Mulheres poderosas da moda: os 5 nomes que fizeram história!

mulherespoderosasdamoda - Mulheres poderosas da moda: os 5 nomes que fizeram história!

Se você pensava que as conquistas do público feminino se limitavam ao mundo da política, está bem enganada! Ao longo da história, tivemos a oportunidade de contar com inúmeras mulheres poderosas da moda e que, em suas trajetórias, conseguiram mudar a maneira como muitas pessoas se vestiam, se comportavam ou, simplesmente, se relacionavam com as suas roupas.

E, por apresentarem trabalhos tão relevantes, os seus nomes continuam inspirando outras garotas até os dias de hoje. Ou seja, muito além das vestimentas, elas conseguiram interferir, até mesmo, no modo como outros indivíduos pensam, protestam e transmitem as suas personalidades por aí. Não é demais?

Com a chegada do Dia Internacional da Mulher, nada mais justo do que trazer à tona essas personalidades, bem como, os seus feitos nos últimos anos. Para também ficar por dentro, e ter razões de sobra para vencer os seus desafios, continue acompanhando a leitura e mergulhe de cabeça no assunto. Go!

Mulheres poderosas da moda: 5 exemplos para você!

O que não faltam são nomes de mulheres poderosas na moda. Durante as últimas décadas, tivemos a oportunidade de contar com estilistas, jornalistas, modelos e mais uma série de profissionais que conseguiram brilhar e mostrar ao mundo para o que vieram. A seguir, te contamos quais são as nossas preferidas!

1. Coco Chanel

É difícil — para não dizer impossível — falar sobre as mulheres poderosas da moda, sem citar Coco Chanel. Considerada uma das principais personalidades desse segmento, a francesa conseguiu transformar não somente a forma de vestimenta em sua época, como também, criar uma maneira completamente repaginada para que o público feminino pudesse se expressar e se empoderar.

Caso você não saiba, ela foi a primeira a introduzir no closet das mulheres alguns elementos, até então, típicos do nicho masculino, como o tweed.

Mas é claro que não acabou por aí, né? Com o passar dos anos, o seu trabalho só se aprimorou e, entre todas as estilistas de seu período, ela foi a primeira a lançar um perfume — o famoso Chanel nº5. Sucesso absoluto entre as vaidosas de plantão, essa fragrância se tornou a queridinha entre os especialistas no assunto e, até hoje, ganha destaque em meio a tantas opções do mercado.

Depois, Chanel ainda continuou inspirando outras mulheres, seja em relação ao seu corte de cabelo, ao seu lifestyle ou ao seu modo de se portar diante da sociedade. Um exemplo e tanto!

mulheres1 - Mulheres poderosas da moda: os 5 nomes que fizeram história!

2. Anna Wintour

Quem assistiu ao filme “O Diabo Veste Prada”, deve conhecer muito bem a figura de Miranda Priestly, interpretada pela diva Meryl Streep. Na trama, a personagem mostra a rotina profissional de uma editora de moda poderosíssima que, entre altos e baixos, consegue coordenar uma das maiores revistas fashion do mundo, além de acompanhar desfiles, ditar tendências e levar informação ao público.

Na vida real, esse ícone é, ninguém mais, ninguém menos, do que Anna Wintour, a editora-chefe da Vogue americana. Quando o assunto é moda contemporânea, ela sempre sai na frente — e entender as razões para isso é simples.

Além de ser uma verdadeira “máquina”, na hora de tomar as decisões editoriais, Anna é conhecida por organizar inúmeros bailes beneficentes, como do Metropolitan Museum of Art. Em um desses acontecimentos, o evento conseguiu levantar quase R$ 27 milhões que, posteriormente, foram revertidos para uma instituição de caridade. Incrível!

mulheres2 - Mulheres poderosas da moda: os 5 nomes que fizeram história!

3. Mary Quant

Em 1960, Mary Quant foi a responsável por criar a nossa amada minissaia. Natural do Reino Unido, essa estilista sofreu inúmeros preconceitos durante a sua vida, especialmente, por ter muitas ideias consideradas “à frente do seu tempo”. E as suas ideias eram TÃO visionárias, que em 1966, a Rainha Elizabeth II a condecorou como membro Oficial da Ordem do Império Britânico. Para poucos!

A partir de então, e cheia de confiança, Mary começou a se destacar ainda mais em seus trabalhos. Cada saia produzida apresentava 30 centímetros de comprimento e eram coordenadas com t-shirts justinhas, além de botas altíssimas.

Não demorou muito até que a sua ideia atingisse boa parte da população e, rapidamente, ela conseguiu abrir 150 (!) filiais de sua loja somente na Inglaterra, além de outras 320 nos Estados Unidos e mais um bocado espalhado pelo resto do mundo.

Por essas e outras, a Srta. Mary é, até hoje, um símbolo marcante para as décadas de 1960 e 1970 e, sem dúvida, conseguiu influenciar diretamente a maneira como as mulheres se vestem até o momento atual.

mulheres4 - Mulheres poderosas da moda: os 5 nomes que fizeram história!

4. Naomi Campbell

Todo mundo já ouviu falar em Naomi Campbell. Conhecida na década de 1980, essa top model deu início a sua carreira por volta dos 15 anos e, rapidamente, conseguiu se tornar uma modelo pra lá de influente no universo da moda.

Em sua trajetória, ela foi reconhecida pela Council of Fashion Designers of America (CDFA) como um ícone fashion e, de quebra, foi a primeira mulher negra a surgir na capa de revistas badaladas americanas, como a Time e a Vogue.

Quer mais? Em 2008, a diva posou em um ensaio com os seios à mostra para a Vogue da Rússia e já ajudou a UNESCO com uma verba exclusiva para a construção de escolas infantis em países de baixa renda.

mulheres3 - Mulheres poderosas da moda: os 5 nomes que fizeram história!

5. Diane Von Furstenberg

Não poderíamos encerrar a nossa seleção de mulheres poderosas na moda sem citar Diane Von Furstenberg. Vista como uma das estilistas mais importantes entre as décadas de 1970 e 1980, essa belga mega talentosa ficou famosa após lançar os clássicos Power Rings — aqueles anéis confeccionados com pedras grandes e marcantes.

Em seguida, ela conquistou de novo a atenção do público por desenvolver o vestido envelope. Hit em 1976, o modelito chegou a vender mais de 25 mil unidades em apenas uma semana.

As suas criações maravilhosas já foram vestidas por inúmeras personalidades importantes, como Madonna, Michelle Obama e Gwyneth Paltrow e, até os dias atuais, estão sendo vendidas em mais de 50 países. Vale conhecer!

mulheres5 - Mulheres poderosas da moda: os 5 nomes que fizeram história!

E aí, fashion girl: conseguiu se inspirar com o nosso post sobre as mulheres poderosas da moda? Esperamos que sim!

Agora que você também já sabe tu-di-nho sobre o tema, aproveite para dividir essas informações imperdíveis com as suas amigas. É só compartilhar o link nas redes sociais e deixar a galera por dentro. Elas vão pirar! ❣️

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *