Moda consciente: como ser fashion e sustentável? Te contamos!

modaconsciente 1 1080x635 - Moda consciente: como ser fashion e sustentável? Te contamos!

Comprar roupas novas é bom e todo mundo gosta — ainda mais quando somos fashionistas viciadas em acompanhar as tendências que vêm abalando o setor. Mas, será que você já parou para pensar a respeito das consequências que o consumo excessivo é capaz de causar no meio ambiente? Pois é, amiga, foi a partir de questionamentos como este que surgiu o conceito de moda consciente.

O termo diz respeito a uma mudança significativa nos hábitos de consumo atuais. Em vez de adquirir roupitchas e cosméticos todas as semanas, pessoas adeptas ao movimento preferem analisar se, de fato, precisam daquele item para o dia a dia. Eles também preferem investir somente em produtos de qualidade, prolongando assim, a sua vida útil e fugindo da necessidade de comprar com frequência. Tal atitude é ideal para evitar o acúmulo de resíduos, especialmente, após o surgimento das chamadas fast fashion, ajudando a preservar a natureza e as nossos recursos naturais. É super válido!

Contudo, e apesar de toooda essa importância, há algumas meninas que não sabem como fazer parte do universo fashion e, ainda assim, ser uma consumidora consciente. Se identificou com o cenário? Então, saiba que este post é to-di-nho seu! Abaixo, vamos te ensinar várias maneiras de seguir essa proposta e colaborar para um mundo melhor. Bora?

Moda consciente x moda sustentável: qual a diferença?

Entre os profissionais ou apaixonados pelo universo fashion, não dá outra — a moda consciente é um dos principais assuntos do momento. Isso vem acontecendo por inúmeras razões. A principal delas, diz respeito ao aquecimento global.

Para evitar que o planeta continue apresentando temperaturas elevadíssimas, toda a população precisa começar, desde já, a adotar medidas de cunho sustentável e próprias para reduzir os impactos ambientais.

Infelizmente, a indústria têxtil é uma das mais poluentes do momento. Para fabricar apenas uma peça jeans, são utilizados quase 10 mil litros de água, o equivalente a 200 banhos com duração de 6 minutos. E mais: menos de 1% dos materiais usados para a produção de roupas é reciclado posteriormente, o que acaba gerando um acúmulo grandioso de resíduos. Com o tempo, esses elementos também acabam parando nos oceanos ou no solo, poluindo o meio ambiente de diferentes formas. Mega preocupante!

Por outro lado, como uma maneira de driblar esses desafios, surgiu a ideia de moda consciente — uma corrente que diz respeito ao modo de consumo da população. A ideia é que, ao adotar esse lifestyle, o consumidor pare de realizar aquisições de forma impulsiva e, inclusive, passe a se preocupar com o que acontecerá com as suas roupas no futuro.

E a moda sustentável?

Também é normal que algumas pessoas confundam a moda consciente com a sustentável. Embora ambas tenham o mesmo objetivo, o funcionamento de cada uma delas é diferente. Enquanto a primeira tem o consumidor como o protagonista, a segunda é focada nos produtores. Ou seja, nas marcas e confecções.

Conhecida como slow fashion ou eco fashion, essa ideia busca se preocupar com a adoção de estratégias capazes de minimizar o impacto ambiental durante o processo de produção de cada peça de roupa. Nesse caso, devem ser utilizados alguns cuidados específicos, sendo:

  • o uso de fibras com função biodegradável;
  • o uso de matérias-primas orgânicas, como o algodão;
  • a reutilização de água durante as etapas de lavagem;
  • o reaproveitamento de resíduos, retalhos e por aí vai.

modaconsciente1 1 - Moda consciente: como ser fashion e sustentável? Te contamos!

Como ser fácil & consciente ao mesmo tempo? 4 dicas mágicas!

Até aqui, já não restam dúvidas de que investir na moda consciente é uma atitude importantíssima. Ainda assim, existem algumas fashionistas que não sabem por onde começar a abraçar essa proposta e colaborar para essa nova rede do bem.

É claro que isso não é um problema para a gente! Para te ajudar a mergulhar nessa empreitada, listamos abaixo 4 dicas de ouro e que vão te mostrar como esse processo é mais fácil do que parece. Só vem, bb!

Dica #1: compre roupas e acessórios de qualidade

O primeiro passo para se tornar uma consumidora consciente é adquirir roupas e acessórios de qualidade. Quer investir em uma nova tendência que está bombando nas ruas? Tudo bem! Só não se esqueça de verificar se o produto foi produzido a partir de boas matérias-primas.

A princípio, esse cuidado pode parecer supérfluo, mas acredite: com o tempo, a sua compra terá mais chances de durar, evitando assim, que você precise realizar um novo investimento mais pra frente. Ou seja, além de economizar um bocado, será possível contribuir — e muito — para o bem do planeta. Anote já!

modaconsciente2 1 - Moda consciente: como ser fashion e sustentável? Te contamos!

Dica #2: empreste e pegue emprestado

Quem nunca pegou uma roupa emprestada, que atire a primeira pedra! Pode ser um item da sua amiga, irmã ou mãe — o que importa, é fazer a moda circular. Quando apostamos nessa ideia, minimizamos a necessidade de adquirir itens novos de forma compulsória e, logo, conseguimos entrar para o universo do consumo consciente.

O mesmo vale para o lado oposto, viu? Assim que souber que uma pessoa próxima está precisando de um item novo, procure em seu closet até encontrar algo capaz de suprir as suas necessidades. É uma atitude generosa, pra lá de sustentável e perfeita para estreitar os seus laços com quem é especial.

modaconsciente3 1 - Moda consciente: como ser fashion e sustentável? Te contamos!

Dica #3: saiba mais sobre a marca

Antes de ir às compras, que tal conhecer a fundo sobre a marca que você deseja comprar? Um dos principais mandamentos da moda consciente, é procurar saber como funciona o processo de fabricação de suas roupas e acessórios.

O interessante é descobrir não somente os insumos que foram utilizados em cada etapa do processo, mas também, garantir que os produtos foram desenvolvidos livres de trabalho infantil ou escravo e que a empresa em questão segue, rigorosamente, as leis ambientais do país.

modaconsciente4 1 - Moda consciente: como ser fashion e sustentável? Te contamos!

Dica #4: pense sempre antes de comprar

Na era das redes sociais, somos diariamente bombardeados por propagandas e demais anúncios próprios para nos motivar a realizar uma compra. E se tratando de meninas apaixonadas por moda e beleza, esse fato se torna ainda mais tentador.

Mas, nada de pânico, mocinha! Uma maneira de ser fashion e, ao mesmo tempo, consciente, é sempre se perguntar se o que está prestes a ser adquirido é, de fato, necessário para a sua vida.

Verifique o seu armário, confira as suas roupas e garanta que o novo produto conseguirá ser útil e conversar bem com o restante de suas peças. Se, mesmo após essa análise, você tiver a certeza de que não se arrependerá, tudo bem! Escolha o item, feche a compra e arrase em seus programas.

modaconsciente5 1 - Moda consciente: como ser fashion e sustentável? Te contamos!

E aí, bonita: curtiu se aprofundar no conceito da moda consciente? Acredita que vai ser fácil adotar essas atitudes no seu dia a dia? Estamos com os dedos cruzados para que você também nos acompanhe nessa onda!

Para deixar a galera por dentro do assunto, aproveite e compartilhe agorinha mesmo o post em suas redes sociais. Eles vão adorar participar desse movimento! ❣️

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *