Como comprar em brechó e arrasar? Dicas básicas de garimpo!

Como comprar em brechó e arrasar? Dicas básicas de garimpo! - Escolhendo roupas no brechó

Alô fashionista! Que tal descobrir, de uma vez por todas, como comprar em brechó? Isso mesmo! Muito além de uma simples moda, essa prática vem sendo adotada por diversas pessoas que desejam garimpar peças incríveis e por um precinho muy amigo. Fora isso, esse é um excelente caminho para praticar o consumo consciente e colaborar para o bem de todo o planeta.

E não se engane, viu? Muito além do que se acredita, as roupitchas encontradas nessas lojas são IN-CRÍ-VE-IS e podem transitar entre todos os estilos possíveis. Há, por exemplo, opções para as meninas mais clássicas e românticas e, até mesmo, outras bem descoladex, ideais para montar um visual repleto de personalidade e com aquele toque vintage que tanto amamos.

Para garimpar os melhores produtos, porém, vai ser necessário ficar de olho em alguns pontos importantes — como possíveis defeitinhos nas roupas e até a qualidade delas. Mas não se preocupe! Pensando em te ajudar, vamos te contar quais são os truques mais utilizados por quem já é expert em brechós e sabe como encontrar trajes fantásticos durante a procura. Vem ver com a gente!

Brechó: o que é e a sua importância para a moda

Com o avanço da internet e a febre dos e-commerces, muitas pessoas mal se ligam nos brechós. Por isso, vamos começar te apresentando esse tipo de loja e contando um pouquinho sobre as suas vantagens.

Basicamente, estamos falando de estabelecimentos que compram e vendem roupas usadas. Aliás, essa prática começou por volta de 1900, na região de Saint Ouen, em Paris. Naquela época, era muito comum acontecerem as chamadas “feiras de trocas”, também conhecidas como marché aux puces, que, traduzindo para o português, significa “mercado de pulgas”.

Com o passar do tempo, essa modalidade também acabou chegando no Brasil, mais precisamente por volta do século XIX. O responsável por trazer a proposta para cá foi um homem de nome Belchior, que montou um espaço repleto de roupas e objetos considerados “de segunda mão”. Assim, conforme foi ganhando notoriedade, a lojinha começou a ser chamada de “brechó”, como uma adaptação de seu nome.

Atualmente, existem brechós de todos os tipos por aí. Em uma rápida pesquisa pela internet (olá, Google!) é possível que você encontre propostas para todos os gostos. Um bom exemplo, são as lojas focadas somente em um tipo de peça, como as t-shirts. Há ainda, aquelas que comercializam apenas looks de festas e, outras, produtos de grife. Ou seja, há opções para todos os estilos, necessidades e, principalmente, bolsos.

comocomprarembrecho1 - Como comprar em brechó e arrasar? Dicas básicas de garimpo!

Como comprar em brechó

Motivos incríveis para comprar em brechós

Cada vez mais, as pessoas estão abrindo a mente e comprando as suas roupas em brechós. Inclusive, razões para essa mudança de pensamento não faltam, já que esse tipo de comércio consegue promover uma série de vantagens, tanto para seus clientes, quanto para o próprio planeta. Se liga!

  • os brechós estimulam o consumo responsável. Ao comprar nesses locais, você evita adquirir roupas em excesso e que não serão muito utilizadas. Logo, é uma maneira incrível de poupar o desperdício e cuidar da natureza;

  • é econômico! Como estamos falando de produtos usados, os brechós comercializam elementos por um preço “camarada”. Por essas e outras, a modalidade é excelente para quem deseja poupar dinheiro e evitar gastos desnecessários;

  • para todos. Nos brechós, você encontrará peças capazes de suprir as suas necessidades. Blusas, vestidos, casacos, calçados e até acessórios diversos entram nessa lista;

  • possibilidade de comprar peças de grife. Sabe aquele item “de marca”, que você sempre sonhou em ter, mas que não cabia no orçamento? Em um brechó, será possível encontrar esse produto e, de quebra, adquiri-lo por um valor mais acessível.

  • mais criatividade para montar looks. Ao se deparar com tantas roupas bacanas — e diferentonas — nessas lojas, a sua imaginação começará a “voar alto”. Obviamente, essa experiência te ajudará a criar produções mais despojadas, estilosas e capazes de se encaixar em seu estilo pessoal.

comocomprarembrecho2 - Como comprar em brechó e arrasar? Dicas básicas de garimpo!

Escolhendo casacos.

Como comprar em brechó: os truques para não errar

Até aqui já ficou claro: investir em roupas usadas é uma excelente saída para unir estilo e economia em um só lugar. Mas, vem cá, será que você já conhece os segredinhos de como comprar em brechó e brilhar? Abaixo, separamos alguns cuidados essenciais e que farão toda a diferença em sua experiência.

Vá com calma

Não tem jeito! Um dos grandes métodos para arrasar nas compras do brechó é ir com calma e ter muita paciência durante os garimpos. Durante esse processo, você precisará analisar atentamente cada peça, conferindo se há furinhos ou qualquer sinal de desgaste.

Encontrou alguma mancha? Nesse caso, verifique se há a possibilidade de uma remoção simples. Normalmente, as manchas de tonalidade amarela, localizadas nas golas ou na área das axilas, são difíceis de sair e não valem o investimento. Fique de olho!

Analise o zíper

De todos os detalhes de uma roupa, o zíper é aquele que costuma dar mais problema — especialmente, em se tratando de trajes antigos. Por isso, é interessante sempre testá-lo e checar como anda o seu funcionamento.

Tenha um cuidado ainda maior com os zíperes costurados em peças de couro, já que, muitas vezes, consertar esse tipo de traje pode ser mais complicado do que os demais materiais.

Faça uma boa pesquisa

Existem vários brechós legais espalhados por aí. Mas, para acertar no garimpo é necessário fazer uma boa pesquisa antes mesmo de sair de casa. Procure, por exemplo, indicações de boas lojas em blogs, revistas ou portais de moda.

Caso tenha alguma amiga que seja experiente no assunto, também é válido pedir alguns feedbacks. Assim, você terá a segurança de estar adquirindo peças de qualidade e que estejam prontinhas para dar um UP em seu armário.

comocomprarembrecho3 - Como comprar em brechó e arrasar? Dicas básicas de garimpo!

Como analisar as roupas do brechó?

Diz aí, agora você já sabe como comprar em brechó e deixar o seu closet mais estiloso e funcional?

Vale lembrar: durante a pandemia, várias lojas estão funcionando de modo on-line. Isso significa que é possível adquirir peças pela internet, como em qualquer outro e-commerce de moda. 

E se curtiu essas dicas preciosas e quer continuar se aprofundando no tema, aproveite para conferir o nosso artigo sobre a tendência do Upcycling! ?️

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *