Roupas e acessórios atemporais: quais são e porquê apostar

Roupas e acessórios atemporais: quais são e porquê apostar - Mulher vestindo uma camisa branca e uma calça bege

Toda fashion girl já está cansada de saber: o universo da moda é superdinâmico. Basta piscar os olhos para ver novas tendências desfilando no street style — e que são excelentes para fazer com que os nossos looks fiquem mais atuais e repletos de personalidade. Novidades à parte, também existem aqueles elementos que nunca, nunquinha mesmo, deixam de marcar presença em nossas produções. São roupas e acessórios atemporais, que nos acompanham há décadas e, ao que tudo indica, continuarão firmes e fortes nos outfits nos próximos anos.

Ao contar com esses elementos em nosso closet, conseguimos aproveitar inúmeras vantagens, que vão desde a praticidade na hora de se montar, até a possibilidade de criar um armário mais funcional e consciente. Também não podemos esquecer que essas peças curingas podem se encaixar nos mais variados estilos, seja você uma pessoa que a-do-ra criar composições românticas, ou então, que se identifica mais com os visuais urbanos. Tem para todo mundo!

Agora, papo reto. Quais são esses itens must have e como incorporá-los ao longo dos dias? Será que eles são acessíveis e podem ser facilmente encontrados por aí? Para descobrir, bb, é só se ligar neste post especial e anotar as dicas. SPOILER: você vai se surpreender!

Por que apostar em roupas e acessórios atemporais?

Nos últimos anos, o conceito de moda atemporal vem ganhando destaque — especialmente, em épocas de crise. E todo esse boom tem uma explicação: basicamente, a proposta é investir em roupas e acessórios com longa vida útil, confeccionados a partir de tecidos e materiais de altíssima qualidade, design simples e sem muitos ornamentos.

Com essas características, esses elementos conseguem durar por décadas em nosso closet, permitindo a criação de composições práticas, funcionais e que conseguem nos deixar preparadas para qualquer ocasião.

Vale lembrar que a moda atemporal também é uma excelente saída para quem deseja investir no consumo consciente. Afinal, com um guarda-roupa diversificado e repleto de peças curingas, você não precisará comprar novos produtos com frequência — basta utilizar com sabedoria aqueles que já estão presentes em seu acervo. Fato que também te ajuda a fugir das compras por impulso e, claro, faz com que você economize mais.

Resumidamente, podemos dizer que a moda atemporal é pautada por alguns fatores essenciais, sendo:

  • a simplicidade;

  • a capacidade do item ser sempre contemporâneo;

  • a utilidade;

  • não se encaixar com uma época específica;

  • a alta qualidade.

Mas, e o que não pode ser considerado atemporal dentro do universo fashion? Para isso, você precisará analisar se a roupa ou o acessório possuem as seguintes características:

  • peças exageradas;

  • itens que seguem as tendências do momento;

  • visual sem graça;

  • produtos com “toque vintage”;

  • má qualidade.

Roupas e acessórios atemporais: quais são e porquê apostar

Roupas e acessórios atemporais

Quais são as roupas e acessórios atemporais queridinhos das fashionistas?

Quando falamos em roupas e acessórios atemporais, há quem acredite que esses itens são difíceis de encontrar. Nada disso!

Para conseguir, de fato, se encaixar nessa proposta, é preciso que tais elementos também sejam de fácil acesso e possam ser utilizados por qualquer pessoa — independentemente de seu biotipo ou preferências para se vestir.

Obviamente, não te deixaríamos fora dessa. Portanto, e para te ajudar a fazer um garimpo de respeito nas suas lojas preferidas, selecionamos alguns produtos que são considerados atemporais e podem ser usados com tranquilidade no dia a dia. Bora!

Camisa social branca

Não poderíamos fazer um post sobre roupas e acessórios atemporais sem citar a boa e velha camisa social branca. Figurinha carimbada no armário de homens e mulheres, a peça se tornou um verdadeiro curinga nas produções desde os anos 1990.

E ela continua superpresente, seja quando coordenada com roupas de alfaiataria ou calças jeans. E com a febre do sport wear, algumas fashionistas ainda aproveitam a camisa social branca para criar outfits diferenciados — como aqueles compostos por biker short + chunky sneaker.

Fora isso, o traje pode ser levado nas viagens, especialmente, aquelas até o litoral ou para o campo. Nesses ambientes, o modelo fica ótimo quando usado aberto, substituindo a saída de banho ou um casaquinho de meia-estação.

Roupas e acessórios atemporais: quais são e porquê apostar - Blusa branca

Camisa Social Branca

T-shirt neutra

Sem dúvida, uma das peças mais atemporais de todos os tempos é a t-shirt, também conhecida como “camisetinha básica”. Aqui, estamos falando de modelos neutros, normalmente, pautados por tons de branco ou preto.

Considerada uma opção genderless, ou seja, “sem gênero”, a vestimenta pode ser usada por qualquer pessoa, ajudando a compor looks simples ou sofisticados.

No escritório, por exemplo, o item pode ser facilmente combinado com um blazer e calça de alfaiataria. Já para um resultado mais descolado, a sugestão é finalizar o visual com um tênis casual ou mule — desde que o dress code da empresa permita.

Roupas e acessórios atemporais: quais são e porquê apostar - T-shirt neutra

T-shirt neutra

Jaquetinha de couro (fake)

Como falar de roupas atemporais sem citar a jaquetinha de couro? Impossível! Elemento favorito das fashionistas nas temporadas de outono/inverno, esse produto está, há décadas, presente no guarda-roupa da mulher sofisticada.

Ao pesquisar por essas jaquetas em lojas especializadas, conseguimos encontrar diversos modelos incríveis. Há, por exemplo, aqueles com zíper transversal e, outros, com botões e spikes.

Seja qual for a versão escolhida, uma coisa é fato: a peça será um investimento e tanto, já que você conseguirá usá-la com saias curtinhas, vestidos, calças jeans e até macacões. Fica babado!

Roupas e acessórios atemporais: quais são e porquê apostar - Jaquetinha de couro

Jaquetinha de couro

Acessórios diversos

Os acessórios são itens essenciais em um look completo e caprichado. Com eles, conseguimos transmitir — com praticidade — muito mais estilo e personalidade por meio de nossas combinações. E, em se tratando de adornos atemporais, não faltam opções para quem deseja facilitar as suas composições. Esse é o caso de anéis, pulseiras e colares.

Entre eles, os brincos de argola possuem um espaço especial, principalmente, porque são versáteis e podem ser aproveitados nos mais variados contextos, tanto em um passeio na praia, quanto em um dia comum no ambiente de trabalho.

Temos ainda outra sugestão que não pode ser esquecida: os relógios. Extremamente úteis, eles nos ajudam a organizar melhor a nossa agenda. O segredo é investir em uma versão que esteja pronta para suprir as suas necessidades diárias e que, de quebra, converse bem com o seu estilo.

Roupas e acessórios atemporais: quais são e porquê apostar - Acessórios diversos 

Acessórios diversos 

E aí, com essas informações você conseguiu identificar o que são e qual é a importância de usar roupas e acessórios atemporais? 

Agora, conta pra gente: quais das peças citadas no post estão mais presentes no seu guarda-roupa? Aproveite, também, para curtir esse post e compartilhá-lo nas redes sociais. Suas amigas vão se amarrar! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *