Skincare em dia: Guia Completo de cuidados com a pele negra

Precisando ficar com o visual em dia? Então, prepare-se! Hoje, vamos te explicar TU-DO o que você precisa saber sobre os principais cuidados com a pele negra. 

Afinal, assim como qualquer outro tipo de cútis, esta necessita de atenção constante. Apenas com isso, será possível manter o seu look sempre jovem, livre de manchas e, até mesmo, livre de oleosidade. 

De todo modo, e em meio a rotina agitada, acabamos nos esquecendo de analisar esses hábitos. Por isso, não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar a deixar o seu rosto bem longe de imperfeições para que você arrase em qualquer momento. É só acompanhar a leitura e anotar as nossas recomendações exclusivas, bb!

A importância dos cuidados com a pele negra

Acredite se quiser, gatinha: ainda hoje, muitas pessoas dizem por aí que a cútis negra não precisa de cuidados. Ou, mais precisamente, de fotoproteção e de hidratação. Isso porque, esse tipo de derme é conhecido por “envelhecer mais lentamente”, enquanto também possui uma concentração maior de melanina, que ajuda a minimizar os danos dos raios solares.

Mas, nada de se enganar, viu? Assim como qualquer outra pele, esta exige cuidados especiais ao longo do dia a dia. Até porque, a cútis negra pode, sim, ter muita oleosidade, manchar com frequência ou, simplesmente, sofrer com os efeitos dos raios UVA e UVB. Toda cautela é pouca!

As características da pele negra

Antes de conferir os principais cuidados com a pele negra, o que acha de observarmos quais são os traços que esse tipo de derme apresenta? Obviamente, o aspecto da cútis dependerá de muitas condições, como os hábitos de saúde e até do estilo de vida do indivíduo. Contudo, fashionista, existem particularidades frequentes, que merecem ser destacadas. Anote!

  • Melanina: a pele negra conta com uma alta concentração de melanina. Para quem não sabe, o componente consiste em uma proteína, produzida pelos chamados “melanócitos”;
  • Oleosidade: o comum é que a pele negra seja composta por glândulas sebáceas bem ativas. Detalhe este, que torna a superfície da pele mais oleosa do que o normal, exigindo uma rotina de skincare constante e completa;
  • Tonicidade: essas dermes possuem mais colágeno — substância que promove boa elasticidade para a cútis, bem como, ajuda a diminuir as linhas de expressão e flacidez.
Skincare em dia: Guia Completo de cuidados com a pele negra

Os problemas a serem evitados

  • Áreas esbranquiçadas: complicação comum em locais onde a pele absorve pouco os ativos com ação hidratante. Os cotovelos e joelhos estão nessa lista;
  • Foliculite: uma infecção dermatológica que deixa o local com aparência avermelhada e, de quebra, também causa coceira;
  • Cravos e espinhas: devido aos altos índices de oleosidade, a pele negra pode sofrer com o surgimento de cravos e espinhas;
  • Melasma: manchas incômodas, com um visual marrom. Das condições que contribuem para o seu aparecimento, destacamos a acne e as picadas de insetos.

Skincare caprichada: os cuidados com a pele negra que não podem faltar

Até aqui, já entendemos que existem diferentes cuidados com a pele negra e que não podem ser descartados de uma rotina completa. Mas, vem cá: quais são essas práticas tão necessárias no dia a dia? É o que contamos já!

Faça uma limpeza diária

Devido às suas glândulas sebáceas, que são maiores, essa cútis apresenta predisposição à oleosidade. Por isso, um dos principais cuidados com a pele negra está em higienizar o local diariamente.

E não só isso. Esse hábito precisa ocorrer, ao menos, duas vezes ao dia. Além de deixar a derme mais lisinha e com toque aveludado, essa prática evitará que os poros fiquem entupidos, causando a formação de cravos e espinhas. Nesse ritual, procure utilizar sabonetes faciais específicos, como as fórmulas com componentes adstringentes.

Skincare em dia: Guia Completo de cuidados com a pele negra

Hidrate muito bem

Da mesma forma que ocorre com outros tipos de pele, as cútis negras precisam de hidratações frequentes. Apenas desse jeito será possível fazer com que o local fique com um bom viço, radiante e jovem por muito mais tempo. Na hora de escolher os seus cosméticos, prefira aqueles que contem com efeito matte, além de uma textura levinha e que não intensifique o cenário da oleosidade.

A dica? É recorrer aos itens que possuem vitamina C em sua composição. Queridinho do momento, esse ativo apresenta mil e uma vantagens para um look incrível. Menos manchas e combate eficiente aos sinais do envelhecimento são os mais notórios.

Diga “olá” ao protetor solar

Não tem jeito, bonita! O filtro solar deverá ser o seu BFF daqui para frente. Nessa fase, é importante ter em mente: mesmo com os níveis elevados de melanina, essa cútis não possui uma proteção natural suficiente para ficar livre dos danos causados pelo sol.

Por essas e outras, a recomendação é sempre ter ao lado um protetor solar e utilizá-lo todos os dias — até dentro de sua própria casa. Poderoso, o produto te ajudará a prevenir os sinais do envelhecimento, evitando ainda o surgimento de manchas, do melasma e, claro, do temido câncer de pele. Para ficar de olho já!

Skincare em dia: Guia Completo de cuidados com a pele negra

Preze pela sua alimentação

Se você pensou que os cuidados com a pele negra se limitavam aos cosméticos de skincare, saiba que errou feio. Ao longo da semana, também será necessário recorrer a outros hábitos essenciais e que farão toda a diferença em sua saúde AND look.

Esse é o caso de ingerir, ao menos, dois litros de água por dia e seguir uma alimentação balanceada. Quando consumimos os ingredientes corretos, conseguimos nutrir todo o organismo, melhorando a nossa disposição e mantendo a nossa aparência bela como nunca.

Skincare em dia: Guia Completo de cuidados com a pele negra

Viu só, fashion girl? Existem váááários cuidados com a pele negra que não podem ser descartados em uma rotina de skincare. Depois de garantir um visual impecável, essa mudança de hábitos fará com que o seu rosto permaneça firme e forte — longe de uma série de problemas dermatológicos.

E caso tenha curtido o post — e as nossas recomendações —, aproveite para deixar o seu comentário abaixo. Se tiver dúvidas, este também é um bom momento para dividi-las com a gente. Em breve, retornaremos a sua questão. Até a próxima!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *