Outubro Rosa: o que é e qual a importância da campanha?

outubrorosa 1080x635 - Outubro Rosa: o que é e qual a importância da campanha?

Em todo o 10º mês do ano, diversos museus, monumentos, pontos turísticos, escolas e demais empreendimentos ganham uma decoração todinha pink. E tudo isso tem uma razão: conscientizar as pessoas a respeito do Outubro Rosa — uma campanha importantíssima de prevenção do câncer de mama.

O objetivo da ação é que cada vez mais pessoas saibam a respeito dessa doença, a reconheçam e descubram quais são os meios de evitar que ela seja fatal. Por isso, fashionista, o post de hoje será especialmente sobre o tema, para que você também embarque no assunto e espalhe por aí a relevância de olhar para a sua saúde.

Abaixo, contamos a história do Outubro Rosa, as suas contribuições para o público feminino e como você pode detectar o problema precocemente. Bora lá?

Em Outubro, usamos Rosa

Você pode não imaginar, mas a campanha do Outubro Rosa vem sendo disseminada por aí desde os anos 1990. No mundo inteiro, essa época é reservada para que as pessoas se conscientizem a respeito da complicação e, inclusive, busquem o diagnóstico precoce.

Ou seja, a proposta é que mais informações sejam compartilhadas, estimulando o público a se cuidar e impedir que a doença se desenvolva, já que, quando essa condição é identificada de forma precoce, é possível minimizar os riscos do câncer se espalhar para outros órgãos do nosso corpo.

Essa também é uma medida essencial para que se busque o tratamento correto e o resgate da qualidade de vida e da autoestima o quanto antes.

O principal símbolo do Outubro Rosa é um lacinho pink, que pode ser utilizado como um broche, ou simplesmente, em ilustrações diversas nas redes sociais. Inclusive, muitas empresas e organizações que decidem abraçar a causa, costumam iluminar as suas fachadas com luzes cor de rosa, indicando ao público que a marca também está por dentro do movimento. Bacana, né?

outubrorosa1 - Outubro Rosa: o que é e qual a importância da campanha?

A história do Outubro Rosa

A origem do Outubro Rosa é bem interessante. Inicialmente, a campanha foi criada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Na época, foram distribuídos lacinhos cor de rosa para os participantes da famosa 1ª Corrida pela Cura — realizada em Nova Iorque e formada por mulheres que sobreviveram ao câncer de mama.

Contudo, essa onda de conscientização só ganhou notoriedade em 1977, quando as cidades americanas de Yuba e Lodi desenvolveram uma série de ações para diagnosticar e prevenir a doença. Foi aí que o mês de outubro se tornou popular e foi eleito o período oficial para essa causa tão relevante.

Em terras brasileiras, ainda levou um tempo para que o Outubro Rosa tivesse visibilidade. Aqui, a primeira atividade importante aconteceu em São Paulo, em 2002, quando o monumento “Obelisco”, do Parque Ibirapuera, foi completamente iluminado pela cor.

Já após 2010, os órgãos públicos também resolveram abraçar a causa. A partir disso, muitas entidades começaram a divulgar o movimento, enquanto o acesso à internet também contribuiu para que mais pessoas e celebs participassem.

outubrorosa2 - Outubro Rosa: o que é e qual a importância da campanha?

A contribuição do Outubro Rosa

Graças ao Outubro Rosa, o número de mamografias realizadas no Brasil aumentou 37%. Além disso, houve um grande compartilhamento de informações a respeito do tema, conseguindo solucionar dúvidas e incentivando o público a realizar exames preventivos.

Para se ter uma ideia, muitas pessoas acreditavam que a mamografia era um procedimento extremamente doloroso — fazendo com que boa parte do público deixasse de fazê-lo. Então, por meio dessa campanha, a quantidade de pacientes vêm aumentando, uma vez que já é sabida a importância do diagnóstico precoce.

outubrorosa3 - Outubro Rosa: o que é e qual a importância da campanha?

O que é câncer de mama

O primeiro passo para se prevenir contra o câncer de mama é entender a fundo as particularidades da doença. Vamos lá, fashionista?

Em resumo, o câncer de mama consiste em um tumor maligno, que é formado pelo desenvolvimento anômalo de células. Como resultado, podem surgir um ou mais cistos na própria mama. Atualmente, este é o tipo de câncer que mais mata, sendo bastante comum entre as brasileiras.

E não se engane: a complicação não compromete apenas a saúde feminina, mas também, a sua autoestima e sexualidade, uma vez que todo o tecido comprometido precisa ser retirado para impedir que a doença continue avançando. Nada legal!

Não há uma razão específica para o surgimento dessa condição. Ainda assim, os médicos dizem que existem certos fatores de risco que podem estimular o câncer de mama. Espia só alguns deles:

  • ser mulher;
  • estar acima dos 50 anos;
  • apresentar histórico familiar da doença;
  • não ter filhos ou engravidar após os 30 anos;
  • consumir álcool excessivamente;
  • contar com alto índice de gordura na região abdominal;
  • ser sedentária;
  • mulheres que começam a menstruar cedo demais (antes de chegar aos 12 anos).

outubrorosa4 - Outubro Rosa: o que é e qual a importância da campanha?

Os caminhos para prevenir o câncer de mama

Quer uma boa notícia? Existem vários caminhos para evitar que essa doença apareça — e aí está a importância do Outubro Rosa. Ao entender essa condição e as suas formas de prevenção, é possível seguir hábitos mais saudáveis e cuidar ao máximo da saúde.

Lembre-se de que o câncer de mama é um problema multifatorial, em outras palavras, ele tem diferentes causas. Porém, é sempre válido seguir algumas recomendações médicas para tentar evitá-lo — ainda mais, se você começar a olhar para o seu lifestyle.

A seguir, a gente conta alguns segredinhos práticos, mas que farão total diferença em seu bem-estar.

  • siga uma rotina equilibrada, baseada em exercícios físicos;
  • invista em uma alimentação saudável, fugindo dos fast-foods, pratos gordurosos e extremamente doces;
  • reduza significativamente o consumo de bebidas alcoólicas;
  • não fume;
  • mantenha o seu peso corporal em dia. Não por questões estéticas, mas sim, pela sua saúde;
  • priorize boas noites de sono.

outubrorosa5 - Outubro Rosa: o que é e qual a importância da campanha?

Como vimos, o Outubro Rosa é muito mais do que uma simples campanha. Com esse movimento, conseguimos salvar vidas e impedir que uma série de problemas comprometam o nosso desempenho. Pense nisso!

E agora que você já está por dentro do assunto, não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais. As suas amigas também merecem conhecer esse movimento. 💗

Mondaine Brasil
Posts relacionados
Desvendando o look: Cardi B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *