Como fazer máscara de tecido: aprenda com o nosso DIY!

mascarasdetecido 1080x635 - Como fazer máscara de tecido: aprenda com o nosso DIY!

Em meio à pandemia da COVID-19, a recomendação dos órgãos de saúde é que a população fique em casa. Ou seja, nada de encontrar amigos ou dar aquele rolê no parque. Contudo, haverá uma hora em que precisaremos colocar o pé para fora de casa, seja para trabalhar ou ir ao supermercado. Nessas situações, o uso da máscara de proteção individual é obrigatório — e, em alguns estados, a falta do acessório ainda pode gerar multas altíssimas. E como não queremos que nenhuma de vocês passe por algo similar, resolvemos ensinar como fazer máscara de tecido.

Para que você se proteja e, de quebra, consiga produzir com as suas próprias mãos peças estilosas, reunimos alguns truques com base nas recomendações do Ministério da Saúde. O mais interessante, é que existe a possibilidade de confeccionar o item com roupas presentes em seu closet e que não apresentam muita utilidade. Caso você prefira, vale adquirir — pela internet — tecidos estampados e capazes de adicionar um shine extra na sua produção.

Se amarrou e quer saber mais? Então, vem com a gente! Abaixo, explicamos tu-di-nho sobre a importância desse elemento e como ele pode ser produzido dentro de casa.

Por que a máscara de tecido é tão importante?

Em todo o mundo, o uso de máscaras está sendo mais do que recomendado pelos governos. No Brasil, o Ministério da Saúde já exige o uso do acessório há algumas semanas — tanto em pessoas saudáveis, quanto aquelas que possuem alguma complicação de saúde.

Mas afinal, por que tal prática é tão importante? É simples: como ainda não há uma vacina ou tratamento para a COVID-19, e sabemos que a doença é transmitida por meio de gotículas no ar, a solução é que os indivíduos protejam as suas mucosas mais expostas: boca e nariz.

Fora isso, é essencial que outras medidas de segurança sejam tomadas. O distanciamento e o isolamento social, além das práticas de higiene, não podem faltar em nossa rotina daqui para frente. Portanto, bb: todo cuidado é pouco!

comofazermascaradetecido11 - Como fazer máscara de tecido: aprenda com o nosso DIY!

Como fazer máscara de tecido em casa?

Agora que sabemos mais sobre a relevância desse item, chegou o momento de aprender como fazer máscara de tecido e se manter protegida em qualquer ocasião. E se você está pensando que esse processo é complicado, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Existem vários métodos DIY para serem colocados em prática — basta escolher aquele mais fácil para os seus dotes manuais.

Antes de começar, uma dica especial. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o melhor caminho é confeccionar peças a partir de “tecido não tecido”, o famoso TNT. Porém, algumas pesquisas também mostram que os modelos em material 100% algodão são tão eficientes quanto. Sendo assim, comece garimpando o seu closet até encontrar algum traje que se encaixe nessas características.

Ainda tem mais: para que o item seja, de fato, eficiente na proteção, é fundamental que ele possua, ao menos, duas camadas de tecido — uma na frente e outra atrás. Com essas informações em mente, você já pode se organizar e mãos à obra!

Opção #1: máscara de tecido sem costura

Para as “marinheiras de primeira viagem”, a sugestão é apostar no método mais simples e prático da atualidade. Nele, você precisará apenas aproveitar um pedaço de tecido de alguma roupa sem uso.

Essa alternativa também é uma das mais indicadas pelo Ministério da Saúde para a população que não tem condições de adquirir um produto confeccionado por lojas ou terceiros. Vamos lá?

Você vai precisar de:

  • uma camiseta ou pedaço de pano em formato retangular;
  • uma tesoura;
  • um pedaço de guardanapo ou papel-toalha.

O passo a passo DIY

  1. corte um pedaço de uma camiseta de acordo com a imagem abaixo;
  2. pegue a folha de papel-toalha ou guardanapo e posicione entre as camadas do tecido;
  3. depois, é só amarrar as pontinhas que sobraram e usar a sua máscara de tecido sempre que sair de casa.

comofazermascaradetecido21 - Como fazer máscara de tecido: aprenda com o nosso DIY!

Opção #2: máscara de tecido com costura

Para quem sabe costurar, é interessante investir na máscara de tecido com costura. Se tudo der certo, você ainda pode aproveitar as suas habilidades e confeccionar modelos para o restante da sua família, mantendo todos em plena segurança. Espia só como é fácil.

Você vai precisar de:

  • tesoura;
  • dois elásticos;
  • agulha e linha de costura/cola para tecido;
  • um pedaço de tecido na medida 20 x 17 cm.

O passo a passo DIY

  1. com o pedaço de tecido, realize três dobrinhas bem no meio. É importante que essa dobradura seja feita em formato de retângulo. Se desejar, utilize um ferro elétrico para marcar o vinco;
  2. nas laterais da máscara, crie o acabamento. Basta dobrar 0,5 centímetros em cada pontinha. Para isso, é possível costurar o tecido, ou também, utilizar uma cola especial para essa finalidade;
  3. por último, fixe os pedaços de elástico no material. A sua máscara precisará ter duas alças para se sustentar bem no rosto. Simples e eficiente!

comofazermascaradetecido4 - Como fazer máscara de tecido: aprenda com o nosso DIY!

Como usar a máscara de tecido?

Quem chegou até aqui, é porque já possui a máscara pronta para jogo. Contudo, para se proteger ainda mais, lembre-se de seguir algumas recomendações de higiene. A primeira delas, é sempre lavar muito bem o acessório ao voltar para casa.

Esse processo pode ser feito com o uso de água sanitária ou água e sabão, mantendo o item de molho por, aproximadamente, 30 minutinhos. Feito isto, deixe o produto secar ao sol ou em um local bem ventilado. Também vale lembrar que esse elemento pode ser usado por, no máximo, duas horas no rosto. Depois desse período, será preciso trocá-la.

O mesmo cuidado deve ser mantido caso a superfície fique úmida por conta da respiração ou saliva. Caso tenha planos de sair de casa por um longo período, procure levar alguns modelos extras na bolsa, além de uma sacolinha de plástico para guardar as máscaras sujas.

Ah, e por último, nada de emprestá-la. A máscara de tecido é de uso pessoal. Isso significa que, cada um deve possuir os seus modelitos exclusivos e higienizá-los separadamente. Anote já!

comofazermascaradetecido5 - Como fazer máscara de tecido: aprenda com o nosso DIY!

Separadas, sim. Sozinhas, jamais! Com essas dicas, esperamos que você aprenda como fazer máscara de tecido e mantenha a sua saúde intacta.

Aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e deixar os amigos atualizados. Se todo mundo fizer a sua parte, sairemos rapidinho dessa situação. #StayHome 💕

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *