Como aliviar a cólica menstrual em 5 passos

Quer saber como aliviar a cólica menstrual? Então, este post é to-di-nho seu. Como sabemos, não é raro encontrar pessoas que sofrem durante esse período. E, apesar de os sintomas serem temporários, a verdade é que os seus efeitos podem, sim, causar vários incômodos em nosso dia a dia — e as dores abdominais estão nessa lista.

Uma vez que a cólica surge, boa parte das mulheres perde a sua força, precisando passar longas horas deitadas. Mas, vamos abrir o jogo? Não é sempre que podemos repousar completamente e, por isso, a melhor saída é encontrar soluções capazes de reduzir os efeitos da menstruação.

Pensando nisso, e para te ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas de ouro e comprovadamente eficientes para fazer com que os seus incômodos sejam cada vez menores. Para descobrir quais são elas, acompanhe o nosso conteúdo e anote as recomendações!

Como aliviar a cólica menstrual? 5 dicas!

Felizmente, existem vários métodos eficazes para dizer adeus às cólicas menstruais. Abaixo, listamos os principais deles. Espia só!

1. Experimente as bolsas de água quente

Podemos dizer que as cólicas aparecem a partir de contrações que acontecem no útero. Assim, os seus efeitos podem ser aliviados com o uso de alguns recursos simples, sendo a bolsa de água quente um deles.

Explicamos: com as altas temperaturas, os vasos da região acabam se dilatando e, consequentemente, todo o fluxo sanguíneo se intensifica. Em paralelo, os efeitos das chamadas prostaglandinas também são reduzidos, diminuindo consideravelmente os incômodos no local.

Entretanto, não acaba por aí. O calor é um fenômeno capaz de estimular a endorfina — hormônio da felicidade e do bem-estar. Com isso, as bolsas de água quente são excelentes para tranquilizar o útero, promovendo uma sensação de acolhimento e tranquilidade.

Como aliviar a cólica menstrual? 5 dicas!

2. Realize massagens no local

Além da bolsa de água quente, o ato de massagear a região é excelente para ajudar a “soltar” a musculatura. Fora isso, tal prática é ótima para ativar a circulação do sangue, minimizando — e tanto! — as contrações do útero.

Sendo assim, a recomendação é realizar massagens na área do abdômen, sempre investindo em movimentos leves e delicados. Outra indicação bacana é aplicar essas técnicas em diferentes regiões do corpo, como a lombar e os pés.

Na hora da massagem, tente ficar em uma posição que garanta conforto e que torne o relaxamento mais fácil. Dessa maneira, é possível intensificar os resultados do processo e, obviamente, ter muito mais bem-estar durante o período menstrual.

Como aliviar a cólica menstrual? 5 dicas!

3. Capriche na alimentação

Acredite ou não, mas a alimentação possui uma grande influência na intensidade da cólica menstrual. Por essas e outras, é de extrema importância evitar alimentos específicos, como aqueles capazes de estimular a fabricação das prostaglandinas.

Quais são eles? De modo geral, as refeições com alta concentração de gordura, focando nas frituras. Em contrapartida, os itens ricos em sódio, cafeína, álcool e carne vermelha também devem ser deixados de lado durante o período.

Em contrapartida, prefira seguir com uma dieta mais saudável e equilibrada, preferencialmente composta por alimentos que apresentem ação anti-inflamatória. As nossas sugestões são a banana, a soga, o salmão e a abobrinha.

Ao tomar essa atitude, os seus músculos terão mais facilidade para relaxar e, logo, as dores serão mais leves. Aqui, considere ainda consumir bastante líquido, como a água mineral, os chás e os sucos naturais.

Como aliviar a cólica menstrual? 5 dicas!

4. Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos é indicada em inúmeras ocasiões, uma vez que esse hábito faz muito bem, tanto para a nossa saúde mental, quanto física. Aliás, durante o período menstrual, essas tais atividades são ainda mais indicadas, pois ajudam na liberação de endorfinas, diminuindo as dores nos músculos.

No decorrer dessa época, é normal que muitas mulheres prefiram ficar isoladas, quietinhas e deitadas. Contudo, tenha em mente que um dos principais truques para aprender como aliviar a cólica menstrual é manter o corpo em movimento.

Dito isto, caso os incômodos estejam fortes demais, uma solução é apostar em exercícios sutis, como os alongamentos e a ioga. Você ainda pode fazer pequenas caminhadas, pedalar em um parque ou investir em qualquer outro exercício que promova conforto. Para experimentar já!

Como aliviar a cólica menstrual? 5 dicas!

5. Repouse em posições estratégicas

Na hora do descanso, existem certas posições que podem te auxiliar a minimizar as dores abdominais causadas pela cólica menstrual. Para isso, tente:

  • deitar-se de lado, mantendo as pernas dobradas. Essa é a famosa posição fetal;
  • deitar-se com o abdômen para cima. Aproveite para dobrar as pernas e abraçá-las, fazendo com que os seus joelhos fiquem perto do peito;
  • ajoelhar-se. Fique sentada sobre os calcanhares, deixando o corpo inclinado para a frente. Também é bacana esticar os braços em direção ao chão.

Ponto de atenção!

Quando sentimos dor, é comum sairmos em busca de medicamentos capazes de aliviar os incômodos. Hoje em dia, inclusive, existem inúmeros remédios que podem ser encontrados nas farmácias, sem que seja necessário apresentar uma receita médica.

Contudo, na maioria dos casos, a automedicação pode não ser uma boa saída, ainda mais, porque você correrá o risco de ingerir algum componente não tão eficiente para essa finalidade. O segundo ponto é que, em certas ocasiões, o problema pode ser originário de doenças mais sérias, como ocorre com a endometriose.

Consequentemente, o melhor caminho é procurar um acompanhamento médico, seja com um endocrinologista ou ginecologista. Somente um profissional capacitado conseguirá entender o seu quadro clínico e, a partir disso, indicar as orientações corretas. Combinado?

Como aliviar a cólica menstrual? 5 dicas!

E aí, gostou de descobrir alguns truques sobre como aliviar a cólica menstrual? Agora, não perca tempo: compartilhe este post nas redes sociais e faça com que as suas amigas também fiquem por dentro do assunto. Com certeza, elas vão amar conferir essas informações. A gente se vê na próxima!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *