Armário cápsula: fique por dentro da trend e suas vantagens!

Armarioemcapsula 1000x635 - Armário cápsula: fique por dentro da trend e suas vantagens!

Alô, fashionista! Você sabia que, com o isolamento social, novos hábitos estão surgindo entre a população? E não estamos falando apenas do uso obrigatório de máscaras ou do distanciamento ao sair nas ruas. Mas, sim, das práticas de consumo e consciência social. Nesse tempinho #EmCasa, boa parte da população está começando a analisar o que vale ou não ser adquirido, abraçando assim, o chamado armário cápsula.

A ideia, é seguir um lifestyle de zero excessos, apostando somente em peças básicas, versáteis e que podem ser usadas em diversos momentos. O resultado? Um closet bem mais funcional, mas sem que, para isso, seja preciso deixar de lado o estilo e a sofisticação.

Estamos vivendo em um tempo de mudanças preciosas. Por essa razão, decidimos apresentar às nossas leituras TU-DO a respeito da trend. Conheça mais e, quem sabe, passe a enxergar o mundo por uma visão diferenciada. Vem!

Tudo sobre o armário cápsula

Já faz um tempo que o armário cápsula tem ganhado a atenção das fashionistas — ainda mais, as que seguem o estilo de vida minimalista. Também chamado como “guarda-roupa inteligente”, esse modelo consiste em só possuir peças que, de fato, amamos e são capazes de refletir um pouquinho da nossa personalidade.

Embora não pareça, tudo começou ainda na década de 1970, acredita? Graças aos trabalhos da estilista Susie Faux. O tempo passou e, tal método só conseguiu ganhar a sua notoriedade por volta de 1985, quando Donna Karan, uma estilista norte-americana, resolveu desenvolver uma coleção formada somente por sete trajes.

Com isso, muitas pessoas conseguiram entender que, para transbordar autenticidade e sofisticação, você não precisa possuir um closet recheado de produtos. O segredo é um só: investir em elementos básicos, atemporais e capazes de transitar bem em qualquer ocasião — desde aquelas formais, até as descoladex.

ARMARIOCAPSULA1 - Armário cápsula: fique por dentro da trend e suas vantagens!

Montando um armário cápsula: 4 dicas babadeiras

Antes de colocar “a mão na massa”, é importante ter em mente um único ponto: você precisará encontrar um propósito. Isso porque, tal conceito não se limita em uma simples modinha passageira. Ao que tudo indica, esse novo método veio para ficar — e a previsão, é que ele se intensifique pelos próximos anos.

Além de criar um closet inteligente, considere fazer pequenas adaptações em outros setores da sua vida. Pode ser na alimentação, no modo de consumir produtos de beleza e por aí em diante. Renove-se!

Agora, chegou a hora da verdade: a de aprender como dar o primeiro passo e montar um guarda-roupa atual, mas também, funcional. Vamos checar as dicas?

Dica #1: invista no autoconhecimento

Nem cogite escolher as peças que irão compor o seu armário cápsula se, no fundo, você ainda não definiu o seu estilo. Quando isso acontece, corremos o risco de contar com roupas bacanas no closet, mas que não conseguirão transmitir a nossa personalidade. Ou pior: elas podem acabar sendo esquecidas e quase nunca usadas.

Dito isto, comece olhando para si mesmo, gatinha. Veja com qual estilo de produção você mais se identifica, como é a sua rotina, quais as características do seu corpo e as suas principais necessidades. Assim, vai ser fácil não se apegar ao que está em alta na moda, mas sim, garantir trajes que sejam realmente perfeitos para o seu perfil.

ARMARIOCAPSULA2 - Armário cápsula: fique por dentro da trend e suas vantagens!

Dica #2: diminua o consumo

Um dos pilares do armário cápsula é o consumo consciente. Isso significa que, ao resolver ir às compras, você precisará selecionar os seus produtos a dedo, sempre considerando os seus processos de fabricação e impacto ao meio ambiente.

Inclusive, um truque bacana para conseguir se adaptar a essa proposta, é comprar com menos frequência. Em vez disso, prefira adquirir itens de qualidade e, consequentemente, longa durabilidade. É um método excelente para diminuir a quantidade de resíduos do planeta e, de quebra, economizar um bocado no fim do mês.

ARMARIOCAPSULA3 - Armário cápsula: fique por dentro da trend e suas vantagens!

Dica #3: se joga no básico

Na dúvida entre qual estilo investir para os seus novos trajes? Vai de básico! São vestimentas atemporais, pautadas por tons neutros e sem muitas estampas. O bacana, é que elas podem ser usadas em qualquer evento, seja em um call por videochamada, um happy hour on-line com a galerinha ou, simplesmente, aquela ida flash ao supermercado.

Exemplos não faltam: a clássica camisa social branca, um bom jeans larguinho, uma t-shirt lisa, uma jaquetinha em denim e um vestido básico simples. Só tenha cuidado para não exagerar. O armário cápsula, essencialmente, deve contar com, no mínimo, 15 e, no máximo, 50 peças.

ARMARIOCAPSULA4 - Armário cápsula: fique por dentro da trend e suas vantagens!

Dica #4: desapega, menina!

O armário cápsula é, obrigatoriamente, formado por pouquíssimos elementos. Seguindo esse pensamento, da mesma maneira que você adquire roupas novas, é fundamental eliminar aquelas que já não servem mais.

O critério para a eliminação é avaliar se a roupa em questão se encaixa no seu estilo atual, se está com algum defeito ou se já foi usada até desgastar. Como solução, considere doá-las a quem precisa ou, até mesmo, vendê-las em brechós, participando assim, da “moda circular” e garantindo um dinheirinho extra para o seu orçamento.

Na internet, existem várias lojinhas que aceitam roupas usadas, além dos populares grupos do Facebook ou páginas do Instagram. Como exemplo, destacamos o Enjoei e o Etiqueta Única, um e-commerce que trabalha com foco em itens de luxo.

ARMARIOCAPSULA51 - Armário cápsula: fique por dentro da trend e suas vantagens!

As vantagens de apostar no armário cápsula

Caso ainda não tenha se decidido se vale a pena — ou não — mergulhar de cabeça no universo do armário cápsula, aqui vão algumas vantagens incríveis desse conceito:

  • mais praticidade: você economizará alguns bons minutos ao se arrumar, encontrando facilmente as peças que melhor combinam entre si;
  • economia de sobra: a ideia ajudará bastante a sua saúde financeira, já que você não gastará rios de dinheiro sempre que uma tendência for lançada, podendo aproveitar a graninha extra para investir em um livro, um curso ou um acessório legal;
  • sustentabilidade em alta: um dos principais benefícios do armário cápsula está na prática sustentável. Ao adotar esse lifestyle, você ajudará a minimizar a produção de resíduos, colaborando para a proteção de todo o planeta.

ARMARIOCAPSULA6 - Armário cápsula: fique por dentro da trend e suas vantagens!

E aí, bora aderir ao armário cápsula e causar uma verdadeira revolução fashion em seu closet? Vamos adorar te acompanhar nessa nova aventura.

Se curtiu a ideia, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e motivar as suas amigas a embarcarem nessa com a gente! 😜

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *