4 ideias de tranças afro MARAVILHOSAS para testar já!

Durante muitos anos, as mulheres crespas foram condicionadas a alisarem os seus fios, a fim de seguir um padrão estético. Porém, felizmente esse cenário vem mudando. Graças ao empoderamento feminino, boa parte do público está se libertando das amarras sociais e aceitando os seus fios como eles são. Ou seja, repletos de curvas e com um volume poderoso. Mas, vamos combinar? Quando temos as madeixas crespas, é comum sentirmos a necessidade de investir em um penteado diferenciado. É aí que as tranças afro entram em ação.

Práticas, fáceis de fazer e extremamente estilosas, essas opções estão em tudo no street style. Aliás, as trancinhas também conversam bem com vários estilos, te deixando linda e preparada para qualquer ocasião. No office, em um passeio no shopping, em um almoço de família ou até em uma viagem — sem dúvida, o resultado será um sucesso e marcará presença por onde for.

Pensando exatamente nisso, decidimos compartilhar neste post algumas inspirações de tranças afro para te motivar a abraçar a proposta. E ainda adiantamos um spoiler: abaixo, você encontrará alternativas para todos os gostos. Bora lá, fashion girl!

Motivos (de sobra!) para investir nas incríveis tranças afro

  • Além de serem deslumbrantes, as tranças afro são verdadeiros símbolos de força e resistência para a mulher preta; 

  • Há diversos modelos que podem ser criados. Alguns, até contam com acessórios para potencializar o efeito glamouroso; 

  • Este é um look fresquinho, que te deixará pronta para encarar os dias de sol; 

  • As tranças afro também garantem uma aparência mais jovial, despojada e superatual. 

tranças afro

Girl power: 4 tipos de trança afro para se inspirar

O mundo das tranças afro é bem variado! Ao mergulhar nesse universo, você encontrará várias opções para testar. Há, inclusive, diferentes canais no YouTube e páginas no Pinterest com tutoriais completos.

De todo modo, existem aqueles modelitos que são os mais conhecidos e utilizados por aí. É claro que separamos os principais e vamos te apresentá-los já!

1. Box braids

Para começar, estão as box braids. Basicamente, estamos falando de tranças individuais, produzidas ao longo de toda a extensão das madeixas. Aqui, o objetivo é unir os fios naturais aos sintéticos. 

Caso decida investir nessa ideia, é possível produzir o penteado de acordo com o seu gosto: escolhendo o comprimento e até a espessura de cada trancinha. Ainda assim, o mais comum é que as mulheres pretas prefiram utilizar a técnica mantendo o cabelo longo e bem volumoso. É poder que fala, né? 

E mais, bb! Essa alternativa consegue proteger as madeixas dos fatores externos e nocivos ao bem-estar capilar. Depois que produzir esse penteado, você conseguirá impedir que o cabelo quebre ou fique danificado. Por essas e outras, a opção é amplamente procurada para potencializar o crescimento dos fios e transbordar beleza em várias ocasiões.

tranças afro

2. Trança nagô 

Em seguida, está a fantástica trança nagô, popularmente conhecida como “raiz”. Como o seu próprio nome já diz, esse penteado se inicia na raiz da cabeça — se estendendo por todo o comprimento. 

Ao decidir fazê-la, saiba que será possível montar o penteado somente com os fios naturais, ou também, adicionar materiais sintéticos e aumentar o seu comprimento. Versátil, essa versão ainda surge de maneiras diferenciadas: em linha reta, na lateral da cabeça ou, até mesmo, formando desenhos originais. Super!

tranças afro

3. Trança embutida

Quando o assunto são as tranças afro, não podemos esquecer dos modelos embutidos. Yeah, baby! Fácil de fazer e com um visual mais simples, essa alternativa pode ser produzida tanto no salão de beleza, quanto pelas suas próprias mãos. 

Assim como as tranças nagô, as embutidas oferecem diferentes possibilidades. É possível montá-las na área frontal da cabeça, nas laterais ou, simplesmente, em todo o cabelo. 

Se amarrou na ideia, mas não sabe como criar o seu visual? Dê uma espiadinha no vídeo que separamos a seguir:

4. Trança twist

Por fim, destacamos a imponente trança twist. Já ouviu falar? Nesse modelito inusitado, o cabelo é trançado de um jeito diferente: utilizando somente duas mechas. Em paralelo, quem escolhe a espessura do penteado é você. 

Outro ponto interessante, é que as mechas das tranças twist são torcidinhas. Detalhe este, que promove um visual muito parecido ao de cordas e diferente de todos os demais looks citados. 

Nessa produção, há a possibilidade de utilizar outros fios, como a lã ou os materiais sintéticos. Isso ajudará a deixar o seu cabelo mais volumoso e cheio de poder. Ainda vale ressaltar que essas tranças são presas na raiz, sendo uma ótima saída para quem está a fim de manter as mechas livres, leves e soltas. 

tranças afro

Dicas rápidas para seguir antes de fazer as suas tranças afro 

Está totalmente decidida a investir na trend das tranças afro? Ótima notícia! Contudo, existem alguns pontos de atenção e que devem ser seguidos à risca para garantir a sua satisfação total. Espia só!

  • Cuidado com os fios: dependendo do penteado, é comum que as tranças afro durem em torno de três meses. Logo, ao longo desse tempo as suas madeixas ficarão sem a devida hidratação. Diante disso, antes de “colocar a mão na massa” e mudar o visual, lembre-se de hidratar muito bem o cabelo. Cremes potentes, máscaras e até óleos são bem-vindos; 

  • Higiene em dia: quando não cuidadas corretamente, as tranças podem ficar com um cheiro ruim. Para evitar que isso ocorra, não tem mistério. A dica é misturar um pouquinho de shampoo em água e borrifar essa solução diretamente na raiz. Espere até que o mix faça espuma e enxágue em seguida; 

  • O investimento: se você decidir fazer as tranças afro em um salão especializado, tenha em mente que precisará desembolsar um certo dinheiro. Os valores para esse tipo de produção vão a partir de R$150 e podem chegar até R$400.

tranças afro

Diz aí, gatinha: agora que você já sabe TU-DO sobre as tranças afro, se sente pronta para embarcar nessa febre e repaginar o look? Estamos na torcida! ✌️

E se curtiu as dicas, aproveite para compartilhar o post nas suas redes sociais e curtir as nossas páginas no Facebook e Instagram

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *