Como usar roupa oversized e arrasar de segunda a segunda?

 A roupa oversized tem dado o que falar! E, caso você ainda não tenha abraçado essa trend, chegou a hora de explorá-la a fundo. Com uma pegada urbana e superdescolada, a proposta ganhou espaço garantido nas passarelas e, recentemente, também invadiu o street style. 

Agora, marcas de todo o mundo já abraçaram a estética e vêm influenciando os seus consumidores a renovarem o visual. Mas, nada de torcer o nariz, viu? Com “jeitinho” e cuidado, é possível fazer com que essas produções tenham um excelente caimento e, até mesmo, valorizem a sua silhueta. 

É exatamente a respeito disso que vamos falar hoje, gatinha. Para entender tudo sobre a febre e acompanhar as novidades do universo fashion, não saia daí. Anote as nossas dicas e aprenda a incorporar de vez a moda oversized. 

O que é essa tal de “roupa oversized”?

No Instagram e nas revistas de moda, todo mundo está falando sobre a tendência da roupa oversized. Mas afinal, em que consiste essa febre? 

A gente te conta já: basicamente, tudo teve início com a estilista Coco Chanel, ainda na década de 1920. Naquela época, a francesa teve a brilhante ideia de levar elementos típicos do closet masculino para o dia a dia das mulheres. 

Obviamente, essa atitude causou muita estranheza, mas, em paralelo, boa parte do público feminino adorou a ideia. Foi aí, que itens como calças e camisas sociais passaram a ser usadas e abusadas pelas consumidoras. 

Mais tarde, nas décadas de 1980 e 1990, a proposta da roupa oversized foi vista mais uma vez nas ruas. Neste momento, porém, os trajes surgiram em um visual ainda mais exagerado, apresentando ombreiras, modelagens longas e, até mesmo, pautadas por tons fortíssimos. 

Como usar roupa oversized

A roupa oversized hoje

E, como sempre falamos por aqui, tudo o que um dia fez sucesso no universo fashion, provavelmente, voltará. Por isso, desde 2019 o conceito da roupa oversized tem sido visto em peso entre as fashionistas. 

O motivo? Nos últimos anos, as pessoas estão preferindo utilizar looks mais confortáveis, larguinhos no corpo e que facilitem o movimento. Aliás, com o aparecimento da pandemia, causada pela Covid-19 e a necessidade de ficar mais tempo dentro de casa, essa procura foi intensificada. 

Hoje, as vestimentas com shape extra large se tornaram protagonistas e obrigatórias do armário feminino. Seja para marcar presença no office ou curtir passeios casuais, esses visuais estão firmes por aí, conquistando adeptos na gringa e em terrinhas brasileiras. Demais!

Um diferencial de empoderamento 

Um fato curioso a respeito da roupa oversized, é que essas peças também são vistas como uma forte ferramenta de empoderamento feminino. Explicamos: ao utilizar looks mais largos, automaticamente, as mulheres estão priorizando o seu conforto e liberdade de movimento. 

Assim, essa é uma excelente maneira de quebrar estereótipos de que o público feminino deve sempre vestir trajes justinhos, prontos para realçar as curvas e promover uma aparência sensual. 

Como usar roupa oversized

Quais são as características da roupa oversized?

Bom, até aqui já falamos um pouquinho sobre a história da roupa oversized. Porém, e na prática, como esse conceito se aplica? 

Traduzido do inglês, “oversized” quer dizer “grande demais” e, em resumo, essas roupas consistem em peças desenvolvidas a partir de uma modelagem mais ampla. Ou seja, você não utilizará itens em uma numeração maior, mas sim, com um recorte alongado e que apresente excelente caimento. 

Inicialmente, essa proposta era fortemente vista nas jaquetas jeans — um item contemporâneo, urbano e típico do street style. Entretanto, e com a alta procura pelos consumidores, a ideia começou a ser aplicada em outros elementos do vestuário. Camisas de alfaiataria, blazers, calças sociais, coletes e até t-shirts estão entrando na brincadeira. Em outras palavras, há opções para todos os estilos!

As principais peças da moda oversized 

  • Calça com recorte boyfriend; 
  • Blazer alongado e com ombreiras; 
  • Camisa social ampla; 
  • Moletons
  • Jaqueta jeans;
  • Casacos de inverno; 
  • T-shirts grandes.
Como usar roupa oversized

A roupa oversized no dia a dia: como usar e arrasar?

Apesar de estar cada vez mais disseminada no street style, a roupa oversized ainda causa dúvida em muitas pessoas. Entre os grandes questionamentos, boa parte das fashionistas se perguntam: “como acertar nesse tipo de composição?” Ou então, “é possível abraçar a moda oversized sem transmitir uma impressão de desleixo?”. 

Felizmente, essa tendência é superdemocrática e pode ser aproveitada de mil e uma maneiras. A seguir, listamos algumas dicas especiais para te ajudar na empreitada. 

Tecidos 

Ao escolher as suas peças oversized, é muito importante optar pelos tecidos certos. Se você deseja ter autonomia nos movimentos e muito mais praticidade ao longo do dia a dia, prefira as versões confeccionadas a partir de materiais levinhos e fluidos. O linho, a seda, o algodão e a viscose estão no topo da lista.

Truques de styling 

Ficou com a impressão de que a roupa oversized deixou o seu visual “largado” demais? Tudo bem! Como solução para garantir um ar feminino no look, basta praticar alguns segredinhos simples. Um deles é adicionar um cinto por cima de um blazer ou camisa — fazendo com que a sua cintura fique bem marcadinha. 

Também existe a possibilidade de utilizar casacos alongados e, na parte de baixo, incluir apenas um cropped. Com a pele à mostra, a sua combinação ficará sexy e confortável na medida certa.

Como usar roupa oversized

Proporções

Quem ainda não está familiarizada com o uso da roupa oversized, pode levar a tendência aos poucos para uma produção. Aqui, a dica é coordenar peças mais amplas com outras justinhas ao corpo — técnica que promove um resultado equilibrado e ideal para o dia a dia. Confira as nossas recomendações: 

  • Camisa de alfaiataria oversized + biker short coladinha; 
  • Calça pantalona oversized + body; 
  • Blazer oversized + jeans skinny; 
  • Vestido oversized de mangas bufantes + cropped em sobreposição.
Como usar roupa oversized

E então, o que achou de explorar o hit da roupa oversized? Após essas dicas, você já está convencida de que esse tipo de produção é uma boa saída para o dia a dia? Deixe um comentário abaixo e divida a sua opinião com a gente! 

Lembre-se também de compartilhar o link do post nas redes sociais para que as suas amigas acompanhem TUDO o que rola de melhor no mundo da moda. Temos certeza de que elas vão pirar com esses conteúdos. A gente se vê em breve!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *