Mãos ressecadas: como driblar esse problema durante o Inverno?

Mãos ressecadas

Em 2023, o friozinho está com tudo! E, como sempre acontece durante as baixas temperaturas, é normal que o nosso corpo passe por algumas transformações. Entre elas, as mãos ressecadas estão no topo da lista. Inclusive, tal cenário pode se agravar, caso você tenha o costume de limpar a pele utilizando o clássico álcool gel.

Mas, nada de preocupação, bb. Para acabar de vez com esse cenário, a boa notícia é que existem vários truques infalíveis e que podem ser colocados em prática. Tudo começa quando identificamos a origem do problema e, daí em diante, podemos mudar algumas práticas constantes em nossa rotina. Em paralelo, também há a possibilidade de contar com produtinhos exclusivos e que nos ajudam a repor as vitaminas e minerais que a nossa derme tanto precisa.

E aí, quer saber quais são esses segredos? Para te ajudar nessa empreitada, fizemos uma curadoria de respeito e trouxemos para este conteúdo todas as dicas necessárias e que te ajudarão a se livrar das mãos ressecadas. Não fique de fora: acompanhe a leitura e saiba por onde começar.

Quais as causas das mãos ressecadas?

Antes de descobrir os principais segredos para driblar as mãos ressecadas, é importante ter em mente quais são os fatores que contribuem para essa situação. Primeiramente, podemos dizer que a pele possui uma camada externa, responsável pela hidratação e proteção de toda a derme.

Ao longo dos meses de Inverno intenso, essa barreira cutânea acaba sendo prejudicada, especialmente porque as temperaturas mais baixas — e a pouca umidade do ar — causam a perda da água e, consequentemente, a redução dos hidratantes naturais da pele. E aí, gatinha, não tem jeito: toda a região começa a apresentar um ressecamento considerável.

Nessa lista, ainda existem alguns hábitos que podem intensificar o problema, como falamos acima. A higienização frequente das mãos é uma delas — seja com o uso do álcool gel ou sabonetes diversos. Como resultado, o local ficará ressecado e mais suscetível a desenvolver complicações de pele, sendo a dermatite uma delas.

Quais as causas das mãos ressecadas?

E não acaba por aí!

Caso você seja uma pessoa que está sempre em contato com produtos químicos, saiba que esta pode ser mais uma causa das suas mãos ressecadas. Componentes fortes, como a amônia e o álcool, são conhecidos por remover a umidade da cútis, a tornando mais áspera e seca. Aliás, tal hábito, quando realizado a longo prazo, pode irritar a região e causar quadros de vermelhidão e/ou coceira.

Quais as causas das mãos ressecadas?

Como evitar as mãos ressecadas?

Felizmente, existem vários truques que podem ser adotados por quem deseja fugir desse problema. São pequenas mudanças de hábitos, superacessíveis e fáceis de incluir em nosso dia a dia. A seguir, te contamos as principais delas. Anote tu-do!

  • Na hora de ir às compras, prefira investir em sabonetes que tenham a função hidratante;
  • Utilizou álcool gel? Lembre-se de hidratar a pele logo em seguida;
  • Antes de dormir, considere aplicar um pouco de hidratante nas mãos ressecadas. Dessa forma, o produto terá muito mais tempo para agir na derme;
  • Quando fizer faxina, utilize luvas próprias para essa finalidade. Esse cuidado também deve ser considerado ao lavar a louça ou realizar atividades domésticas que exigem o contato com a água e componentes químicos;
  • Se possível, lave as mãos ressecadas somente com sabonetes próprios para o seu tipo de pele. Evitar a água quente demais é mais uma medida que vale a pena testar;
  • Tenha a esfoliação como sua grande amiga. Esse processo, quando realizado a cada 15 dias, é excelente para remover as células mortas da cútis e, com isso, intensificar a absorção dos nutrientes oferecidos pelo seu hidratante. Com isso, ficará mais fácil resgatar a maciez e garantir um viço natural;
  • O uso do protetor solar é essencial para quem tem as mãos ressecadas. Da mesma maneira como acontece com o rosto, o produto deve ser aplicado diariamente, a fim de contribuir para a hidratação e prevenir as manchas causadas pelo sol. Fora isso, tal composição é uma ótima saída para minimizar o envelhecimento precoce.
Como evitar as mãos ressecadas?

Dica de ouro

Ao sair em busca de um bom hidratante para mãos ressecadas, a nossa sugestão é recorrer aos produtinhos que tenham ativos potentes, específicos para essa finalidade. Entre eles, destacamos os silicones, os óleos hidratantes, as ceramidas e a glicerina. Combinado?

Como tratar as mãos ressecadas?

Até aqui, já sabemos quais são as principais causas das mãos ressecadas e, inclusive, alguns hábitos para adotar ao longo dos dias. Entretanto, se a sua pele já ressecou, tudo bem. Nesse caso, existem receitas caseiras que podem ser experimentadas para te ajudar a garantir uma boa hidratação natural da região. Bora conferir quais são elas?

Hidratante caseiro

Em um bowl, misture 1 colher de sopa de óleo, podendo ser azeite, rosa mosqueta ou argan + 1 colher de sopa de vaselina. Mexa bem, até formar uma pastinha. O ideal é aplicar essa composição nas mãos ressecadas, antes de dormir. Ao acordar, lave a região normalmente.

Esfoliante caseiro

Em um bowl, adicione 1 colher de sopa de mel + 1 colher de sopa de aveia em flocos grossos. Mexa bem, até formar uma pastinha. Com tudo pronto, aplique o componente nas mãos ressecadas, espalhando delicadamente. Deixe agir por, em média, 15 minutos. Enxágue na sequência. Esse processo pode ser realizado uma vez por semana.

Esfoliante caseiro

E aí, fashion girl, gostou das nossas dicas exclusivas sobre como acabar de vez com as mãos ressecadas? Agora que você já está por dentro do assunto, não perca tempo: compartilhe este conteúdo com as suas amigas nas redes sociais.

Já para continuar acompanhando outras recomendações como estas, siga as nossas páginas no Instagram e Facebook. A gente vai AMAR te encontrar por lá!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *