Fios quebradiços? Sem vida? Com aspecto opaco e pesado demais? Muita calma nessa hora, bb! Atualmente, o cronograma capilar é a melhor solução para as fashionistas que desejam renovar as madeixas de um modo prático e — super! — eficiente. Isso porque esse tratamento completo ajuda a nutrir, hidratar e reconstruir o cabelo. Como resultado, o seu visual ficará muito mais saudável, fortalecido e pronto para “o que der e vier”.
Porém, ao pesquisar na internet é provável que você encontre uma série de “receitas de cronograma capilar” já pré-definidas. Ou seja, soluções desenvolvidas para o seu tipo de fio, mas de um modo bem genérico. Assim, a saída ideal é fazer uma análise minuciosa, observando todas as características da sua estrutura capilar, a fim de identificar o que, de fato, deve ser feito para alcançar um efeito ainda melhor.
É claro que estamos mais do que preparadas para te ajudar nessa missão, gatinha. Por isso, vamos te contar todo o passo a passo do cronograma capilar para que você invista no autoconhecimento e recorra aos cuidados realmente necessários. Bora lá!
Entenda como funciona o cronograma capilar
Antes de tudo, queremos explicar rapidinho como o cronograma capilar funciona. De modo geral, o processo acontece por etapas e com duração de um mês. Nesse tempo, você precisará intercalar tratamentos diferenciados e indicados para as necessidades de suas madeixas. Como foi dito anteriormente, existem três opções:
-
a nutrição;
-
a reconstrução.
Contudo, e diferentemente do que se acredita, não é sempre que uma pessoa precisará investir em tooodos esses tratamentos de uma só vez. Muitas vezes, apenas uma ou outra opção já será suficiente para revigorar o seu look e promover o efeito tão sonhado.
Quem pode fazer o cronograma capilar
Caso você esteja com planos de realizar o cronograma capilar em casa ou no salão de beleza é necessário que os seus fios estejam danificados. Em geral, isso acontece com os cabelos que acabaram de passar por um procedimento químico, como alisamento e descoloração.
As meninas crespas e cacheadas também costumam apostar em peso nesse cuidado. Isso porque, esse tipo de fio tende a ficar fragilizado com mais facilidade, carecendo de nutrientes próprios para a sua saúde e bom desempenho.
A parte boa? Logo na primeira semana já será possível notar as primeiras mudanças em suas madeixas. Nesse momento, o seu visual ficará bem mais hidratado, com aspecto macio e aquele brilho que tanto amamos. Tudo de bom!
Faça o teste de porosidade para conhecer o seu fio
Sabendo o que é o cronograma capilar e os seus diferenciais, você já pode começar a se preparar para o procedimento. Para não errar, o ideal é começar pelo chamado teste de porosidade — técnica que identifica se os fios estão saudáveis ou não. Como realizá-lo? É super, hiper, mega, ultra simples!
-
Encha um copo com água;
-
Em seguida, coloque uma mecha de cabelo dentro;
-
Espere 10 minutos;
-
Analise se os fios afundam, se eles ficam no meio do copo ou se começam a boiar.
Caso a sua madeixa afunde, é um indicativo de porosidade alta. Isso quer dizer que as suas cutículas estão mais abertas, o que facilita a absorção de água e, ao mesmo tempo, promove a perda de nutrientes.
Os fios estão boiando? É sinal de que as cutículas se fecharam, dificultando a absorção de vitaminas e minerais. Já se eles ficarem no meio do copo, é sinônimo de que o seu cabelo está saudável e recebendo os cuidados ideais.
Confira a ordem de cada etapa de tratamento
Assim que tiver em mente as características do seu cabelo, você poderá passar para a próxima etapa: identificar a ordem dos cuidados.
De modo geral, a indicação é que os fios recebam a hidratação primeiro. O motivo é um só: esse tratamento é ideal para repor a água perdida pela estrutura capilar. Com a quantidade de água certa, ficará muito mais fácil — e eficiente — promover a absorção correta dos nutrientes, como as proteínas e os lipídios.
No entanto, isso não é uma regra universal. Madeixas muito hidratadas — como as que ficam no meio do copo — devem partir diretamente para as próximas fases de tratamento. Do contrário, é provável que você deixe os seus fios muito pesados e sobrecarregados, prejudicando o processo de nutrição e reconstrução.
Realize mais um teste para ter certeza
Ainda insegura? Existe outro segredinho que pode ser praticado para garantir a sequência certeira de tratamentos capilares. Esse é o caso do teste básico, conhecido por muitas fashionistas como “teste de toque”.
O mais comum é que os fios bem hidratados não tenham o toque áspero e, tampouco, apresentem frizz. Mas, isso não significa que eles não estejam internamente danificados e precisando de tratamentos extras.
Para saber, você pode puxar um fio pela sua pontinha. Ele quebrou fácil? Ficou elástico? Então, significa que será preciso nutrir ou reconstruir.
Dicas rápidas para potencializar o seu cronograma capilar
-
Para as meninas de cabelos finos ou lisos, a melhor saída é realizar um cronograma capilar com óleo na fase da nutrição. Por outro lado, se você não quer fazer com que o visual fique oleoso demais, prefira aplicar as máscaras de tratamento. No mercado, é possível encontrar versões formuladas com óleo de coco, óleo de argan e óleo de abacate. Tais opções tendem a ser mais leves do que os óleos concentrados;
-
Ao realizar a reconstrução, não deixe de investir na boa e velha queratina. O componente é excelente para fios profundamente danificados, ajudando a reestruturá-los de modo integral;
-
Crespas e cacheadas podem se jogar na umectação. Realizada com óleo capilar, devidamente aplicado em toda a extensão dos fios, essa técnica ajuda a adicionar mais brilho e maciez ao visual.
Como vimos ao longo da leitura, o cronograma capilar é um procedimento extremamente eficaz e ideal para devolver 100% de saúde às madeixas.
E você, lindeza, já investiu nessa ideia e tem mais dicas para dividir com a gente? Deixe um comentário abaixo! Vamos AMAR te conhecer melhor! 😍