Novembro Azul: a importância da causa e como colaborar!

novembroazul1024x576 - Novembro Azul: a importância da causa e como colaborar!

O 11º mês do ano acabou de chegar e, com ele, surge a necessidade de abordarmos uma pauta importantíssima: a do Novembro Azul! Criada para conscientizar o público masculino — e também o feminino! — a respeito do câncer de próstata, a campanha vem sendo fundamental para divulgar dados relevantes, além de contribuir para que diversos tabus sejam quebrados em nossa sociedade.

Um deles, diz respeito ao medo, ou insegurança, que muitos homens ainda têm em se atualizar sobre o assunto e de, inclusive, realizar o exame do toque, que é essencial para identificar e diagnosticar o problema precocemente. Ou seja, todos precisam cuidar da saúde e, você, como uma fashionista antenada, também pode se aprofundar na pauta e saber quais são os principais caminhos para ajudar os homens ao seu redor.

Neste post, contamos tudo a respeito do Novembro Azul, desde a sua história, até a importância e os métodos de prevenção. Informe-se e faça a diferença na vida de quem você mais ama. Vamos lá?

O que você precisa saber sobre o Novembro Azul

Criado em 2003, na Austrália, a campanha do Novembro Azul surgiu a partir de uma ideia de dois amigos: Luke Slattery e Travis Garone. Na época, ambos estavam passando a noite em um pub, quando começaram a se questionar se ficariam bem com um visual de bigode — um detalhe estético que já tinha saído de moda naquele período.

Foi então que, motivados pelas ações da mãe de um de seus amigos, que estava trabalhando para ajudar em uma estratégia de combate ao câncer de mama, a dupla teve a brilhante ideia de relacionar a imagem de um bigode ao movimento de conscientização a respeito da saúde masculina.

Cheios de inspiração, os dois elegeram o mês de novembro como a data principal para deixar o bigode crescer, uma vez que, no dia 17, o mundo inteiro já celebrava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Diante dessa atitude, outros colegas resolveram embarcar na brincadeira e participar da iniciativa, permitindo que essa história começasse a se disseminar mais e mais.

Já no ano posterior, em 2004, uma organização sem fins lucrativos criou a Movember Foundation. O nome é originário da união de dois termos em inglês, sendo “moustache”, que significa “bigode”, e “november”, que é “novembro”. Em seguida, também desenvolveram uma plataforma na web, onde era possível realizar doações e, até mesmo, compartilhar fotos dos participantes da ação.

NovembroAzul3 - Novembro Azul: a importância da causa e como colaborar!

O Novembro Azul no Brasil

Os anos passaram e essa iniciativa foi tomando grandes proporções, sendo comemorada em mais de 20 países ao redor do globo. Em certas regiões, o movimento ficou conhecido como No-Shave November que, em tradução livre, quer dizer “Novembro sem se barbear”.

Em terras brasileiras, a ideia chegou somente em 2008, graças ao Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Inicialmente, a campanha trouxe como primeiro lema a frase “Um Toque, um Drible”. A ideia, era conscientizar o público masculino sobre a importância de deixar o preconceito de lado e realizar o procedimento do toque retal.

Atualmente, assim como acontece com o Outubro Rosa, o Novembro Azul é abraçado por inúmeras instituições, seja por meio de palestras, publicidade ou iluminando edifícios e pontos turísticos. A proposta é fazer com que os homens realizem o exame físico e laboratorial, a fim de identificar a complicação e estender as chances de cura. Supernecessário, bb!

NovembroAzul1 - Novembro Azul: a importância da causa e como colaborar!

O papel da mulher no diagnóstico do câncer de próstata

Não é segredo para ninguém que vivemos em uma sociedade pra lá de machista, com costumes e culturas que limitam o comportamento do homem em muitas situações. Um bom exemplo disso, é o diagnóstico do câncer de próstata. Independentemente da idade, muitos homens ainda consideram a ida ao médico como um sinal de fraqueza.

Em outros casos, esses indivíduos se recusam a fazer o toque retal, acreditando que a sua sexualidade será colocada em jogo. Grande besteira! Diariamente, precisamos lutar para vencer a barreira que existe entre esse público e as questões que envolvem a saúde — especialmente, porque tal descuido pode levar até a morte.

É aí que a sua atuação, como mulher, pode contribuir para abrir os olhos de rapazes ao seu redor. Seja o seu pai, irmão, tio, primo ou crush, é sempre necessário conscientizar essas pessoas a respeito do autocuidado. Ainda hoje, a figura feminina ainda carrega um papel essencial e extremamente influenciador, sendo uma das principais motivações para que um homem decida buscar ajuda médica.

NovembroAzul2 - Novembro Azul: a importância da causa e como colaborar!

Como contribuir para o Novembro Azul

Existem várias formas de fazer a diferença durante o Novembro Azul, sabia? A primeira, é entender mais sobre a doença e os seus sintomas. Em linhas gerais, podemos dizer que o câncer de próstata é uma doença que pode surgir por conta de alguns fatores de risco.

Esse é o caso da obesidade e, também, quando há um histórico familiar. Segundo algumas pesquisas, os homens negros também estão mais propensos a desenvolver a condição.

Já os sintomas podem ser diversos. Na fase primária, a complicação não apresenta muitos sinais, tendo um desenvolvimento bem silencioso. Quando os seus efeitos começam a aparecer, pode ser que o tumor esteja em uma fase bem avançada, impedindo a cura. Nessa etapa, os principais sintomas são:

  • dores ao urinar;
  • dor nos ossos;
  • vontade de ir ao banheiro com frequência;
  • presença de gotas de sangue na urina e no sêmen.

Todo cuidado é pouco! Daqui pra frente, procure observar os sinais entre os homens de sua família. Aproveite também, para sempre incentivá-los a ir ao médico, mostrando como é essencial que essa doença seja identificada ainda na fase inicial.

Segundo os médicos, uma vez notado precocemente, o problema apresenta até 90% de chances de cura. Logo, com a informação correta e o apoio necessário, podemos salvar vidas.

NovembroAzul4 - Novembro Azul: a importância da causa e como colaborar!

E aí, gatinha: após essa leitura, você também conseguiu entender a relevância da campanha do Novembro Azul e como é fundamental abraçar essa causa?

Se “sim”, comece fazendo a sua parte. Compartilhe o post com os seus amigos e familiares nas redes sociais e faça com que essa ideia se popularize cada vez mais. Contamos com a sua força-tarefa! 💙

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *