Guia de Sobrevivência para quem vai morar sozinha

capablog - Guia de Sobrevivência para quem vai morar sozinha

Durante muito e muito tempo, sonhamos com o dia em que iremos sair de casa e conquistar a nossa liberdade. Mas, e quando esse momento, finalmente, chega bb? Para boa parte das pessoas, morar sozinha se torna um verdadeiro desafio — afinal, precisamos lidar com diversas responsabilidades pela frente, como a organização do nosso mais novo cantinho, o pagamento das contas e, até mesmo, a velha solidão, que vez ou outra, pode aparecer.

Por isso, o melhor caminho é sempre se manter preparadíssima para o que der e vier. E é neste momento que a equipe da Mondaine entra em ação. Para tornar a sua conquista mais leve e prazerosa, reunimos algumas dicas valiosas de quem já viveu essa experiência e sabe o que é necessário para começar com o pé direito.

No post de hoje, você encontra recomendações quentíssimas sobre como deixar essa rotina mais funcional, organizada e, até mesmo, saudável, já que a sua alimentação também merecerá uma atenção extra. Tá preparada para embarcar nessa? Então, não saia daí. Neste Guia de Sobrevivência, vamos te contar tudinho a respeito o assunto!

As vantagens de sair da casa dos pais

Não há como negar: a ideia de viver sem a companhia dos pais, ou de qualquer outro familiar, faz parte do planejamento de muitos jovens por aí. E entender a razão disso é simples.

Assim que saímos de casa e conquistamos o nosso cantinho próprio, automaticamente, alcançamos mais liberdade para fazermos o que bem entendermos, com total privacidade e autonomia.

É claro que não acaba por aí, gatinha. Existem outros pontos pra lá de positivos ao dar esse passo importante em sua vida. Os principais deles são:

  • você poderá fazer as suas regras. Gosta de acordar tarde para fazer o café? Limpar a casa só de madrugada? Decorar o espaço do seu jeito? Tudo bem! Ao morar sozinha, será possível fazer tudo isso;
  • você não precisará de muito. Louça, roupa de cama, eletrodomésticos e itens decorativos estão nesta lista;
  • você poderá fazer barulho. Desde que não incomode os vizinhos, pode ligar a TV no horário que quiser, assim como ouvir música ou acordar para “assaltar a geladeira” sem preocupações;
  • a maturidade virá mais rápido. Assim que começar a lidar com as dificuldades sem a ajuda direta de ninguém, naturalmente, você passará por um processo natural de amadurecimento mais intenso.

morarsozinha1 - Guia de Sobrevivência para quem vai morar sozinha

Mantendo a organização do seu apê

Quem segue um lifestyle agitado, já deve saber que não é nada fácil manter a casa em ordem. Daqui para frente, você precisará conciliar estudos, trabalho, vida pessoal e os cuidados com o lar. Ou seja, prepare-se para se tornar uma pessoa superatarefada!

Mas, isso não significa que a atenção com o seu novo cantinho pode ser deixada de lado, né? Pelo contrário! Para conseguir se sair bem nessa missão, muitos jovens investem em alguns truques básicos do dia a dia, que são extremamente acessíveis e vão te poupar de muita dor de cabeça com consertos ou grandes faxinas no futuro. A seguir, a gente te mostra quais são esses segredinhos.

Invista na automação

Muito trabalho pode ser eliminado se você começar a enxergar a tecnologia como a sua grande aliada nessa missão, sabia? Hoje, diversas marcas do universo dos eletrodomésticos já oferecem ao público equipamentos de última geração, que conseguem realizar tarefas de maneira independente, sem que você precise perder tempo com isso.

A máquina de lavar louças, a de lavar roupas, a de café expresso e, inclusive, um equipamento capaz de varrer o chão estão nessa listinha. O ideal é apostar naqueles que o seu orçamento permitir.

morarsozinha2 - Guia de Sobrevivência para quem vai morar sozinha

Passe as roupas com agilidade

Quer economizar tempo na hora de passar as suas roupas? Tranquilo! Um segredo infalível, é nunca deixar as peças acumularem por um longo período no cesto. Sempre que puder, reserve um dia para colocar os seus trajes da máquina e deixá-los limpinhos.

Já ao estendê-los no varal, mantenha os itens bem esticados e evite colocá-los de qualquer jeito sob o sol. Esse cuidado fará com que eles fiquem menos amassados do que o normal, permitindo que você economize um bom tempo com o ferro de passar.

morarsozinha21 - Guia de Sobrevivência para quem vai morar sozinha

Tenha disciplina

Não é porque você, finalmente, conseguiu morar sozinha, que está liberadíssimo fazer festas todos os dias e não ter compromissos com mais nada.

Se a ideia é manter uma rotina saudável e cuidar da sua saúde mental, você precisará manter os seus pertences em ordem, assim como, limpar o apê com certa regularidade. E a solução para esse cenário, é uma só — estabelecer as suas próprias regrinhas.

Tente criar uma lista, determinando um dia para cada atividade importante do lar. Vamos ver alguns exemplos:

  • segunda-feira: trocar as toalhas do banheiro e os panos de chão;
  • terça-feira: dia de fazer supermercado;
  • quarta-feira: lavar as roupas e tirar a poeira dos móveis;
  • quinta-feira: arrumar a roupa de cama e organizar o closet;
  • sexta-feira: cozinhar e manter os armários em ordem.

morarsozinha3 - Guia de Sobrevivência para quem vai morar sozinha

Cuidando da alimentação ao morar sozinha

A alimentação pode ser um dos principais vilões de quem decide morar sozinha. O motivo? Uma vez longe de nossos pais, precisamos “colocar a mão na massa” e preparar as nossas próprias refeições.

É justamente aí onde mora o perigo. Por não terem tempo de sobra ou, simplesmente, serem reféns da preguiça, muitas pessoas acabam recorrendo ao fast food, como uma maneira de tornar essa etapa mais simples e, até mesmo, econômica.

Não caia nessa, gatinha! A dica principal, é fugir dos produtos industrializados, que são responsáveis por prejudicar a saúde e não fornecer a quantidade necessária de nutrientes para o nosso desempenho pleno. Em vez disso, prefira:

  • comprar ingredientes práticos e naturais: como frutas ou castanhas;
  • optar por carnes que não exigem muito preparo: peito de frango, salmão, picanha, etc;
  • consumir ovo: além de nutritivo, é um alimento versátil e fácil de preparar;
  • cozinhar sempre com antecedência: separe tudo em potinhos e congele para três ou cinco dias.

morarsozinha4 - Guia de Sobrevivência para quem vai morar sozinha

Lidando com a solidão

Depois de pensar nas questões operacionais do apê, é possível que, vez ou outra, você sinta uma certa solidão ao morar sozinha. Fato este, que é bem normal, uma vez que ficamos afastados dos nossos familiares, amigos e demais pessoas de nosso convívio diário.

Porém, quando em excesso, esse sentimento pode colaborar para o desenvolvimento de pensamentos negativos e obsessivos, capazes de comprometer outras áreas de nossa vida, levando até a depressão. Para não chegar nesse ponto, indicamos que você esteja sempre por perto de pessoas queridas.

De tempos em tempos, convide alguém para visitar a sua casa, seja para colocar a conversa em dia, assistir a um filme ou fazer um lanchinho. Também é possível adotar um pet para ser o seu companheiro. Só lembre-se que o bichinho precisará de cuidados extras, como alimentação, banho, higiene e muito carinho.

E mais: se continuar encontrando dificuldade, considere conversar com um profissional em psicologia para te ajudar nessas questões. A sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

morarsozinha6 - Guia de Sobrevivência para quem vai morar sozinha

Agora, conta aí pra gente: você acredita que já está preparada para morar sozinha? Deixe o seu comentário abaixo e divida a sua opinião. Vamos adorar ter você mais pertinho! ❤️

Mondaine Brasil
Posts relacionados
Desvendando o look: Cardi B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *