5 mulheres que fizeram história! Descubra no Ouse Todo Dia

Em 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. E essa data nos faz pensar nas tantas mulheres que lutam por nossos direitos e são inspirações para várias meninas e mulheres em todo o mundo.

E em homenagem a essa data, as meninas do Ouse Todo Dia, Anna e Sofia, trouxeram as histórias de 5 dessas mulheres incríveis.  Confira:

1. Chantelle Brown-Young

Mais conhecida como Winnie Harlow, a modelo Chantelle Brown-Young é a primeira mulher da nossa lista.

Ela foi descoberta depois de ter participado do reality show “America’s Next Top Model”, em 2014. E, desde então, vem conquistando o mundo da moda. Ela já faz parte do casting das maiores grifes mundiais.

E seu alcance a tornou porta-voz do público que sofre com a doença dermatológica vitiligo. Pessoas nessa condição passam por uma perda gradativa da pigmentação da pele.

Winnie é a primeira modelo de sucesso global a ter vitiligo. E se tornou uma referência pelos seus esforços em quebrar os preconceitos em torno da doença.

Hoje, é reconhecida mundialmente e considerada uma inspiração para muitas mulheres.

2. Kathryn Bigelow

Outra mulher que fez história com sua carreira é a diretora de cinema Kathryn Bigelow.

Infelizmente, sabemos que o universo audiovisual, ainda hoje, é um espaço de pouco reconhecimento para as mulheres.

E Kathryn é um grande exemplo dessa realidade. A cineasta foi a primeira e única mulher da história do cinema a conquistar um Oscar na categoria de melhor direção, com o filme ‘Guerra ao Terror’.

Para se ter uma ideia de como o reconhecimento feminino nessa área ainda está longe do ideal, na premiação do Oscar deste ano, apenas homens foram indicados na categoria Melhor Diretor. A reação do público foi forte e muitos críticos argumentaram que várias diretoras foram injustiçadas ficando fora da lista.

Como forma de protesto, a atriz Natalie Portman usou, durante a cerimônia de entrega do prêmio, um vestido bordado com o nome dessas diretoras.

É por ter driblado todos esses desafios do universo do cinema que Kathryn se tornou referência para todas nós, que sonhamos conquistar espaços e ser reconhecidas pelo que fazemos.

3. Greta Thunberg

A terceira mulher da nossa lista tinha apenas 16 anos quando foi eleita personalidade do ano em 2019 pela revista Time: Greta Thunberg.

Para quem não a conhece, Greta é uma ativista ambiental da Suécia. Ela ficou conhecida mundialmente por apoiar grandes causas ambientais.

Ela é a líder do movimento ‘Greve das escolas pelo clima’ e motivou vários estudantes de outras comunidades a organizarem protestos semelhantes.

A jovem tem conquistado seu espaço, e com sua força e determinação, conseguiu colocar sua voz para ser ouvida.

Greta é uma inspiração para todas as garotas e mulheres que desejam viver em um mundo em que todas nós possamos ser ouvidas.

4. Nise da Silveira

Se alguém ainda pensa que ciência não é lugar de mulher, a Nise da Silveira tem um recado.

Nise foi uma psiquiatra e cientista brasileira que revolucionou a história da psiquiatria no país. Além disso, ela foi das primeiras mulheres a se formar em medicina no Brasil, ainda em 1926.

A psiquiatra ficou conhecida por ser pioneira nos estudos de Terapia Ocupacional e tratamento de distúrbios psíquicos.

Nise também foi ativista na luta contra os manicômios, tendo dedicado grande parte da sua vida a essa causa.

A importância da psiquiatra nessa luta foi tanta, que sua história serviu de inspiração para o filme “Nise – o Coração da Loucura”.

Ela, sem dúvida, deixou seu legado na ciência e na vida de muitas pessoas.

5. Malala Yousafzai

A última mulher da nossa lista traz uma história de muita batalha. Por lutar para que as meninas do Paquistão tivessem o direito de estudar, Malala Yousafzai sofreu um ataque. Ao sair da escola, a garota foi baleada com três tiros.

Malala é uma ativista que ficou mundialmente conhecida por conta de sua luta em prol dos direitos das meninas paquistanesas.

Sua história como ativista começou quando um grupo do movimento Talibã, que controlava o Paquistão desde 2007, decidiu suspender as aulas que eram ofertadas para garotas.

Malala foi contra essa ordem e continuou indo às aulas. Ela também passou a compartilhar suas experiências em um blog pessoal, o que motivou o trágico ataque do Talibã.

Toda essa história teve um final feliz e Malala passou a ser a pessoa mais jovem a ganhar um Prêmio Nobel da Paz.

E assim como essas, existem diversas mulheres incríveis que nos inspiram todos os dias. Conta pra gente também quem são as mulheres que te inspiram!

Ah, e não se esqueça de se inscrever no canal da Mondaine no YouTube para acompanhar mais conteúdos do Ouse Todo Dia!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *