Visagismo: qual a sua importância para o look? Contamos já!

Alô, gatinha: o post de hoje é especial sobre visagismo! Quem nunca bateu o olho em uma atriz de cinema, cantora ou qualquer diva do mundo pop e cogitou: “quero ter o cabelo igual ao dela”? Muitas pessoas costumam seguir esse pensamento e, por vezes, vão até o cabeleireiro e tentam imitar o penteado.

Porém, é difícil que o resultado fique bacana. Isso ocorre por conta de inúmeros fatores, seja o formato do rosto, as suas características ósseas ou qualquer outro detalhe presente na face do indivíduo.

Aí, colega, não tem jeito — a melhor solução para acertar em cheio na produção é recorrer ao tal do visagismo. Muito utilizado por cabeleireiros e profissionais de beleza, esse truque ajuda a manter a aparência impecável e fazer com que você brilhe em qualquer ocasião. E caso nunca tenha ouvido falar sobre o assunto, chegou o momento de descobrir mais a respeito do tema e começar a aproveitá-lo ao máximo.

É por isso que estamos aqui. Como uma forma de deixar as nossas leitoras ligadíssimas nas atualidades, trouxemos um compilado de informações interessantes. Continue acompanhando com a gente, anote as dicas e arrase com os seus cortes dos sonhos!

Afinal, o que é visagismo, hein?

Hoje em dia, o termo visagismo é bastante conhecido, não só no Brasil, como em vários países. E o que pouca gente sabe, é que essa técnica foi criada ainda na década de 1930, pelo cabeleireiro e maquiador francês, Fernand Aubry.

De lá para cá, muitos profissionais também foram se inspirando no conceito e levando tal proposta para os seus trabalhos em salões de beleza — mas foi somente em 2002 que o assunto se tornou famoso e, de fato, popular em vários cantos do globo. Tudo isso, graças ao artista plástico Philip Hallawell, escritor do livro “Visagismo: Harmonia e Estética”, que conta tudo a respeito dessa modalidade e os seus benefícios.

Mas, diz aí: você sabe o que significa o tal do visagismo? O termo, vindo do francês, quer dizer visagisme, que é uma derivação de “visage”. E o seu significado, nada mais é, do que “rosto”.

Em outras palavras, o conceito serve para cuidar da harmonização da nossa face, sempre considerando as características pessoais de cada indivíduo e como elas podem ser trabalhadas para que a sua beleza seja 100% realçada. Bem inspirador!

Ainda tem mais!

Para colocar essa técnica em prática, os profissionais devem utilizar diversos recursos visuais, que vão desde a maquiagem e o corte de cabelo, até o penteado e a coloração dos looks. Juntos, esses elementos são excelentes para deixar a identidade em evidência e manter cada produção de acordo com o seu lifestyle.

visagismo

Como usar o visagismo no dia a dia?

É provável que você já tenha ouvido por aí “uma imagem diz mais do que mil palavras”. Se tratando do visagismo, essa máxima faz ainda mais sentido. Ao investir na técnica, há a possibilidade de aproveitar inúmeros benefícios, fazendo com que a sua autoestima e bem-estar vão parar lá nos céus.

A parte boa, é que tal conceito ainda pode ser aplicado facilmente em seu dia a dia. Basta se aprofundar no assunto e descobrir quais detalhes devem ser analisados ao montar uma produção, escolher aquela make bapho ou, até mesmo, ir ao salão de beleza para cortar as madeixas.

O método mais simples é identificar o seu tipo de rosto e, partindo desse quesito, definir os cortes mais indicados para o seu perfil. Bora conhecer os principais!

Para meninas com o rosto oval

Pessoas que possuem o formato do rosto oval podem aproveitar inúmeros cortes de cabelo — dos longos, até os mais curtinhos. Também há a possibilidade de investir na clássica franja, desde que seja do seu gosto.

Caso queira dar um toque extra de charme e, de quebra, manter o visual atualizadíssimo, a melhor saída é evitar os recortes retos demais. Em vez disso, as opções certeiras são as desconectadas ou desfiadas, que conseguem garantir mais movimento e fluidez.

visagismo

Para meninas com o rosto redondo

Você possui o rosto redondinho? Tudo bem, gata! Nesse caso, procure evitar os cortes que dão volume, preferindo os mais discretos e “compactos”. Outro ponto interessante, é manter a parte superior dos fios mais carregados, enquanto as laterais podem surgir em desfiados diversos.

Já em relação aos modelos com franjas, saiba que está liberadíssimo! Para harmonizar, deixe o comprimento das madeixas um pouquinho abaixo dos ombro e, se possível, assimétrico. O resultado será certeiro!

VISAGISMO

Para meninas com o rosto triangular

Existem muitas mulheres por aí que possuem o rosto triangular. E caso você faça parte desse time, temos uma boa recomendação. Aqui, os cortes de diferentes comprimentos são super válidos, podendo surgir em versões médias, longas ou curtinhas.

Por outro lado, e como uma maneira de equilibrar as suas características, considere investir nos cortes assimétricos — ainda mais, se o seu cabelão for crespo ou cacheado. As franjas também conseguem aparecer em variadas formas, sendo as retas ou longas e desfiadas as principais pedidas.

visagismo

Para meninas com o rosto quadrado

Por fim, temos as pessoas que possuem o rosto quadrado. Para elas, a sugestão é apostar sem medo no modelo chanel, que é atemporal e extremamente feminino. Caso prefira uma opção diferente, invista em alternativas alongadas, com franjas também longas e em camadas. Experimente!

visagismo

O que cada corte de cabelo consegue transmitir?

Assim que escolher o design que mais se encaixa com o seu perfil, o que acha de entender a mensagem que cada um deles consegue transmitir? Espia!

  • cabelos com linhas retas e verticais: são ótimos para transmitir estrutura;
  • cabelos com linhas horizontais e retas: conseguem causar a impressão de estabilidade;
  • cabelos com linhas inclinadas para dentro: transparecem dinamismo e introversão;
  • cabelos com linhas inclinadas para fora: transparecem extroversão;
  • cabelos com cachos: emoção à flor da pele; 
  • cabelos encaracolados: remetem ao universo lúdico. São ótimos para quem deseja manter o visual jovem.

Como foi possível notar ao longo do post, o visagismo é uma técnica pra lá de eficiente e que conseguirá promover milagres nas suas composições diárias.

Se você curtiu a leitura e deseja que as suas amigas também se atualizem nessa onda, não pense duas vezes e compartilhe agora mesmo essas dicas em suas redes sociais. Elas vão AMAR ir ao salão e arrasar na produção! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *