Como limpar pincéis de maquiagem? Te contamos!

Toda mulher que ama uma bela make up já deve ter enfrentado o desafio de manter as suas “ferramentas de beleza” sempre limpas e impecáveis. Então, será que você sabe como limpar pincéis de maquiagem de um jeito prático e eficiente?

Quando usamos esses acessórios diariamente para aplicar o blush ou a base, é comum que uma boa quantidade de resíduos se acumule em suas cerdas. Inicialmente, esse detalhe até parece inofensivo, mas pode confiar: com o tempo, essas sujeirinhas são as grandes responsáveis pela proliferação de bactérias comprometem a saúde da sua pele. Um perigo!

Obviamente, não queremos que nossas queridas leitoras passem por uma situação como essa. Por isso, prepare-se para conferir algumas dicas infalíveis sobre como limpar pincéis de maquiagem e se livrar de qualquer incômodo no futuro. Vem espiar, vem!

Por que é tão importante higienizar os pincéis de maquiagem?

Imagine que você é uma fanática por skincare. Todos os dias, a sua rotina de beleza é rígida e metódica com a saúde da sua pele, envolvendo limpeza, esfoliação e hidratação. Para completar, as consultas com o dermatologista nunca ficam de fora e, sempre que possível, uma alimentação saudável também faz parte de sua rotina para garantir a cútis dos sonhos.

Mas, mesmo com todos esses cuidados, os temidos cravos e espinhas insistem em aparecer, criando um grande descontentamento, especialmente, na hora de criar uma produção arrasadora. Nessas circunstâncias, talvez seja necessário ficar de olho na higienização dos pincéis de maquiagem.

Essenciais para montar um look, esses itens nos ajudam a aplicar as sombras, o corretivo, a base, o pó e o blush com mais eficiência e rapidez. Por essas e outras, eles são considerados os #musthave na nécessaire da mulher moderna e nunca, nunquinha mesmo, são esquecidos pelas fashionistas de plantão.

Entretanto, tais belezinhas precisam estar sempre limpas e livres de sujeiras, caso contrário, a sua pele começará a apresentar alguns sintomas nada legais e que farão com que todo o seu esforço vá por água abaixo.

Os problemas causados pelos pincéis sujos

Como dissemos, essas ferramentas conseguem acumular muitos resíduos com o uso. Entre eles, destacamos a poeira, os restos de produtos e outros elementos que podem ser contraídos no ambiente. Tais partículas colaboram para o desenvolvimento de fungos e bactérias, resultando em uma derme comprometida. Existem vários incômodos que podem surgir com essa prática. Os principais são:

  • vermelhidão;
  • irritação;
  • dermatites;
  • foliculite;
  • herpes;
  • micose;
  • cravos;
  • espinhas.

Como limpar pincéis de maquiagem? 3 truques certeiros!

Sabendo de todas essas informações, chegou o momento de descobrir como limpar pincéis de maquiagem e garantir que esses acessórios jamais prejudiquem a sua cútis. Existem vários métodos simples e supereficazes. Ainda assim, listamos os nossos favoritos e que, provavelmente, você também vai AMAR.

1. Shampoo neutro + tapetinho de borracha

Atualmente, várias marcas desenvolveram um item que é ótimo para ajudar na remoção das impurezas dos pincéis de maquiagem — os tapetinhos de borracha. Pequenos e acessíveis, eles podem ser usados tranquilamente e oferecem um resultado bacana. Basta seguir o passo a passo:

  • Passo 1: coloque o tapetinho de borracha ao lado ou dentro da pia do banheiro;
  • Passo 2: em um recipiente pequeno, coloque um pouco de shampoo neutro;
  • Passo 3: em seguida, molhe o pincel no shampoo e, depois, esfregue as suas cerdas no tapetinho de borracha, com movimentos circulares;
  • Passo 4: realize o processo até garantir que o acessório esteja limpo;
  • Passo 5: para finalizar, enxágue o pincel em água corrente e coloque em um local com sombra para secar.

2. Demaquilante bifásico

Existem alguns tipos de pincéis que exigem atenção extra durante a higienização. Normalmente, são as opções para a boca e os olhos, que costumam estar sempre em contato com produtos de alta pigmentação.

Para eles, indicamos o uso de um demaquilante bifásico — um componente que age bem rápido eliminando o acúmulo de sombra, de batom ou qualquer outro cosmético. Caso opte por essa solução, o processo é simples. A sua única missão será deixar os seus pincéis de molho em um potinho com demaquilante. Tal processo deve durar, no máximo, uma hora.

Assim que finalizar essa etapa, lembre-se de lavar novamente o acessório, desta vez, utilizando um sabonete com pH neutro e enxaguando em água corrente para eliminar o excesso do produto.

3. Limpador exclusivo para pincéis

Da mesma forma que certas marcas desenvolveram o tapetinho de borracha, algumas investiram em fórmulas específicas de produtos próprios para limpar os pincéis. Em algumas lojas, esses itens são conhecidos como “limpa pincel”, “brush cleanser” ou “higienizador”.

Contudo, e independentemente da nomenclatura, essas versões são recomendadas somente para os pincéis sintéticos, que são mais resistentes aos compostos de limpeza agressivos. Ao escolher o seu, você precisará aplicá-lo no acessório e limpar o local com a ajuda de uma toalha limpa, até que a sujeira saia completamente.

Com que frequência é preciso limpar os pincéis de maquiagem?

Para pessoas que usam muito o pincel de maquiagem, indicamos a limpeza uma vez por semana. Agora, se você faz parte do time das fashion girls que utilizam o acessório, no máximo, uma vez por dia, essa manutenção pode ser feita a cada 20 ou 15 dias.

E mais: é importante frisar que apenas retirar o acúmulo de sujeira utilizando um lenço umedecido ou demaquilante não consiste em uma higienização eficiente, viu? Muito além disso, será necessário limpar profundamente o pincel para que até os resíduos mais escondidos consigam ser eliminados.

Antes de finalizar, indicamos que você fique de olho nas suas esponjinhas, as beauty blenders. Como as demais ferramentas, elas necessitam passar por uma manutenção, usando um bom sabonete líquido até que a maquiagem impregnada saia por completo. Sem segredo!

E aí, gatinha, o que achou dessas recomendações sobre como limpar pincéis de maquiagem? Conseguiu aprender a maneira mais rápida de se livrar da sujeira e conquistar a pele de princesa que sempre sonhou?

Aproveite para compartilhar esse post babadeiro em suas redes sociais e curtir a página da Mondaine no Instagram. Lá, sempre dividimos truques de moda, beleza e lifestyle com as nossas seguidoras. Estamos te esperando! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *