MODA SEM GÊNERO? Entenda sobre essa tendência no Ouse Todo Dia!

Assim como várias outras áreas, a moda está sempre em transformação, acompanhando as mudanças que acontecem ao seu redor e reinventando seus conceitos.

E em meio a tantas mudanças que temos visto ultimamente, um estilo tem ganhado bastante destaque: a moda sem gênero, ou agênero.

Para você entender mais sobre essa tendência, a Anna e a Sofia, YouTubers do Ouse Todo Dia, te falam sobre suas origens e mostram alguns looks. Clique no vídeo e confira:

A história por trás da tendência

Atualmente, o corpo e o gênero são questões fundamentais para a moda e, ao classificar as roupas, o sexo é o argumento mais comum. Dessa forma, acessórios, cores e texturas são usadas, muitas vezes, para demarcar a identidade das pessoas.

Mas o mundo nem sempre foi como o conhecemos hoje, não é? Muita coisa mudou, e essas mudanças têm reflexos na nossa cultura, no nosso estilo e no nosso modo de vida.

Para você ter uma ideia, até a Idade Média, as roupas de homens e mulheres tinham a mesma modelagem.  Foi a partir de 1700, que diferenças consideráveis foram inseridas no vestuário com base no gênero.  Dá para acreditar?

A chegada do Iluminismo marcou uma quebra do equilíbrio que existia nessa relação com as roupas. A partir de então, passou-se a perceber maior extravagância nas roupas femininas, que buscavam representar sedução e graça.

Ao mesmo tempo, o vestuário masculino passou a lembrar valores como o mérito, o trabalho, e a elegância severa, em oposição à fragilidade e delicadeza atribuídas ao feminino.  Essa distinção foi pautada no discurso cristalizado do sexo frágil.

Foi a Coco Chanel, estilista símbolo da mulher moderna  — e que toda fashionista ama de paixão —  que reinventou a moda feminina e incorporou a ela elementos da moda masculina, como camisas, calças e blazers. Essa virada aconteceu depois de 1920, levando maior ousadia e poder para o vestuário feminino.

De início, a revolução foi presenciada na indústria da moda e, aos poucos, esse novo estilo passou a influenciar na forma como as mulheres se vestiam.

Como você pode ver, a moda acompanha os movimentos de mudança do mundo. E com as crescentes discussões sobre questões de gênero, muitas marcas vêm investindo em peças destinadas a qualquer pessoa, sem fazer distinção de gênero. Mara, não é?

Mas afinal, o que é moda sem gênero?

Apesar de não existir um consenso sobre o que define a moda sem gênero, a ideia é que ela seja o mais inclusiva possível. Simples assim? Praticamente!

O objetivo desse estilo é quebrar as barreiras do que é considerado algo para homens ou para mulheres; ou seja, a ideia é criar uma forma de se vestir que seja livre de preconceitos e a favor da livre expressão.

O contexto em que a moda sem gênero surge quer se desligar do conceito masculino VS feminino, e lembra das discussões correntes sobre a sexualidade.

Esse movimento expressa o desejo de questionar regras e padrões, reforçando ainda o papel da moda como instrumento de expressão pessoal.

Uma peça sem gênero pode, por exemplo, carregar símbolos característicos do universo tido como feminino. Então pode ter rosa, babado e modelagem acinturada na moda sem gênero? Claro que pode, amiga!

O objetivo é pensar em pessoas reais, deixando de lado padrões idealizados, criando peças feitas para quem quiser usar.

A proposta é incorporar diversas possibilidades de cor, textura, modelagem e acabamento. Assim, a moda sem gênero permite que as pessoas se sintam livres para usar o que preferirem.

 

Referências da moda sem gênero

Toda fashionista ama uma referência, certo? E é delas que vamos falar agora.

Hoje, umas das maiores referências nesse estilo é o Estilista da marca americana Nicopanda, Nicola Formichetti, que já foi Estilista e Diretor de moda da Lady gaga por muitos anos. Uau!

Em várias entrevistas, ele disse que cria roupas para qualquer pessoa vestir, independentemente do gênero.

O Estilista Célio Dias, que desenvolve peças para a marca mineira LED, contou que para chegar em uma modelagem ideal para a sua marca, foi preciso uma pesquisa aprofundada sobre o que é melhor para o público que a marca pretende atingir, independente do gênero. Muita bacana, não é?

De forma geral, as peças trazem um novo conceito de modelagem, capaz de ficar bem em qualquer corpo. Para ele, a ideia é criar peças sem se prender a padrões estéticos já estabelecidos.

Veja os looks que montamos com peças sem gênero da marca LED para você se inspirar!

 

E então, gostou de saber mais sobre moda sem gênero? Essa tendência promete marcar cada vez mais presença no universo fashion.

Para acompanhar mais conteúdos do Ouse Todo Dia, inscreva-se no canal da Mondaine, no YouTube, ou siga o nosso instagram @mondainebrasil. <3

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *