Organização da casa: 5 dicas para o seu cantinho ficar “um brinco”

Comoorganizaracasa 1080x635 - Organização da casa: 5 dicas para o seu cantinho ficar "um brinco"

Quanta saudade de ir pra rua, né minha filha? Mas, enquanto a pandemia não termina, o isolamento social é obrigação e agora faz parte da nossa rotina. E uma vez em confinamento, existem vários truques incríveis para que o seu espacinho fique mais acolhedor e capaz de garantir uma boa sensação de bem-estar aos moradores. O segredo, é investir em alguns truques babadeiros para a organização da casa.

Muito além do que se imagina, esse cuidado não serve apenas para manter “tudo arrumadinho”. Para muitos especialistas, dar atenção a esse ponto é fundamental para promover a funcionalidade, evitar o acúmulo de objetos, prezar pela higiene e, inclusive, ter mais qualidade de vida. Com cada cantinho bem ajeitado, você conseguirá realizar as suas tarefas diárias numa boa, sejam as atividades físicas ou as obrigações profissionais.

E se você ainda não sabe como dar o primeiro passo, estamos aqui para ajudá-la. Abaixo, selecionamos 5 dicas de ouro para tornar essa tarefa mais simples e acessível. É só vir com a gente e brilhar!

1. Diga bye, bye aos excessos!

Se você é uma fashionista antenada nas novidades, já deve ter notado que estamos vivendo na “era do desapego”. Isso significa que acabou o tempo em que era cool manter um closet lotado de roupas, sapatos e acessórios.

De uns tempos para cá, as estilosas mais conscientes estão recorrendo ao movimento do “menos é mais” — dando prioridade ao uso de poucas peças, mas que sejam versáteis, de qualidade e longa durabilidade. E o mais bacana, é que esse pensamento não deve se limitar apenas ao seu guarda-roupa.

Para uma boa organização da casa, vale ficar de olho onde estão os utensílios sem uso e, depois disso, desapegar de cada um deles. A solução é fazer uma triagem, separando o que ainda pode ser usado, o que vale ser doado e o que merece ir para o lixo. Tal estratégia é perfeita para liberar espaço dentro dos ambientes e, de quebra, ajudar quem mais precisa.

ORGANIZACAODACASA1 - Organização da casa: 5 dicas para o seu cantinho ficar "um brinco"

2. Quer arrasar na organização da casa? Eleja o local de cada item

Pode até parecer uma dica “boba”, mas acredite: pouca gente presta atenção a esse detalhe. Para fazer a organização da casa, o ideal é identificar um lugar para cada item. Ou seja, por exemplo, os seus itens culinários deverão estar devidamente armazenados na cozinha.

O mesmo vale para os do banheiro, os do dormitório e os da sala de estar. Ao arrumar um cantinho certo para seus pertences, a sua rotina ficará mais simplificada, sendo bem fácil encontrar esses elementos quando precisar.

Bora exemplificar. Imagine que você é aquela garota que A-DO-RA manter os cosméticos no quarto, mais precisamente, nas mesinhas laterais da cama. Em vez disso, uma sugestão é reunir esses produtos em uma caixa ou cesta e, em seguida, encontrar um local no lavabo para guardá-los.

Dessa forma, logo que sair do banho os seus aliados de beleza estarão à mão, sem que você precise se deslocar ou criar um ponto de bagunça em outro cômodo da casa.

ORGANIZACAODACASA3 - Organização da casa: 5 dicas para o seu cantinho ficar "um brinco"

3. Aposte nas etiquetinhas e caixas organizadoras

Não é só o universo fashion que faz uso de acessórios para ter mais praticidade, viu? O da organização também. Para que qualquer cômodo da casa fique arrumado, os profissionais da área estão investindo nas famosas caixas organizadoras. Em lojas de decoração, é possível encontrar essas belezinhas em diferentes tamanhos, estilos e formatos, como as versões lisas e vazadas.

Independentemente do modelito escolhido, uma coisa é certa: com elas, você conseguirá armazenar uma série de objetos e, depois, aproveitar para colocá-las em cantinhos do armário que não estavam sendo usados. Entre os itens que podem ser incluídos nesses organizadores, destacamos:

  • toalhas;
  • jogos de cama;
  • sapatos
  • produtos de higiene;
  • meias;
  • lingeries;
  • maquiagens;
  • acessórios;
  • recordações de viagem, entre outros.

Com tudo super organizadinho, é possível apostar nas etiquetas para identificar cada caixa e evitar confusão na hora de resgatar algum objeto.

ORGANIZACAODACASA2 - Organização da casa: 5 dicas para o seu cantinho ficar "um brinco"

4. Inclua nichos e prateleiras no ambiente

Está faltando espaço na sua casa ou apartamento? Outra solução fantástica, é usar e abusar dos nichos e prateleiras. Acessíveis e moderninhos, esses elementos são ótimos para aproveitar o espaço nas paredes — e que, muitas vezes, não usamos por falta de criatividade.

Nessas estruturas, você poderá armazenar vários itens, como: livros, objetos decorativos, pastas com documentos, perfumes, vasos de plantas e por aí em diante.

Existe também outra vantagem: os nichos e as prateleiras podem ser instalados em qualquer cômodo, desde os dormitórios, até o home office, banheiro, cozinha ou área externa. Tudo dependerá das suas necessidades e da metragem disponível. Vale a pena!

ORGANIZACAODACASA4 - Organização da casa: 5 dicas para o seu cantinho ficar "um brinco"

5. Deixe tudo limpinho

Assim que finalizar essa missão, faça uma higienização geral em sua casa. Esse cuidado pode ser feito todos os dias, com a intenção de eliminar a poeira, conservar melhor os seus pertences e transmitir maior sensação de bem-estar.

De acordo com as experts no assunto, basta produzir uma solução basiquinha: em um borrifador, misture sabão e álcool 70%. Tal misturinha pode ser usada em qualquer canto da casa — tanto em móveis, quanto nas torneiras e maçanetas.

Só tenha cuidado com as estruturas em madeira. Para não manchá-las, é importante usar um pano úmido após a aplicação.

Dica bônus

Antes de encerrar, é importante ter em mente que a organização da casa precisará ser constante. Se você deseja que os seus itens continuem “no lugar”, é essencial rever os seus hábitos diários para evitar um novo acúmulo ou deixar os objetos espalhados pelos ambientes.

Um truque que funciona sempre é circular pela casa antes de dormir e, nesse momento, recolher os itens que estão no local errado, os colocando em seus devidos lugares. Quem mora com mais de uma pessoa, pode combinar para revezar a tarefa. Fácil, fácil!

ORGANIZACAODACASA5 - Organização da casa: 5 dicas para o seu cantinho ficar "um brinco"

E aí, o que achou dessas dicas exclusivas de organização da casa? Acredita que, com elas, vai ser mais fácil passar esse tempo em quarentena e ocupar a mente? Então, comenta no post e divida a sua opinião com a gente. Estamos juntas nessa! 💗

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *