Prepara a pipoca: 5 filmes para quem AMA moda!

Por aqui, a previsão é que os próximos dias sejam de frio intenso! E diante disso, nada melhor do que curtir as baixas temperaturas embaixo do edredom, comendo uma pipoca e tomando aquele chocolate quente delicioso. Mas, para que esse momento seja ainda melhor, fashionista, uma sugestão babadeira é conferir uma lista de filmes de moda. Já imaginou?

Atualmente, existem vários títulos incríveis, pra lá de inspiradores e que contam com figurinos de tirar o fôlego. Em muitas dessas histórias, inclusive, conseguimos identificar personagens que marcaram uma época e foram os grandes responsáveis por inspirar os costumes em determinados locais ou culturas. Até porque, para ser uma fashionista de carteirinha, você precisará ter informação de sobra e uma bagagem invejável sobre o assunto.

Sendo assim, “mãos à obra”, bb. A seguir, separamos uma relação perfeita e capaz de agradar a todos os estilos. Tem produções com toque de humor. Outras, com pitadas de drama e, até mesmo, aquelas para quem só quer mesmo ter mais motivação para enfrentar os desafios. Anote as suas queridinhas e vem se jogar nesse universo com a gente!

1. Coco antes de Chanel (2009)

Não tem como falar sobre os filmes de moda sem citar a história dos grandes estilistas que se destacaram no decorrer das décadas. Um desses nomes, foi ninguém mais, ninguém menos, do que a francesa Gabrielle Coco — a responsável pela fundação da grife Chanel.

Hoje conhecida no mundo inteiro por ter revolucionado o setor fashion, esse ícone ajudou a levar uma série de trajes tipicamente masculinos para o closet das mulheres. E nada mais justo do que retratar toda essa trajetória em um longa metragem, não é mesmo?

Por isso, em 2009, foi lançado um roteiro incrível, pra lá de inspirador e com um toque de romance — que a gente TANTO gosta. É uma opção ideal para quem está a fim de conhecer mais sobre o papel dessa figura fantástica, de como ela conseguiu mudar a visão das pessoas de sua época e de como, até os dias atuais, o seu nome é respeitado e visto como referência.

2. As patricinhas de Beverly Hills (1995)

Temos aqui um superclássico! As patricinhas de Beverly Hills é um filme que marcou os jovens da década de 1990, especialmente, se você já gostava de moda e era fã das celebs que bombavam no período, como Alicia Silverstone ou Brittany Murphy.

O roteiro se passa nos Estados Unidos e conta um pouco sobre a vida de Cher — uma adolescente riquíssima, um tanto fútil e bem mimada. Ela e as suas outras duas amigas, Dionne e Tai, viviam em Beverly Hills e acabaram virando as garotas mais populares do colégio, ditando regras e lançando tendências que eram seguidas por todos.

O bacana, é que muitas meninas utilizam peças inspiradas no figurino do filme até os dias de hoje. Esse é o caso dos conjuntinhos, das botas over the knee e dos trajes pautados por estampas em xadrez, principalmente, as que apresentam tons de amarelo ou vermelho. Um luxo só!

3. Maria Antonieta (2006)

Você sabia que Maria Antonieta também era é chamada de “a Rainha da Moda”? Não é por menos: em sua época, ela vestia vestidos extremamente extravagantes, penteados altos, joias imponentes e seguia um lifestyle um tanto rebelde para o momento.

Fato este, que fez com que a cineasta Sofia Coppola resolvesse retratar a sua história em um filme divertidíssimo, protagonizado por uma das divas das telonas, Kirsten Dunst. A produção ainda mostra o auge da vida da austríaca durante a sua vida na França, mais precisamente, no Palácio de Versalhes.

Lá, ela ostentava uma rotina de muito luxo, rodeada de festas, bebidas caríssimas, doces e roupas que se tornaram referência para a época. O sucesso desse trabalho grandioso foi tanto, que o filme venceu o Oscar de melhor figurino em 2007. Ou seja, corra JÁ para ver, gatinha!

4. O diabo veste Prada (2006)

Qualquer pessoa apaixonada por filmes de moda, com certeza, já ouviu falar na produção mais queridinha de todos os tempos — o diabo veste Prada. Produzido em 2006, o longa, estrelado por Meryl Streep e Anne Hathaway, conta como funciona o backstage do mundo editorial fashion.

No enredo, temos a oportunidade de conhecer a história de Miranda Priestly, a editora-chefe da revista de moda mais babadeira dos Estados Unidos e, quem sabe, do mundo. Em paralelo, está Andy Sachs, uma jornalista recém-formada, que não entende nadinha sobre looks, mas que está em busca de um bom emprego para crescer e se destacar na carreira.

Se você nunca assistiu a essa produção, saiba que está perdendo tempo. Caso já tenha visto, vale a pena conferir de novo e se inspirar — ou dar algumas boas gargalhadas.

5. The True Coast (2015)

Que tal sair da ficção e enxergar mais a realidade? É justamente isso o que propõe o documentário True Coast, disponível na Netflix. Em tradução para o português, o título significa “O verdadeiro custo”, e diz respeito a como funciona o mercado de moda ao redor do mundo.

No decorrer da produção, temos a chance de entender como algumas das grandes marcas do setor exploram a mão de obra e, até mesmo, oferecem condições de trabalho precárias aos trabalhadores nas fábricas — em maioria, localizadas em países subdesenvolvidos, como na África ou na Ásia.

Assim que terminar o filme, você terá uma visão mais nítida e ampla do consumo. Há quem diga, inclusive, que mudou a sua maneira de adquirir roupas após assistir a esse documentário. Logo, se a sua ideia é fazer a diferença no planeta, mesmo no setor de moda, esse é um passo importante e que, certamente, irá abrir a sua mente daqui para frente.

Olha a dica!

Vale lembrar, que todos os títulos citados neste post estão disponíveis nas principais plataformas de streaming. Netflix, Amazon Prime Video e Globo Play são as principais. Com essas dicas, você conseguirá assistir aos seus filmes de moda com total praticidade, sem precisar gastar muito ou sair de casa.

Diz aí, amiga: curtiu as nossas recomendações de filmes de moda para curtir durante esse friozinho? Então, compartilhe o post com as suas amigas e aproveitem para conferir a alguns títulos juntinhas. Temos certeza de que vai ser TU-DO! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *