Mix ‘n’ match: veja como combinar estampas e criar looks divinos!

blog 20 novembro - Mix 'n' match: veja como combinar estampas e criar looks divinos!

Quer saber como combinar estampas? Então, esqueça tudo o que aprendeu até hoje! Durante um tempo, a regra fashion era uma só: para apostar nas roupas estampadas era preciso usá-las com peças lisas e neutras.

 

Mas é claro que esse truquezinho ficou lá no passado. Hoje em dia, o tal do mix n’ match é uma maneira certeira de deixar o look ainda mais cool e original — inclusive, aquela produção basiquinha do dia a dia. Se você é do time das minimalistas, não precisa se preocupar! Ao investir nas padronagens certas, também é possível montar um visual discreto e sofisticado.

E aí, vamos descobrir alguns segredos mágicos para abraçar essa ideia e saber como combinar estampas? Já adiantamos que essa missão requer uma certa dedicação, mas com certeza, você vai tirar de letra. Pegue o seu caderninho, acompanhe o nosso post e anote as dicas!

Dica #1 De olho nos detalhes

O mix n’ match está em alta na moda. E se você não sabe do que se trata, explicamos: o termo refere-se, basicamente, aos looks compostos por variadas estampas e texturas.

Em um primeiro momento, a ideia pode parecer complicada e fica difícil de visualizar como combinar estampas diferentes. Afinal, quando misturamos diferentes padronagens, corremos o risco de deixar a produção over ou marcante demais. Mas saiba, desde já, que é totalmente possível mergulhar nessa ideia com muita delicadeza e estilo.

Para quem é novo nessa prática, recomendamos começar aos pouquinhos — de preferência, investindo nos detalhes. Você pode fazer um mix de estampas, primeiramente, nos acessórios, como o cinto, o sapato ou um lenço, mantendo o restante das peças mais básicas. Quer um exemplo? Calça e blusa na cor preta + cinto xadrez + sandália de oncinha. Fica um arraso!

combinar estampas

Dica #2 Escolha prints mais discretos

Temos aqui outra dica de ouro para quem está a fim de aprender como combinar estampas — a escolha de padronagens mais discretas. Em resumo, você pode apostar naqueles tecidos estampados, mas com poucas informações.

Esse é o caso das peças listradas, em xadrez vichy, ou em poás pequenos. Com essas opções, não tem erro! Ainda mais, se a produção for pautada por tons sóbrios, como é o caso do preto, branco, nude ou azul. Durante a montagem do look, faça novos testes, dê uma checada no espelho até encontrar o duo perfeito.

Dica: Se você curte usar terceiras peças — coletes, cardigans e blazers —, essa é uma boa oportunidade para adicionar uma roupa neutra na combinação e garantir uma mistura ainda mais equilibrada.

combinar estampas

Dica #3 Listras e mais listras!

As estampas gráficas são uma boa opção para quem ainda fica insegura com o mix n’ match. Além de serem atemporais e modernosas, as listras estão bombando no street style e não é difícil encontrar macacões, pantalonas ou vestidos que sigam essa proposta.

Dito isto, você pode aproveitar a onda e usar e abusar da padronagem. Basta misturar três versões diferentes das listras: na vertical, na horizontal e o tradicional xadrez. Mais fashionista que isso? Impossível!

Esse é um dos primeiros passos para se acostumar com a combinação de estampas. Com o tempo, você se sentirá mais segura para investir nessas produções e montar visuais cada vez mais originais e descoladex.

combinar estampas

Dica #4 Estampas com tons em comum

Quem é uma fashion girl de carteirinha já sabe que as cores possuem um papel importantíssimo na moda. Aqui isso não seria diferente! Outra maneira bem prática de garantir uma produção chiquérrima e harmônica, é criando um mix de prints que sigam a mesma paleta de cores.

No verão, está liberado investir em peças florais, mas que carreguem tons clarinhos de branco, nude ou candy colors. Se você achar que a produção ficou sem graça demais, acrescente pontos de cor nos acessórios. Uma sandália amarela ou vermelha, por exemplo, fará com que o look fique mais rico e divertido. E aí você não fica com muitas dúvidas de como combinar estampas.

O mesmo vale para o inverno, viu? Nessa estação, as peças escuras ganham destaque e há mais espaço para brincar com as infinitas variações de verde-musgo, azul-marinho, bordô e preto. Um arraso!

combinar estampas

Dica #5 Como combinar estampas: mini e macro

Já imaginou criar um look to-di-nho com a mesma estampa? Se você pensa que esse tipo de combinação é cafona demais, pode tirar o cavalinho da chuva!

Atualmente, usar padronagens com o mesmo tema é tendência, e uma forma de deixar a produção bem equilibrada é investindo no truque do micro e macro. Ou seja, peças com prints iguais, mas com tamanhos diferentes.

Para ilustrar essa proposta, vamos citar o poá. No mercado, existem várias versões dessa estampa, que vão das bolinhas menores até as maiores. Seguindo esse pensamento, você pode optar por uma calça com a poá grande e combiná-la com uma t-shirt de desenhos pequenos.

O ideal é escolher uma das peças para ser o destaque do look, enquanto outra, para cumprir um papel secundário. Esse é um segredinho para evitar que o visual fique sobrecarregado, mas sim, ponderado e transbordando personalidade!

combinar estampas

Diz aí, fashion girl: ficou mais fácil aprender como combinar estampas sem errar na combinação? Lembre-se que essas dicas valem para todas as ocasiões — do office aos eventos casuais. Com cuidado e uma pitada de estilo, qualquer visual ficará chique e moderno na medida certa.

Para deixar a sua produção ainda mais caprichada, aproveite a nossa Black Week e dê uma espiadinha na nossa loja virtual. A Mondaine está com bolsas e relógios com descontos incríveis. Corre lá!

banner blog black weekArtboard 1 - Mix 'n' match: veja como combinar estampas e criar looks divinos!

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *