colares, brincos, etc.

De forma geral, é um estilo marcado por muitas cores, estampas, modelagens ousadas, brilho, correntes, produções exuberantes, entre outros elementos.

Por ser muito ousado e cheio de informação de moda, é normal ter dúvidas sobre como usar peças assim no dia a dia. E a dica é apostar em pequenos detalhes maxi no look.

É possível combinar, por exemplo, peças mais casuais e neutras com acessórios maxi, como correntes, brincos grandes e brilhosos, etc.

Como apostar nas duas tendências ao mesmo tempo?

Apesar da diferença entre os estilos, é super possível usar os dois em um mesmo look, combinando peças e acessórios de estilo maxi e mini.

Isso acontece, por exemplo, com esses looks usados pela Sofia. No primeiro deles, ela usa um mix de estampas, cores e texturas, o que caracteriza o look como maxi.

Ao mesmo tempo, está usando uma blusa com cortes e formas geométricas, que fazem parte do conceito do minimalismo.

No segundo look, ela aposta em uma calça de alfaiataria e uma blusa leve e básica. Essa é uma combinação bem minimalista.

Mas, além disso, ela também usa um blazer de ombreiras com detalhes bem marcantes, o que lembra o estilo maximalista.

Veja mais dicas de como ousar com peças maxi e mini

Para apostar no minimalismo:

Cores neutras – looks minimalistas costumam ser mais sofisticados e elegantes. E, embora estampas e cores não precisem ficar totalmente de fora, o mais comum é a combinação de cores menos vívidas, como tons pastéis ou cores mais fechadas. A maior vantagem de apostar nesse estilo é a facilidade na hora de montar os looks.

Calçados versáteis – na hora de comprar calçados, é importante pensar nas roupas que você tem em casa e avaliar se eles permitem uma boa variedade de combinações.

Peças únicas – se a ideia é um visual bem clean, vestidos e macacões podem ser boas opções. Investindo em peças únicas, você evita a combinação de mais de uma cor e textura.

Para arrasar com looks maxi:

Equilíbrio – ao contrário do minimalismo, os looks maxi são super divertidos e descontraídos. Na hora de pensar essas produções, a criatividade é que manda. Mas, para equilibrar o look e ficar com o visual carregado demais, vale apostar em uma peça chamativa e outra mais neutra.

Maxi acessórios – não quer entrar com tudo no maximalismo? Você pode manter  roupas mais neutras e harmônicas, ao mesmo tempo em que aposta em maxi acessórios, como bolsas, brincos e colares, que entram como uma informação de moda no look.

E você, prefere qual desses estilos? Comenta com a gente lá no Instagram @Mondainebrasil! E não se esqueça de se inscrever no canal da Mondaine para continuar acompanhando os conteúdos do Ouse Todo Dia!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *