Tendência do gorpcore: o hit que explodiu na pandemia

Tendenciagorpcore 1080x635 - Tendência do gorpcore: o hit que explodiu na pandemia

Alguma dúvida de que quase dois anos de pandemia afetaram o nosso lifestyle? Nós não temos nenhuma! Com a necessidade de passar mais tempo dentro de nossos lares, automaticamente, mudamos a forma de encarar o mundo e até de consumir. E, como a moda está sempre acompanhando o dinamismo da sociedade, esse setor também foi afetado. A partir do isolamento social e sem (tanto) contato físico, os nossos looks sofreram certas alterações. Neste momento, a tendência do gorpcore entrou em foco total. 

Amado por uns, detestado por outros, o novo conceito vem ganhando os holofotes ao longo de todo 2021. Aliás, de acordo com o nosso radar fashion, é muito provável que a onda continue firme e forte por aí, especialmente, durante épocas em que as pessoas desejam vestir roupas extremamente confortáveis e descomplicadas. 

Porém, e por se tratar de algo relativamente novo, muitas pessoas desconhecem a estética gorpcore. E, muito menos, como a proposta pode ser levada para o nosso dia a dia. Caso você faça parte desse time, fique ligada: hoje, vamos desvendar tudo a respeito do tema para te inspirar ao máximo. Vem com a gente!

Afinal, o que é a tendência do gorpcore?

Inicialmente, o universo da moda vivia falando sobre o normcore. Em seguida, veio a onda do dadcore e, agora, parece que a tendência do gorpcore é o foco da vez. Mas, será que você sabe em que consiste esse conceito? 

Em alta no street style e nas passarelas, a proposta é a de investir em um estilo de vida mais despojado e, até mesmo, recreativo. Daqui para frente, a ideia é se pautar pelo uso de elementos típicos de atividades que realizamos ao ar livre. Entre elas, o camping, as trilhas e por aí em diante. Desse modo, o gorpcore pretende nos aproximar da natureza, mas sem abrir mão da funcionalidade e do conforto tipicamente urbanos.

tendenciadogorpcore1 - Tendência do gorpcore: o hit que explodiu na pandemia

Como tudo começou

Apesar de estar bombando durante a pandemia, a verdade é que a tendência do gorpcore não se formou “de uma hora para outra”. Tal visão começou a ser construída a partir de 2017, principalmente, após uma série de acontecimentos sociais. 

Com a falta de compromisso dos governos com a questão ambiental e as inúmeras crises políticas mundiais, a população começou a perceber que o “mundo perfeito” está muito mais longe de nosso alcance do que pensávamos. Logo, o objetivo não é ostentar grifes caríssimas pelas ruas e, tampouco, viver viajando para cidades luxuosas. O foco é sobreviver, se transformar e se reerguer. 

Com isso, para entender melhor o movimento, podemos desvendar a interessante origem da palavra. Em inglês, “gorp” é a sigla para “Google Old Raisins and Peanuts” que, traduzindo, significa um “mix de castanhas e frutinhas consumidas por quem tem o costume de fazer trilhas e caminhadas na mata”

Na prática, o objetivo é justamente esse — utilizar looks que nos dê força para encarar o dia a dia, “colocar as ideias no lugar” e voltar a batalhar pela nossa ideia de “mundo melhor”.

A tendência do gorpcore na indústria fashion

No universo da moda existem várias marcas que se tornaram referência para a tendência do gorpcore. A famosa The North Face, por exemplo, ganhou o coração das fashionistas a partir de suas roupas funcionais e desenvolvidas, principalmente, para os adeptos do montanhismo. 

Em paralelo, existem outros nomes que também estão se destacando, como a Gucci, que realizou uma collab com a The North Face. No Brasil, a Cotton Project desenvolveu uma coleção com pegada esportiva e repleta de roupas para serem usadas no ar livre.

E tem mais! Diversas celebs já abraçaram — e estão amando — a tendência do gorpcore, viu? Hailey Bieber e Bella Hadid são apenas algumas delas. Em vários cliques, conseguimos identificar ambas vestindo jaquetas de nylon, pochetes, t-shirts alongadas e outros elementos que fazem parte da novidade. 

tendenciadogorpcore6 - Tendência do gorpcore: o hit que explodiu na pandemia

Como investir na tendência do gorpcore no dia a dia?

Após conhecer a tendência do gorpcore, você deve estar se perguntando como aplicar essa estética em seus looks mais baphônicos no decorrer da semana. E, a boa notícia, é que esse processo é super, hiper, mega, ultra simples.

Inicialmente, o segredinho é saber como coordenar os trajes utilitários com elementos mais “arrumadinhos”. Dessa forma, será possível obter um efeito cool, mas sem exageros. Para te ajudar nessa empreitada, separamos abaixo alguns “truques de mestre” e bem certeiros. Espia só!

Vá de acessórios 

Se você se amarrou na tendência do gorpcore e não sabe por onde começar, relax baby! Um jeito fácil de experimentar o hit é investir no uso de acessórios que carregam essa proposta. Eles devem ser adicionados em um look normal, do tipo “basiquinho”, para que o efeito seja equilibrado e certeiro. 

Dentre os elementos mais indicados para essa situação, destacamos as botas de caminhada com um design mais “pesado”, bem como a clássica pochete de trilha. Já para garantir a sofisticação do visual, não deixe de adicionar algumas bijoux metálicas e glamourosas. Brincos, chokers e braceletes são bem-vindos.

tendenciadogorpcore3 - Tendência do gorpcore: o hit que explodiu na pandemia

Considere as jaquetas e coletes

Uma das peças mais emblemáticas da tendência do gorpcore é a jaqueta puffer. Volumosos e diferentões, esses modelos são, na maioria, confeccionados em nylon e repletos de enchimento. 

Diante disso, você pode — deve! — adicionar esse tipo de traje no outfit. Caso as temperaturas estejam muito elevadas, basta substituir a jaqueta por um coletinho com as mesmas características. 

Durante os seus passeios casuais, ambos ficam ótimos quando coordenados com leggings, moletons e denim. Aposte também em opções de cores primárias e marcantes, como o vermelho e o azul, que levarão energia extra para a produção.

tendenciadogorpcore4 - Tendência do gorpcore: o hit que explodiu na pandemia

Explore os tecidos high-tech 

Apesar de ter como foco aproximar a população da natureza, a tendência do gorpcore também preza pela comodidade. 

Por isso, boa parte das roupas que se encaixam nesse conceito são confeccionadas a partir de tecidos supermodernos. Estamos falando de materiais impermeáveis, que apresentam proteção UV e, de quebra, conseguem equilibrar a temperatura corporal. 

No geral, ainda é legal ressaltar as vestimentas repletas de recursos que nos ajudam a carregar vários pertences. Bolsos internos e amplos, capuzes e zíperes diversos estão nessa lista. Demais!

tendenciadogorpcore5 - Tendência do gorpcore: o hit que explodiu na pandemia

Em um primeiro momento, você pode até pensar que a tendência do gorpcore é meio esquisita. Ou então, que não faz o seu estilo. Porém, pode acreditar: quando menos perceber, essa estética também estará presente em seu closet. E aí, vai encarar?

Caso você tenha curtido a leitura, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e fazer com que toda a tchurma se atualize. Você ainda pode curtir as nossas páginas no Facebook e Instagram para acompanhar outros posts babadeiros como esse. A gente se vê por lá! 😻

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *