Vira e mexe, falamos aqui no blog sobre a importância das plantas. Seja para a nossa alimentação, como também para renovar o décor de um ambiente, as diferentes espécies de vegetais conseguem promover uma série de benefícios — mais bem-estar, disposição e até o combate à ansiedade.
Porém, muita gente ainda não conhece o poder do famoso banho de ervas. Isso mesmo! Milenar, essa prática vem sendo associada a uma série de rituais, presentes em diferentes crenças, e que tem como finalidade renovar completamente a nossa vibe, nos deixando purificadas e prontas para vencer qualquer desafio.
Assim, nesse comecinho de ano, te convidamos a entender mais sobre o assunto e, quem sabe, levar o banho de ervas para a sua rotina. Aproveite para continuar a leitura e conheça as particularidades desse método fantástico. Spoiler: você não vai se arrepender!
Afinal, o que é esse tal banho de ervas?
Para começar, vamos deixar bem claro. As ervas, assim como os seres humanos e os animais, carregam muitas energias em seu interior. Energias que podem ser refletidas diretamente em nosso dia a dia, se mostrando diferentes em cada situação. Logo, o banho de ervas tem o propósito de nos ajudar a equilibrar o campo energético, garantindo uma limpeza completa e afastando de vez as famosas “bad vibes”.
De modo geral, tal método pode ser utilizado para várias finalidades, sabia? Por exemplo, existem pessoas que apostam no banho de ervas para relaxar e afastar os sintomas de ansiedade, angústia e depressão. Já outras, recorrem ao método para atrair boas energias, mantendo o corpo — e a mente — preparados para enfrentar aquelas dificuldades que encontramos ao longo do caminho.
Portanto, podemos dizer que a grande vantagem do banho de ervas é intensificar o nosso poder energético e, a partir daí, ter mais clareza e facilidade para realizar os nossos desejos. Vale lembrar que tais efeitos atuam tanto de forma medicinal, agindo no corpo físico do indivíduo, quanto no plano espiritual.
Os benefícios do banho de ervas
- Equilibra e renova as energias;
- Promove o relaxamento do corpo;
- Ajuda a tranquilizar a mente;
- Colabora para a cura de diferentes complicações de saúde;
- Atrai mais positividade;
- Auxilia na abertura de caminhos;
- Torna a vida pessoal mais harmônica;
- Promove uma vida profissional mais próspera;
- Ajuda no sono e no alívio de dores.
Como escolher as ervas para o banho?
Até aqui, já sabemos o que é e qual a finalidade do banho de ervas. Mas, uma pergunta constante é: quais plantas são as mais indicadas para cada situação?”. Bem, nesse caso, a escolha da erva dependerá, unicamente, do efeito que você deseja obter. Abaixo, te contamos quais são as mais utilizadas e as suas vantagens.
- Alfazema e lavanda: excelentes para promover calma e pureza;
- Arruda: afasta as energias negativas e realiza uma limpeza energética completa;
- Alecrim: melhora o sentimento de apatia e potencializa a socialização. Também é uma ótima saída para tratar os sistemas cardíaco e respiratório;
- Boldo: faz uma limpeza energética incrível, além de facilitar a conexão espiritual;
- Canela: uma boa solução para aumentar a disposição e aumentar o sentimento de amor próprio;
- Cânfora: excelente alternativa para tratar a má digestão e melhorar a circulação do corpo;
- Guiné: uma boa pedida para quem busca por limpeza espiritual;
- Louro: além de harmonizar as energias, é ótimo para atrair prosperidade;
- Manjericão: recomendado para as pessoas que sofrem com o estresse, uma vez que consegue garantir mais equilíbrio mental;
- Melaleuca: possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias. Fora isso, conta com alto poder cicatrizante;
- Rosas brancas: é uma alternativa muito utilizada para realizar a limpeza da mente e do espírito;
- Rosas vermelhas: ajuda a quem deseja alcançar mais amor próprio e a cura emocional.
O sal grosso
Em se tratando dos banhos energéticos, não podemos deixar de citar o sal grosso. Sim! Muitas vezes, esse ingrediente é utilizado para potencializar esse método de limpeza energética, pois é excelente para descarregar. Caso prefira, você pode utilizá-lo antes do banho, em uma etapa de preparação.
Funciona assim: basta esfregar o sal grosso pelo corpo, com a ajuda das mãos ou de uma esponja. É importante passá-lo na barriga, nos ombros, no peito e nas pernas — nunca na região da cabeça. Desse modo, será possível não somente manter as suas energias limpinhas, como também, estimular o seu sistema imunológico. Faça o teste!
Como fazer o banho de ervas?
Outra boa notícia, é que o banho de ervas é muito fácil de ser preparado. Para isso, você só precisará seguir o passo a passo que listamos abaixo. Espia!
- Passo 1: em uma panela, ferva, em média, dois litros de água;
- Passo 2: desligue o fogo. É de extrema importância não ferver as ervas;
- Passo 3: no mesmo recipiente, jogue um pouco da erva escolhida para o seu banho. Aqui, há a possibilidade de escolher uma ou mais opções;
- Passo 4: aguarde até que a infusão aconteça. Se preferir, é possível tampar a panela para acelerar o processo;
- Passo 5: assim que a água atingir uma temperatura agradável para o banho, leve o líquido para o banheiro;
- Passo 6: após lavar o corpo normalmente, desligue o chuveiro e jogue o banho de ervas na altura do pescoço para baixo;
- Passo 7: seque-se com uma toalha, mas procure deixar a pele ainda úmida. Pronto, rapidamente você preparou — e tomou! — o seu banho de ervas.
E aí, bb, gostou de saber mais sobre os benefícios do banho de ervas? Agora, não tem mais desculpa: você já possui todas as informações necessárias para se jogar de vez nesse hábito, garantindo muito mais bem-estar no seu dia a dia.
Se amou as dicas, lembre-se de compartilhar o link nas redes sociais para deixar os seus amigos por dentro do assunto. Você ainda pode curtir as nossas páginas no Facebook e Instagram, onde compartilhamos vários conteúdos exclusivos sobre moda, beleza e lifestyle. Até mais!