Pet lover: como adotar um animal com consciência?

Pet lover: como adotar um animal com consciência? - Mulher com dois filhotes

Desde 2020, e devido ao isolamento social, uma parcela maior da população está passando um bom tempo #EmCasa. Cenário este, que vem motivando muitos moradores a considerarem a ideia de criar um pet, como forma de ter uma boa companhia e muito mais diversão. Porém, não basta sair por aí procurando bichinhos sem, antes, planejar muito bem essa ação. Daqui para frente, é preciso saber como adotar um animal com consciência, considerando as suas limitações e as necessidades do peludinho.

Assim, muito além da sua vontade, existem diversas responsabilidades que devem ser consideradas. Inclusive, é sempre bom lembrar que, de acordo com o Art. 32 da Lei nº 9.605, as práticas de maus-tratos, abuso ou ferimentos de animais podem resultar em uma pena de três meses a um ano de detenção. Ou seja, não é brincadeira, bb!

Mas, será que você sabe como dar o primeiro passo para uma atitude responsável e que, a curto prazo, pode render momentos incríveis de amor e companheirismo? Para descobrir, continue com a gente nesta leitura e anote algumas dicas babadeiras.

 

Por que adotar e não comprar?

Cachorro, gato, coelho, hamster, aves e até peixes: todos esses animais são seres vivos. Logo, a palavra “comprar” pode parecer muito estranha quando decidimos levar uma dessas belezinhas para o nosso lar. Até porque, não estamos falando de uma mercadoria, mas sim, de uma vida que irá proporcionar inúmeras alegrias ao longo dos anos.

Porém, o problema não se limita ao termo. Muito além disso, existem diversas razões para que você adote, em vez de pagar (caro!) por um bicho de estimação. Abaixo, te contamos quais são elas.

 

Muitos abandonos

Se, de um lado, há muitas pessoas adotando pets, do outro, o abandono está cada vez maior — como já mostraram diversos órgãos, sendo eles a SafeNet Brasil e o Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Normalmente, esses bichinhos são descartados por seus tutores ou criadores, seja porque já estão velhos, doentes ou “dando gastos demais”. Assim, as ruas estão ainda mais repletas de cães e gatos sem lar, vulneráveis à agressões e até passando fome.

 

O problema dos criadores

Há também, um cenário problemático envolvendo os criadores de animais de raça. Basicamente, eles “fabricam” os bichinhos, oferecendo um tratamento extremamente cruel às mães dos filhotes.

Nesses ambientes, as fêmeas, também chamadas de “matrizes”, têm uma única função em vida: procriar. Quanto mais filhotinhos elas parirem, mais lucro para o criador. Com isso, esses seres não somente são negligenciados, como também, passam por diversos maus tratos e até complicações de saúde.

O mesmo vale para os bebês que nascem com algum tipo de deficiência — muitas vezes, eles também são abandonados ou até sacrificados. Bem triste!

comoadotarumanimalcomconsciencia1 1 - Pet lover: como adotar um animal com consciência?

Casal com um Golden Retrive, um gatinho

Quais os principais benefícios ao adotar um pet?

Quando optamos por adotar um animal com consciência, conseguimos aproveitar inúmeras vantagens. Te contamos já quais são elas!

  • você ajudará um animal que foi descartado e está desamparado, dando a ele um lar e amor de sobra;

  • é uma atitude sinônimo de altruísmo e bondade;

  • o bichinho será eternamente grato a você, enchendo os seus dias com muita alegria;

  • será possível contribuir para a diminuição de pets abandonados;

  • você terá um companheiro fiel ao seu lado, aumentando assim, a sua qualidade de vida;

  • os pets ajudam a diminuir o estresse, melhorando a nossa saúde mental e até o humor.

comoadotarumanimalcomconsciencia2 1 - Pet lover: como adotar um animal com consciência?

Casal com mão sobrepostas e uma pata, mulher leva um cachorro no colo

Como adotar um animal com consciência?

Até aqui, já ficou claro: adotar um animal com consciência requer muito amor, dedicação e, claro, planejamento. É importante ter em mente que você estará levando um novo ser vivo para a casa e, com isso, será preciso analisar desde a infraestrutura disponível, até as exigências para que o bichinho viva bem. Espia só!

Ter paciência é essencial

Como falamos, o pet é um ser vivo e que ficará ao seu lado por muito e muito tempo. Cães e gatos, por exemplo, podem viver por mais de 10 anos. Desse modo, você precisa ter certeza dessa decisão, além de paciência para dar carinho e os cuidados necessários durante a sua existência.

comoadotarumanimalcomconsciencia3 1 - Pet lover: como adotar um animal com consciência?

Gato deitado, mão e pata

Mantenha a organização

Cada bichinho pode exigir uma estrutura diferente. Cães grandes se dão melhor em espaços amplos e, de preferência, com área externa. Os gatos, por sua vez, necessitam de ambientes “gatificados”. Isso quer dizer que você precisará instalar arranhadores, nichos, telas de proteção nas janelas e demais elementos para que o felino consiga explorar e se acomodar no local com segurança.

Fique de olho em seu lifestyle

O animal precisa se adaptar ao seu dia a dia. Se você passa boa parte do tempo fora de casa, por exemplo, é melhor evitar adotar um filhote — já que eles demandam mais cuidados e podem chorar o dia inteiro.

Nessa etapa, ainda é necessário observar o porte do bichinho. Para ilustrar, destacamos as pessoas que vivem em apartamentos compactos. Para elas, o ideal seria adotar um gatinho ou cão de porte pequeno/médio. Agora, se você mora em uma residência grande, é possível escolher pets de tamanhos variados.

comoadotarumanimalcomconsciencia4 1 - Pet lover: como adotar um animal com consciência?

Dog e gatinho

Não deixe a família de fora

Você vive em um imóvel com outras pessoas? Então, para adotar um animal com consciência é necessário conversar com os demais moradores a respeito do seu desejo.

Assim que o bichinho chegar em casa, é importante que todos o aceitem bem, além de dar amor e prestar os devidos cuidados sempre que possível. Essa atenção é essencial para garantir a segurança do pet, impedir maus-tratos e evitar fugas.

Entre em contato com ONGs responsáveis

Felizmente, existem várias organizações que trabalham com o serviço de adoção. São grupos de voluntários apaixonados por animais, que resgatam os peludos da rua, dão o tratamento correto e os disponibilizam para novas famílias. Listamos alguns nomes que podem te ajudar nesse processo:

comoadotarumanimalcomconsciencia5 1 - Pet lover: como adotar um animal com consciência?

Gatinhos e ouriço

Viu só, fashionista? Com todas essas informações, esperamos que tenha ficado claro os passos para adotar um animal com consciência. Não se esqueça de segui-los à risca para garantir bem-estar, tanto para você, quanto para o seu amigo de quatro patas. 

E se curtiu as dicas, aproveite para deixar um comentário abaixo e compartilhar o links nas redes sociais. Temos certeza de que as suas amigas também vão amar se aprofundar no assunto! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *