Aromaterapia: dicas simples para investir na prática

Dicas simples para investir na prática de Aromaterapia - Banho com essências

Está sentindo que a sua energia não vai bem? Acha que precisa de um “empurrãozinho” para poder relaxar? Ou um estímulo para aumentar a sua produtividade no trabalho? Os seus problemas estão prestes a acabar, bb! Recentemente, muitas pessoas vêm investindo na prática de Aromaterapia para se livrar de vários problemas típicos de nosso dia a dia, entre eles, o estresse, a fadiga, a falta de criatividade e até a dificuldade em se concentrar.

Tal prática ainda pode ser usada para outras finalidades, como deixar o seu ambiente perfumado, mais aconchegante e ideal para os momentos de descanso. No entanto, é claro que você precisará tomar certos cuidados, como escolher os aromas certos para cada cômodo, sempre com base nas suas necessidades.

E, como nós adoramos uma novidade, vamos compartilhar com as nossas leitoras TUDO sobre a prática de aromaterapia. Continue com a gente para entender melhor o conceito e levá-lo agora mesmo para a sua rotina de lazer e trabalho.

O que é a prática de Aromaterapia?

Vamos começar pelo básico: a prática de Aromaterapia consiste em um tipo de terapia que busca aproveitar ao máximo as propriedades presentes nos chamados óleos essenciais. O objetivo é que, a partir dessas substâncias, seja possível promover mais harmonia e equilíbrio para o organismo, assim como, auxiliar na saúde mental, física e no bem-estar geral do indivíduo.

É preciso destacar que essa opção atua de modo 100% holístico e natural. Assim, os óleos utilizados devem ser puros, compostos por ativos que consigam atuar de maneira benéfica em nosso corpo.

E, diferentemente do que se acredita, essa técnica é bem antiga, viu? As suas práticas começaram a chamar a atenção do público ainda durante a Segunda Guerra Mundial. Isso porque, naquele período era raro encontrar certos medicamentos, como os antibióticos. Logo, os especialistas começaram a receitar óleos essenciais para que os pacientes tivessem os seus processos inflamatórios e infecciosos reduzidos.

Daí em diante, e com tantos resultados incríveis, mais pessoas começaram a investir na ideia — que, hoje, já é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Aliás, desde 2018, a Aromaterapia foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, do Ministério da Saúde e está presente em tratamentos do SUS.

praticasdearomaterapia1 - Aromaterapia: dicas simples para investir na prática

prática de Aromaterapia

Benefícios da Aromaterapia que você precisa conhecer

Não é à toa que a prática vem conquistando cada vez mais adeptos. Assim que começar a experimentá-la, você perceberá diversos benefícios, que são obtidos sem a necessidade de utilizar uma série de medicamentos sintéticos. Confira quais são eles.

  • Possibilidade de aliviar os sintomas de ansiedade, depressão e insônia;

  • Ajuda a controlar os efeitos causados pela gripe, resfriados e asma;

  • É a solução perfeita para quem deseja obter maior sensação de conforto e bem-estar;

  • A opção ainda ajuda a reforçar o sistema de defesa do corpo, evitando que outras complicações de saúde apareçam.

praticasdearomaterapia2 - Aromaterapia: dicas simples para investir na prática

Essências

Dicas simples para aplicar a Aromaterapia no dia a dia

Sabendo de todos esses diferenciais sobre a prática de Aromaterapia, chega o momento de descobrir como colocar esse método em ação para se livrar de várias complicações. Quer ver como funciona? Siga nossas dicas abaixo!

Conheça a função de cada óleo essencial

Ao sair em busca de óleos essenciais para Aromaterapia, você encontrará uma série de opções disponíveis. Umas, com o cheirinho mais cítrico; enquanto outras, com uma proposta mais amadeirada. Cada uma delas possui um princípio ativo e uma função que podem ser aproveitados como coadjuvantes ao longo de um tratamento específico.

  • Alecrim: melhora o humor e é ótimo para estimular a concentração. Ideal para quem trabalha utilizando o raciocínio;

  • Canela: minimiza a sensação de frustração e melhora o foco;

  • Capim-limão: reduz a tensão, a ansiedade e é uma boa saída para espantar os insetos indesejados dentro de um ambiente;

  • Camomila: melhor pedida para quem precisa de boas noites de sono;

  • Eucalipto: excelente saída para quem sofre de problemas respiratórios. Ao usá-lo, é possível acabar com o congestionamento nasal;

  • Jasmim: deixará o seu humor nas alturas e te ajudará a ser uma pessoa mais “good vibes”;

  • Lavanda: ideal para minimizar os sintomas da TPM, controlar a pressão alta e garantir boas noites de sono;

  • Laranja: combate a ansiedade e auxilia no relaxamento do corpo;

  • Sândalo: conhecido por tratar dores no peito, tensão nos músculos e falta de libido.

praticasdearomaterapia3 - Aromaterapia: dicas simples para investir na prática

Essência de lavanda

Saiba como usar os óleos essenciais

Assim que escolher os óleos essenciais ideais para suprir as suas necessidades, você já pode descobrir como utilizá-los dentro de casa. Já adiantamos: esse processo é superfácil e pode ser feito por qualquer pessoa — desde que haja interesse e vontade de aprender.

Espia só algumas opções ideais para os “marinheiros de primeira viagem”:

  • Utilizando um aromatizador: basta pingar 10 gotinhas do seu cheirinho preferido em um aromatizador elétrico. Depois, ligue o aparelho na tomada e aproveite o aroma incrível que ficará no ambiente;

  • Massagem: para relaxar de vez, os óleos essenciais podem ser utilizados durante a prática da massagem. O segredo é misturar 60 gotinhas de óleo essencial em 120 ml de óleo vegetal;

  • Colar de aromas: em um algodão, coloque duas gotas de óleo essencial. Feito isso, coloque o material em um pingente e pendure em uma corrente de colar. É uma forma descolada e prática de carregar “para lá e para cá” o cheirinho do seu tratamento;

  • Skincare: a prática de Aromaterapia também pode fazer parte da sua rotina de beleza. Você só precisa pingar uma gota de óleo essencial em duas colheres de sopa de máscara de argila. Para facilitar a tarefa, utilize um borrifador de água;

  • Banho: eficientes, as duchas também são maravilhosas para colocar a Aromaterapia em ação. Aqui, a dica é encher uma banheira ou bacia com um pouco de água morna e, posteriormente, adicionar as gotas do seu óleo essencial predileto. Utilize essa água para se higienizar e veja a mágica acontecer!

praticasdearomaterapia4 - Aromaterapia: dicas simples para investir na prática

Aromatizador e essências

Viu só? Ao investir na prática de Aromaterapia, você conseguirá ter muito mais qualidade de vida e bem-estar.

Depois de ficar por dentro do assunto, não deixe de compartilhar o post nas redes sociais para que as suas amigas também se aprofundem e desfrutem dessas maravilhas. Temos certeza de que elas vão AMAR explorar a tendência! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *