Precisando ficar com o visual em dia? Então, prepare-se! Hoje, vamos te explicar TU-DO o que você precisa saber sobre os principais cuidados com a pele negra.
Afinal, assim como qualquer outro tipo de cútis, esta necessita de atenção constante. Apenas com isso, será possível manter o seu look sempre jovem, livre de manchas e, até mesmo, livre de oleosidade.
De todo modo, e em meio a rotina agitada, acabamos nos esquecendo de analisar esses hábitos. Por isso, não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar a deixar o seu rosto bem longe de imperfeições para que você arrase em qualquer momento. É só acompanhar a leitura e anotar as nossas recomendações exclusivas, bb!
A importância dos cuidados com a pele negra
Acredite se quiser, gatinha: ainda hoje, muitas pessoas dizem por aí que a cútis negra não precisa de cuidados. Ou, mais precisamente, de fotoproteção e de hidratação. Isso porque, esse tipo de derme é conhecido por “envelhecer mais lentamente”, enquanto também possui uma concentração maior de melanina, que ajuda a minimizar os danos dos raios solares.
Mas, nada de se enganar, viu? Assim como qualquer outra pele, esta exige cuidados especiais ao longo do dia a dia. Até porque, a cútis negra pode, sim, ter muita oleosidade, manchar com frequência ou, simplesmente, sofrer com os efeitos dos raios UVA e UVB. Toda cautela é pouca!
As características da pele negra
Antes de conferir os principais cuidados com a pele negra, o que acha de observarmos quais são os traços que esse tipo de derme apresenta? Obviamente, o aspecto da cútis dependerá de muitas condições, como os hábitos de saúde e até do estilo de vida do indivíduo. Contudo, fashionista, existem particularidades frequentes, que merecem ser destacadas. Anote!
- Melanina: a pele negra conta com uma alta concentração de melanina. Para quem não sabe, o componente consiste em uma proteína, produzida pelos chamados “melanócitos”;
- Oleosidade: o comum é que a pele negra seja composta por glândulas sebáceas bem ativas. Detalhe este, que torna a superfície da pele mais oleosa do que o normal, exigindo uma rotina de skincare constante e completa;
- Tonicidade: essas dermes possuem mais colágeno — substância que promove boa elasticidade para a cútis, bem como, ajuda a diminuir as linhas de expressão e flacidez.
Os problemas a serem evitados
- Áreas esbranquiçadas: complicação comum em locais onde a pele absorve pouco os ativos com ação hidratante. Os cotovelos e joelhos estão nessa lista;
- Foliculite: uma infecção dermatológica que deixa o local com aparência avermelhada e, de quebra, também causa coceira;
- Cravos e espinhas: devido aos altos índices de oleosidade, a pele negra pode sofrer com o surgimento de cravos e espinhas;
- Melasma: manchas incômodas, com um visual marrom. Das condições que contribuem para o seu aparecimento, destacamos a acne e as picadas de insetos.
Skincare caprichada: os cuidados com a pele negra que não podem faltar
Até aqui, já entendemos que existem diferentes cuidados com a pele negra e que não podem ser descartados de uma rotina completa. Mas, vem cá: quais são essas práticas tão necessárias no dia a dia? É o que contamos já!
Faça uma limpeza diária
Devido às suas glândulas sebáceas, que são maiores, essa cútis apresenta predisposição à oleosidade. Por isso, um dos principais cuidados com a pele negra está em higienizar o local diariamente.
E não só isso. Esse hábito precisa ocorrer, ao menos, duas vezes ao dia. Além de deixar a derme mais lisinha e com toque aveludado, essa prática evitará que os poros fiquem entupidos, causando a formação de cravos e espinhas. Nesse ritual, procure utilizar sabonetes faciais específicos, como as fórmulas com componentes adstringentes.
Hidrate muito bem
Da mesma forma que ocorre com outros tipos de pele, as cútis negras precisam de hidratações frequentes. Apenas desse jeito será possível fazer com que o local fique com um bom viço, radiante e jovem por muito mais tempo. Na hora de escolher os seus cosméticos, prefira aqueles que contem com efeito matte, além de uma textura levinha e que não intensifique o cenário da oleosidade.
A dica? É recorrer aos itens que possuem vitamina C em sua composição. Queridinho do momento, esse ativo apresenta mil e uma vantagens para um look incrível. Menos manchas e combate eficiente aos sinais do envelhecimento são os mais notórios.
Diga “olá” ao protetor solar
Não tem jeito, bonita! O filtro solar deverá ser o seu BFF daqui para frente. Nessa fase, é importante ter em mente: mesmo com os níveis elevados de melanina, essa cútis não possui uma proteção natural suficiente para ficar livre dos danos causados pelo sol.
Por essas e outras, a recomendação é sempre ter ao lado um protetor solar e utilizá-lo todos os dias — até dentro de sua própria casa. Poderoso, o produto te ajudará a prevenir os sinais do envelhecimento, evitando ainda o surgimento de manchas, do melasma e, claro, do temido câncer de pele. Para ficar de olho já!
Preze pela sua alimentação
Se você pensou que os cuidados com a pele negra se limitavam aos cosméticos de skincare, saiba que errou feio. Ao longo da semana, também será necessário recorrer a outros hábitos essenciais e que farão toda a diferença em sua saúde AND look.
Esse é o caso de ingerir, ao menos, dois litros de água por dia e seguir uma alimentação balanceada. Quando consumimos os ingredientes corretos, conseguimos nutrir todo o organismo, melhorando a nossa disposição e mantendo a nossa aparência bela como nunca.
Viu só, fashion girl? Existem váááários cuidados com a pele negra que não podem ser descartados em uma rotina de skincare. Depois de garantir um visual impecável, essa mudança de hábitos fará com que o seu rosto permaneça firme e forte — longe de uma série de problemas dermatológicos.
E caso tenha curtido o post — e as nossas recomendações —, aproveite para deixar o seu comentário abaixo. Se tiver dúvidas, este também é um bom momento para dividi-las com a gente. Em breve, retornaremos a sua questão. Até a próxima!