Do verão ao inverno: como usar cardigan e manter o estilo

Chega mais, fashion girl: será que você sabe como usar cardigan e arrasar em qualquer época do ano? Muito tradicional no universo da moda, essa peça vem sendo utilizada desde a década de 1950, como uma maneira de criar sobreposições e deixar o visual mais “arrumadinho”.

No entanto, foi somente nos últimos anos que tal traje ganhou força total e, agora, já não é difícil encontrá-lo em combinações variadas, como aquelas que usamos para ir ao office ou marcar presença em um programa no fim de semana.

Conhecido por muitos como um simples “casaquinho”, o cardigan ainda pode surgir em diferentes modelos, sempre mudando de cores, recortes e tamanhos. Há, por exemplo, modelitos curtinhos e outros alongados, que ficam belíssimos quando arrematados com cintos e demais elementos próprios para valorizar a silhueta.

E mesmo diante de toooda essa diversidade, vez ou outra, ficamos inseguras na hora de escolher o nosso item e acertar em cheio na produção. Se você faz parte desse time que quer aprender como usar cardigan, pode ficar fria! O post de hoje é 100% dedicado a esse elemento incrível.

Ao longo da leitura, vamos contar quais são as principais opções disponíveis e, de quebra, daremos dicas de ouro para quem está afim de usar e abusar dessa alternativa. Não perca essas dicas sobre como usar cardigan, gatinha!

Afinal, o que é um cardigan?

Sem dúvida, você já deve ter visto por aí um belo cardigan. Ou, até mesmo, usado essa peça em alguns de seus looks diários. Chamado por muitas pessoas como “casaquinho”, esse modelo vem marcando presença há décadas no closet feminino, especialmente, após a sua propagação pela estilista francesa Coco Chanel.

A princípio, o elemento começou a ser usado timidamente pelo público e, de mansinho, mais e mais fashionistas foram abraçando a onda. Nos dias atuais, já é difícil encontrar uma única menina atualizada que não conte com esse traje no guarda-roupa.

A razão para tamanha importância? É uma só: tal vestimenta é hiper prática, pode ser adicionada em variadas composições e consegue conversar bem com todos os estilos, seja você uma pessoa adepta aos looks moderninhos ou românticos.

Outro ponto interessante, é que o modelo funciona muito bem para os dias de meia-estação — quando não está fazendo nem muito frio, nem calor demais, e tudo o que precisamos é de uma roupinha leve e capaz de fornecer todo o conforto e proteção.

E mais! Para ser considerado um verdadeiro cardigan, é preciso que o item seja produzido a partir de lã ou algodão, e contar com alguns botões na sua parte frontal. Detalhe este, que permite a abertura ou fechamento da peça, de acordo com o seu tipo de produção e criatividade.

como usar cardigan

Os modelos de cardigan mais badalados da atualidade

Assim que decidir investir nessa ideia e começar a procurar nas lojas do setor, você encontrará diferentes modelos de cardigan por aí. O mais legal, é que existem opções para TODOS os gostos — basta escolher aquela que melhor conversa com o seu. Espia só!

Longo

Os cardigans longos são extremamente estilosos e capazes de tornar qualquer look de meia-estação mais bacana. Normalmente, essas peças apresentam um comprimento que ultrapassa a altura do joelho, conseguindo cobrir e proteger o corpo como verdadeiras “mantinhas” de frio.

Por se tratar de uma vestimenta grande e, logo, capaz de chamar bastante atenção, o ideal é sempre coordená-la com roupas básicas, neutras e sem muitas estampas, garantindo assim, um resultado harmônico e equilibrado.

como usar cardigan

Curto

Os modelos curtos são mais tradicionais e excelentes para compor produções formais. Eles ficam lindos quando combinados com blusinhas por dentro de um shorts ou calça de alfaiataria, mas também podem ser facilmente coordenados com vestidos alongados, leggings, jeans skinny ou saias lápis.

Na temporada de primavera/verão, prefira ainda recorrer os itens leves e finos, além de usá-los com roupas próprias para deixar uma boa parte de pele à mostra. Fica show!

como usar cardigan

Como usar cardigan? 3 dicas mágicas!

Depois de conhecer as maravilhas proporcionadas por esse elemento, que tal aprender, de uma vez por todas, como usar cardigan e garantir looks babadeiros de segunda a segunda? É só anotar as nossas diquinhas a seguir e fazer bonito!

Dica #1: coordene a peça com jeans

Se a ideia é investir em praticidade e manter o estilo impecável, a melhor saída é combinar o seu cardigan com um bom e velho jeans. No caso dos eventos casuais, as versões de denim destroyed ou com cintura alta são excelentes e ficam in-crí-ve-is quando usadas com casaquinhos curtos.

Para evitar que o look fique “basiquinho demais”, ainda há a possibilidade de investir no truque do “ponto de cor”. Funciona assim: em uma combinação pautada apenas por tonalidades neutras, prefira utilizar um cardigan de tons vibrantes. As opções azuis, vermelhas, amarelas e rosas são ótimas pedidas.

como usar cardigan

Dica #2: para um look fashion, aposte na pantacourt

Recentemente, a calça do tipo pantacourt conquistou o coração das estilosas de plantão. E se engana quem imagina que essa peça deve ser usada somente durante o verão. Muito além disso, tal traje é bastante versátil e fica extremamente chique quando injetado em produções mais pesadas, exatamente como aquelas que montamos com blusas de gola alta + botas ou scarpins.

As calças pautadas por tons de branco e jeans claro ficam excelentes. Para arrematar, acrescente um cardigan alongado, que pode surgir em tonalidades neutras, tons pastéis ou com estampas discretinhas. É uma alternativa valiosa para ser usada tanto no office, quanto fora dele. Só vai!

como usar cardigan

Dica #3: aposte em truques de styling

Existem vários segredinhos que podem ser explorados durante o uso do cardigan. O primeiro deles, é utilizar o modelito por dentro de uma calça de cintura alta, como a mom jeans, criando assim, um visual mais “sequinho”, discreto e com ares vintage. Para acompanhar a proposta, inclua nos pés um mule, mocassim ou oxford de sua preferência.

Há ainda, a possibilidade de vestir um casaquinho e complementar a produção com o uso de um cinto. É só incluir o acessório por cima da roupa e não se esquecer de escolher um cinto de largura fina ou média e que esteja de acordo com as tonalidades do restante da sua combinação.

como usar cardigan

Viu só, gatinha? Após essas dicas, temos certeza que vai ficar fácil aprender como usar cardigan e garantir produções impecáveis em qualquer ocasião.

E como você já virou uma expert no assunto, aproveite para dar aquela espiadinha na loja virtual da Mondaine e garantir relógios capazes de dar um shine extra em cada outfit. Vai ser mara! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *