Tudo sobre os óleos essenciais: o que são, benefícios e como usar!

oleosessenciais1 1 1080x635 - Tudo sobre os óleos essenciais: o que são, benefícios e como usar!

A cada dia, é cada vez mais comum encontrar pessoas buscando soluções 100% naturais, a fim de obter mais saúde e bem-estar em sua vida diária, ou seja, os famosos “segredinhos naturebas” como os óleos essenciais.

Favoritos entre as antenadas de plantão, os óleos essenciais são fáceis de encontrar e vêm sendo disponibilizados em variadas essências — indo desde a lavanda, até o cedro e a laranja. Inclusive, quem experimenta essas belezinhas pela primeira vez, diz se apaixonar. Mas afinal, qual é o poder dos óleos essenciais? Qualquer pessoa pode usá-los no dia a dia?

Pensando em te ajudar a entender melhor sobre o assunto, produzimos um conteúdo completinho a respeito do tema. Se você, assim como nós, também se amarra nesse tipo de novidade, não desgruda daí. Continue acompanhando com a gente e explore o universo da aromaterapia de um jeito mais descomplicado. Vem!

Os óleos essenciais de A a Z

Bom, o primeiro passo é entender tudo sobre os tais dos óleos essenciais. Além de terem um cheirinho muito bom, essas substâncias poderosas são extraídas das plantas e armazenadas em pequenos vidrinhos. Em outras palavras, estamos falando de um componente 100% de origem vegetal.

Extremamente potente, o óleo natural apresenta uma grande concentração dos principais ativos encontrados em uma planta.

Dessa forma, eles servem para driblar diversos incômodos presentes em nossa vida, sendo eles: o estresse; a ansiedade; problemas de pele; insônia; dificuldade em se concentrar; falta de energia; entre outros.

E mais! Dependendo das essências escolhidas, existe a possibilidade de aproveitar os mais variados efeitos. Mais calma e tranquilidade, foco e concentração e, até mesmo, aqueles que promovem ação bactericida e de limpeza. Demais, né?

Olha a curiosidade

Os óleos essenciais são obtidos mediante diversas técnicas de extração. Entre elas, a destilação e a prensagem a frio. Existem também inúmeras fontes dessas substâncias, sendo as raízes, folhas, flores, frutos e sementes as principais.

oleosessenciais1 - Tudo sobre os óleos essenciais: o que são, benefícios e como usar!

Benefícios dos óleos essenciais

Ao fazer parte da rotina do usuário, essas fantásticas substâncias conseguem oferecer inúmeros benefícios — tanto em relação ao seu lado emocional, quanto ao bem-estar físico, sendo uma grande vertente da aromaterapia. Conheça os principais pontos positivos:

  • promove uma sensação agradável;
  • diminui diferentes dores pelo corpo;
  • minimiza os sintomas de muitas doenças;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • pode ser utilizado como cosmético.

oleosessenciais2 - Tudo sobre os óleos essenciais: o que são, benefícios e como usar!

Os óleos essenciais em uma rotina de beleza

No segmento da aromaterapia — terapia baseada nos aromas —, os óleos essenciais já são bem conhecidos. Entretanto, além de proporcionarem os benefícios citados no tópico anterior, essas substâncias vêm sendo amplamente exploradas pelas mulheres vaidosas e que AMAM uma rotina de skincare.

Acredite se quiser: essas belezinhas ainda conseguem atuar como grandes aliadas na hora de manter os cuidados com a pele — e cabelos! — em dia.

Passo a passo para usar os óleos essenciais

Vem aí a parte boa: os óleos essenciais podem ser tranquilamente aplicados no corpo. Nesse caso, o ideal é investir em versões que contenham ação antifúngica, bactericida e melhorem a imunidade. As opções de limão siliciano, lavanda, cravo, melaleuca e alecrim cumprem bem essas funções.

De qualquer forma, existe uma proporção bastante indicada pelos especialistas para que você use e abuse dessa misturinha. Anota aí:

  • para cada 2 colheres de creme neutro, adicione 1 gotinha de melaleuca + 1 gotinha de alecrim +
  • 1 gotinha do óleo essencial que desejar.

Fácil de fazer, essa receita pode ser aproveitada como hidratante de corpo e mãos, contribuindo para a higienização da pele e melhorando toda a imunidade da cútis. Super!

A sua ideia é obter um mix de substâncias ideal para tranquilizar a cútis? Tudo bem! Assim, existe outra possibilidade pra lá de interessante para testar:

  • para cada 6 ml de creme ou gel neutro, adicione 1 gotinha de lavanda + 1 gotinha de laranja + 1 gotinha de erva doce.

O combo sempre deve ser aplicado após o banho, com a pele ainda molhada. Ou então, antes de dormir, uma vez que te ajudará a relaxar e ter uma noite de sono perfeita.

oleosessenciais3 - Tudo sobre os óleos essenciais: o que são, benefícios e como usar!

O uso dos óleos essenciais no cabelo

Para usar os óleos essenciais no cabelo, não tem muito mistério. Normalmente, esses componentes são utilizados para combater a queda capilar, principalmente, naqueles períodos de estresse intenso.

Ao aplicar as substâncias no couro cabeludo, será possível fortalecer a região e, consequentemente, os fios, promovendo a oxigenação completa do bulbo e fazendo com que as suas madeixas cresçam mais nutridas. O blend para um bom resultado é:

  • 6 ml de jojoba + 1 gotinha de óleo essencial de alecrim + 1 gotinha de cedro;
  • Misture bem e aplique a composição nos fios ainda secos, mas limpos.

Sugestões de óleos essenciais para testar

  • para boas noites de sono: erva doce, lavanda, camomila e laranja;
  • para diminuir o cansaço nos pés e pernas: lavanda e alecrim;
  • para tratar cravos e espinhas: lemon grass e melaleuca;
  • para manter a cútis hidratada: rosa, ylang ylang, palmarosa;
  • para relaxar o couro cabeludo: erva doce e lavanda;
  • para combater a intoxicação alimentar e colesterol: bergamota;
  • para tratar inflamações: olíbano, limão, hortelã, camomila;

Cuidados básicos

Antes mesmo de levar os óleos essenciais para a sua rotina de beleza, é preciso ficar de olho.

A dica é garantir que a substância escolhida seja totalmente pura. Na hora de aplicar o componente sobre a pele, também é preciso misturar a essência com fórmulas de bases neutras, sendo os géis e cremes naturais excelentes para essa finalidade.

Aqui, você precisará fugir das composições que apresentem óleo mineral ou silicone, pois essas versões impedem que a pele absorva corretamente o óleo essencial, não fornecendo o efeito desejado. Não se esqueça!

oleosessenciais4 - Tudo sobre os óleos essenciais: o que são, benefícios e como usar!

Como vimos, os óleos essenciais são excelentes para quem está em busca de mais saúde, bem-estar e beleza. E aí, se amarrou em conhecer mais sobre essa febre do universo wellness? Ainda possui alguma dúvida a respeito do assunto?

Aproveite para deixar o seu comentário aqui embaixo. Logo, logo, a gente te responde. Até mais!

banner blog ecommerce 960x120px INFERIOR - Tudo sobre os óleos essenciais: o que são, benefícios e como usar!
Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.