Tendência do tricô: como enfrentar o inverno cheia de estilo

tendências do tricô

Charmosa, quentinha e confortável, a tendência do tricô está com tudo no street style! Há um tempo, muitas pessoas enxergavam essas peças como “roupas da vovó”, mas após intensas pesquisas por novos fios e técnicas, algumas marcas resolveram adotar o estilo, levando um toque moderno e descolado para esses looks.

Quando falamos em tricô, imediatamente nos lembramos de itens como o suéter, o cachecol ou as luvas. Mas caso você não saiba, essas tramas são super versáteis e podem surgir em coleções inteiras — seja em casacos, saias ou até em vestidos bem elaborados.

Curtiu a ideia, bb? Então, não saia daí. Para te deixar por dentro dessa febre, mostraremos como a tendência do tricô está fazendo sucesso no inverno 2021. De quebra, você encontrará dicas especiais para deixar a sua produção ainda pra lá de aconchegante e estilosa. Vem ver!

Tudo sobre a tendência do tricô no universo fashion

O tricô consiste em uma técnica capaz de entrelaçar — com agulhas — um fio. Esse processo ainda pode ser feito por meio de vários materiais, como a lã ou demais fibras, criando um tecido de textura macia e boa elasticidade. O mais comum é encontrar malhas de tricô em lã, o que resulta em uma peça mais pesada e imponente. Ou seja, são aquelas roupas típicas da “vovó” que vêm sendo utilizadas há décadas.

Mas não se engane: apesar de toda essa tradição, o tricô é um material altamente democrático e pode ser usado em qualquer tipo de look, deixando o visual elegante, delicado e aconchegante para o nosso dia a dia.

Grandes marcas, como Calvin Klein, Missoni e Céline perceberam a riqueza dessas tramas e já desenvolveram coleções incríveis — to-di-nhas feitas em tricô. Quando os fios são fabricados a partir de viscose ou rayon, que são materiais bem leves, as peças se tornam mais fresquinhas e podem ser usadas tranquilamente em dias nublados ou ao longo da meia estação.

Independente da temporada, essa é uma opção bem-vinda em qualquer ocasião, do cinema com os amigos ao office look ou baladinha. Para deixar a produção ainda mais atualizada, é possível encontrar peças cheias de detalhes e aplicações, como é o caso dos bordados, pedrarias, fios brilhosos ou tramas elaboradas. A sua missão? É eleger aquele modelito que é a sua cara!

As vantagens de se jogar na tendência do tricô

Não é de hoje que o tricô teve o seu revival no universo fashion. Com a busca incansável do público por elementos confortáveis e aconchegantes, rapidamente, essas peças voltaram com tudo para as ruas.

Aliás, foi a partir desse movimento que inúmeras marcas passaram a desenvolver tricôs diferenciados, com um visual atualizado e pronto para compor as produções mais moderninhas do momento.

Hoje em dia, é difícil encontrar uma só mulher vaidosa e antenada que não tenha um belo tricô no armário para “chamar de seu”. Até porque, existem vários benefícios que podem ser aproveitados ao contar com um traje como este. Obviamente, vamos te contar cada um deles logo abaixo:

  • é versátil: o tricô pode ser bem aproveitado em várias ocasiões. No escritório, em um almoço de família, naquele date especial e até em um happy hour ou baladinha;
  • nunca, nunquinha sairá de moda: seja qual for a tendência, certamente, o tricô poderá te acompanhar por longos anos;
  • dura bastante: quando confeccionada a partir de matérias-primas de qualidade, essa peça apresenta alta longevidade, se tornando um excelente investimento fashion;
  • há versões para todos os gostos: em uma rápida pesquisada na web, você encontrará os mais diversos modelitos de tricô. Tem os estampados, os com pedrarias, aqueles com tramas superelaboradas e por aí em diante.

Os modelos de tricô queridinhos do momento

Ao falarmos sobre a tendência do tricô, há quem imagine que essa proposta está presente somente nos suéteres tradicionais. Nada disso, lindeza!

Com a alta procura, diversos estilistas estão desenvolvendo modelitos incríveis e prontos para fugir completamente do óbvio. Para a temporada de outono/inverno 2021, inclusive, temos várias opções que se tornaram as queridinhas do público. Abaixo, conheça as principais.

Tricô cropped

Se você faz parte do time das meninas apaixonadas por comprimentos cropped, com certeza, vai se amarrar nos modelos de tricôs mais curtinhos. Excelentes para os dias de meia estação, essas versões carregam uma proposta jovem e descolada. No dia a dia, ficam incríveis quando coordenadas com calças de cintura alta, podendo ser em jeans, em sarja, em moletom ou até em alfaiataria.

Coletinho de tricô

Nos dias de outono/inverno, os looks com sobreposição se destacam. E, se a gente disser que existe um modelo de tricô excelente para incluir nessa proposta? Sim, fashion girl: este é o caso dos coletinhos.

Também conhecidos como “tricôs sem manga”, esses elementos podem — e devem — ser utilizados com camisas de manga longa ou até t-shirts. Para garantir um destaque extra no visual, algumas versões contam com as cavas e gola em cores contrastantes — detalhe que ajuda a adicionar uma pitadinha cool no outfit,

Mas, se a sua praia for mesmo investir na praticidade, a dica é preferir os coletes pautados por tons neutros. Nessa lista, destacamos os modelos em tonalidades terrosas, os “pretinhos básicos”, os com estampa de animal print, xadrez e até listras. Tudo de bom!

Tricô de manga bufante

Acredite se quiser: desde o verão 2020, os tricôs com manga bufante estão dando o que falar. E com um espírito que remete aos anos 1980, essas peças volumosas também ganharam espaço nos visuais da temporada mais fria do calendário.

Além de serem ultraquentinhos e possuírem um aspecto bem aconchegante, esses modelos ajudam a reforçar a proposta romântica no look — ainda mais, quando coordenados com saias midi, babados e prints delicadinhos.

Para uma produção digna de fashionista, a dica é colocar a criatividade para funcionar. Em geral, o tricô de manga bufante fica ótimo quando combinado com roupas de tecidos acetinados e modelagem justinha no corpo. Nessa categoria, ainda é válido abusar dos acessórios, como cintos que marcam a cintura, colares do tipo maxi e brincos alongados. O hi-lo será certeiro!

Tricô com recorte assimétrico

Para as moderninhas de plantão, a sugestão da vez é usar e abusar da tendência do tricô com recorte simétrico. De modo geral, estes modelos consistem em blusas, saias ou vestidos em designs diferenciados — como aqueles que apresentam um braço à mostra; enquanto o outro é coberto.

E graças ao seu shape diferentão, tais itens são perfeitos para fazer com que uma combinação simples seja repaginada. Assim, você pode levar essas versões para o seu dia a dia, como uma forma de ter mais praticidade e transbordar estilo em um piscar de olhos.

Como usar o tricô assimétrico? Fácil, fácil! Pode ser com uma mom jeans, pantalona, calça legging e até com saia midi. Caso tenha medo de errar, a solução é levar essa proposta para os seus outfits monocromáticos. Com esse truque, qualquer composição ficará repleta de informação, mas sem correr o risco de cometer exageros.

Cardigã de tricô alongado

Entre tantas peças incríveis, a tendência do tricô também conta com um modelito que está dando o que falar — o cardigã alongado. “Pau para toda obra”, esse item é um verdadeiro curinga, uma vez que pode ser bem aproveitado com looks formais ou casuais.

O mais legal de tudo? Ao sair em busca de uma peça para brilhar em seu closet, você encontrará modelos para todos os gostos, sempre com um caimento incrível e prontos para valorizar a sua silhueta.

Existem várias maneiras de utilizar esse traje, é verdade. Porém, a nossa favorita é ao lado de uma calça skinny + bota + t-shirt. Para não passar frio, você só precisa arrematar o look com um belo cardigã alongado de tricô. Em um passe de mágica, será possível manter o visual superatualizado, mas também quentinho e confortável para encarar o dia.

Você faz parte do time das mulheres que amam se jogar nos shorts, mesmo durante as baixas temperaturas? Tudo bem! Sabendo disso, recomendamos combinar o cardigã alongado de tricô com um shorts jeans. As versões destroyed são ótimas para esse tipo de composição e ficam lindíssimas ao serem coordenadas com meias-calças.

tendências do tricô

Conjuntinho de tricô

Desde o início da pandemia, causada pela COVID-19, as fashionistas mais antenadas começaram a usar e abusar dos populares conjuntinhos. E entender o motivo de toda essa febre? Fácil, fácil. Até porque, os conjuntos são muito confortáveis e conseguem finalizar um look to-di-nho em questão de segundos.

E um detalhe que vale a sua atenção é que os conjuntinhos podem ser encontrados nas versões em tricô. Yeah, baby! Unindo o melhor de dois mundos, esses trajes vêm se destacando no street style, seja em modelitos neutros e minimalistas, ou em alternativas diferentonas, mesclando cores e estampas.

Dica de amiga!

Não faz ideia de como levar essa proposta para os seus visuais diários? Te contamos já! Durante os dias de sol intenso, você pode combinar o conjuntinho de tricô com uma sandália baixinha ou rasteirinha. Caso queira intensificar a proposta roots, não deixe de adicionar na produção alguns acessórios poderosos, podendo ser uma bolsa de palha e um lenço no penteado.

Contudo, ao longo das estações mais frias, o conjuntinho em tricô pode ser usado com uma camisa de manga longa por cima, assim como, uma jaqueta bomber e bem original. Na hora de finalizar, considere incluir um par de sneakers no outfit — calçados estes, que te ajudarão a conquistar um efeito mais cool e urbano.

tendências do tricô

Tricô de gola alta

Não tem pra ninguém! É só o friozinho chegar que a tendência do tricô domina o closet das mais estilosas. Entretanto, existe uma peça superclássica, ideal para nos proteger do vento gelado e nos ajudar a exalar sofisticação por aí — o tricô de gola alta.

Figurinha carimbada dos outfits de inverno, esse modelo de blusa é versátil e consegue se adaptar de várias formas em uma produção. Espia só algumas sugestões que separamos para te ajudar nessa tarefa:

  • Gola alta com casaco: é uma duplinha clássica, excelente para quem pretende alcançar um visual elegante e pra lá de sofisticado. Nessa combinação, ainda há a possibilidade de incluir shorts, saias e calças, dependendo de seu estilo e ocasião;
  • Gola alta com jeans: indiscutivelmente, esse é o look mais conhecido em se tratando de gola alta. Queridinha de quem possui uma semana agitada, a opção é levemente descontraída, mas sem abrir mão da elegância. Quer um resultado mais romântico? Aposte em um tricô com bordados, babados ou mangas bufantes;
  • Gola alta na versão vestido: a melhor solução para ter praticidade e conforto térmico em um só outfit. O vestido de tricô e gola alta fica excelente ao ser combinado com shorts curtinhos e meias-calças. Para um efeito mais luxuoso, considere incluir na combinação uma bota over the knee ou com o salto fino. Vai ser show!
tendências do tricô

Outros modelos de tricô para experimentar

Fora as opções destacadas, existem mais alternativas maravilhosas e que fazem parte da tendência do tricô em 2021. Se liga quais são elas:

  • tricô chunky;
  • tricô oversized;
  • tricô em candy colors;
  • tricô em animal print.

Usando e abusando da tendência do tricô no dia a dia

Que a tendência do tricô é um sucesso absoluto no street style nacional e internacional, nós não temos dúvidas. No entanto, é na hora de “colocar a mão na massa” que algumas fashionistas ficam inseguras a respeito de seu uso.

Afinal, como abraçar essa ideia sem que o resultado do visual fique careta e ultrapassado demais? A parte boa é que existem vários truques para nos dar uma mãozinha nessa empreitada. E é claro que vamos compartilhar esses segredinhos com você. Espia só!

Aposte em diferentes tramas

Um dos segredos para apostar na tendência do tricô, é prestar atenção nas tramas dos fios. De acordo com a técnica escolhida, a peça pode apresentar diferentes padronagens e texturas.

Por exemplo: caso você escolha uma peça de trama mais larga, é possível utilizar uma camisa social ou t-shirt por baixo. Arremate com uma calça ou blazer de alfaiataria e você terá uma combinação incrível para arrasar no office look!

Já as blusas ou casacos de tramas fechadas devem ser utilizados sozinhos. Com esse cuidado, você terá um look mais equilibrado, evitando o excesso de volume. Para ousar um pouco mais, há a possibilidade de apostar em um suéter oversized ou vestido levinho de tricô, que conversam bem com meia-calça, cachecol e ankle boots. A produção perfeita para um programa cool durante o dia!

Seja criativa com as cores

Que as cores neutras são as mais democráticas, nós já sabemos! Esses tons combinam bem com qualquer produção, principalmente, com peças em jeans. Roupas de tricô em tons de nude, cinza, branco e preto são excelentes para todos os momentos!

O que queremos dizer é que os looks com tricô não precisam ser caretas e você pode criar diversas produções modernas utilizando esse tipo de peça. Quer ver só? Para um visual bem estiloso, basta escolher um item de tricô em tonalidade vibrante.

As cores que mais estão bombando nesse inverno são o vermelho e o amarelo — escolha uma delas e dê um up na sua combinação! Há ainda, os casacos e vestidos de tricô com estampas em xadrez ou animal print, que devem ser usados com cuidado e combinados com peças neutras para que o look não fique over.

Use o tricô certo para cada ocasião

Mesmo no inverno, é possível apostar em uma saia ou vestido de tricô, desde que você use uma jaqueta de couro, meia-calça ou bota over the knee. Essa opção pode ser adotada no dia a dia ou, inclusive, em um compromisso à noite. A tendência do tricô é super versátil!

Já para eventos informais ou programas no fim de semana, os suéteres de tricô com decote em V e fios mesclados são excelentes! Surgiu uma baladinha ou happy hour na agenda? Invista em uma peça de tricô com ar glamouroso, como é o caso das tramas de fios brilhosos ou aplicações em pedraria.

Se desejar, também é possível misturar o tricô com outras texturas: penas e paetês deixam o visual mais moderno e pronto para qualquer festa. Um luxo só!

Leve o tricô para o litoral

Pensou que a tendência do tricô era exclusiva do street style urbano? Não mesmo! Recentemente, muitas fashion girls estão investindo em peso no uso de trajes beachwear confeccionados a partir dessa proposta.

Estamos falando de peças supersensuais, mas também leves e fresquinhas. Ou seja, ótimas pedidas para nos acompanhar durante aquele dia de curtição na areia ou na piscina.

Aliás, os biquínis e maiôs feitos em tricô carregam uma pegada rústica e pra lá de original. Com certeza, é uma solução e tanto para garantir mais autenticidade longe do asfalto.

E não acaba por aí!

Ainda nessa categoria, vale destacarmos as saídas de praia, assim como as bolsas e os acessórios. Em relação às it bags, as possibilidades são inúmeras, com modelos grandes, compactos ou transversais. A vantagem é que você ainda poderá aproveitar o artigo em outras ocasiões, até mesmo na cidade. Considere a ideia!

tendências do tricô

Relógios incríveis para usar com os seus looks de tricô

Obviamente, não poderíamos falar da tendência do tricô sem citar alguns modelos fantásticos de relógios que podem ser integrados em seus looks. A seguir, separamos três alternativas charmosíssimas e que irão dar um up em qualquer visual. Check it out!

  • Relógio Smartwatch Full Touch Nylon Rosa: com um estilo casual, esse acessório é leve e bem funcional, contando com um mostrador customizável. É uma ótima alternativa para compor looks mais despojados, até mesmo aqueles com uma pegada esportiva;
  • Relógio Flores Glitter Rosé: para as românticas da vez, esse relógio é pura delicadeza. Todo fabricado na cor rosé e com sistema analógico, o artigo conversa bem com jeans e até com peças de alfaiataria em tonalidades claras;
  • Relógio Calendário Coração Prata: feminino e diferenciado, este relógio possui em seu mostrador um sutil calendário em formato de coração. Por carregar um shape minimalista, o item transita facilmente em diferentes estilos de moda — do clássico até o criativo.

E aí, fashionista: alguma dúvida de que a tendência do tricô veio para ficar? Nós não temos nenhuma! Afinal, ao usar essas peças, você estará bem vestida em qualquer momento, seja para um happy hour, um dia no office ou qualquer reunião importante.

Já se curtiu essas dicas, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e deixar as suas amigas por dentro. Lembre-se de também curtir as nossas páginas no Instagram e Facebook para não perder nenhuma novidade de moda, beleza e lifestyle. A gente se vê por lá!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *