Listamos 6 motivos para você investir na pochete!

Amada por uns e temida por outros — a pochete está de volta nas passarelas e no street style de todo o mundo! Sim, fashionista! A famosa bolsinha, muito usada nos anos 1980, veio para tornar a nossa vida mais estilosa e facilitada, já que ela é compacta e mega acessível.

Desta vez, a peça foi repaginada e traz um ar bastante descolado, marcando presença em coleções de grifes renomadas, como Gucci, Marc Jacobs, Valentino e muitas outras. Inicialmente, acreditava-se que o retorno da pochete seria passageiro, limitando-se ao uso entre fashionistas e famosas. Mas parece que não é bem assim. Hoje, várias pessoas estão aproveitando o movimento para também arrematarem as suas bolsas pra lá de práticas, garantindo o look perfeito e atualizado.

E caso você ainda não tenha se jogado na onda, este é um ótimo momento para rever os seus conceitos. Pensando no assunto, e para te ajudar a arrasar por aí, criamos esse post com os principais motivos para você investir nesse item. Vem conferir!

Afinal, como surgiu a pochete?

Mesmo que a pochete tenha se tornado popular nos últimos anos, uma coisa é fato — até os dias atuais, esse acessório é um dos mais polêmicos e ousados do mundo da moda. A parte boa, é que com o uso intenso no street style, tal elemento já superou a sua trágica fama de ser “cafona” e virou um hit absoluto, podendo ser integrado nos mais diversos visuais, seja naquele típico de Carnaval ou, até mesmo, em looks casuais e voltados aos passeios de fim de semana.

E quem vê as pochetes na rua, mal imagina qual a sua origem. Sim, fashionista: caso você tenha pensado que a pochete nasceu nos anos 1990, saiba que errou feio. Muito mais antiga que essa data, a bolsinha foi criada ainda na Idade Média, quando era confeccionada apenas em couro e tinha a finalidade de transportar ferramentas. Anos depois, na França do século XV, veio à tona a châtelaine — um acessório onde as pessoas costumavam guardar relógios, chaves e perfumes.

O tempo passou e, em 1990, as pochetes se consolidaram como elementos habituais do dia a dia, podendo ser produzidas em inúmeros materiais, como o nylon ou o couro, além de apresentarem um zíper na parte de cima e a possibilidade de ajuste em um cinturão. Um fato curioso é que, até a era noventista, o item não era considerado um artigo de moda, mas sim, um produto que tinha a única função de facilitar a rotina da população — especialmente, o público masculino.

O revival da pochete

Desde 2017, as pochetes foram colocadas para jogo e vêm dividindo opiniões nas ruas e passarelas. Nomes badalados do setor, como Prada, Chanel, Gucci, Moschino e Balenciaga, por exemplo, resolveram fazer parte do time das labels que apostaram na tendência e a injetaram em suas coleções.

E não se iluda — se há algumas décadas, o acessório era encontrado apenas em tecidos limitados, desta vez a variedade é enorme. Em lojas especializadas, há pedidas para todos os gostos, que vão desde as discretas e próprias para encarar a semana, até outras bem elaboradas, que trazem bordados, lantejoulas, muita transparência e cores vibrantes. Um show de luxo e criatividade!

pochete

Por que devo investir na pochete?

Acredite ou não, gatinha: existem VÁRIAS razões para que você se jogue de vez na trend da pochete. Além de serem extremamente práticas, essas belezinhas podem ajudá-la a ter mais estilo, conforto e, inclusive, uma boa economia em comparação aos modelitos de bolsas tradicionais. A seguir, a gente te conta a fundo sobre as vantagens da novidade (não tão nova assim). Espia só!

1. Mais praticidade para mãos e ombros

Nos últimos tempos, a moda deixou de priorizar somente o visual estético e passou a valorizar a praticidade e a funcionalidade. Afinal, de nada adianta criar um look impecável, se você não tiver a liberdade para realizar algumas atividades ou, até mesmo, pequenos movimentos.

Por isso, uma das grandes vantagens em usar a pochete é que o acessório deixa as suas mãos livres, leves e soltas. Como a peça fica presa na cintura ou no ombro, você não terá a preocupação de carregá-la por onde estiver, como geralmente, acontece com as bolsas tradicionais.

Inclusive, é uma ótima opção para os esquecidos de plantão, já que não há o risco de esquecê-la nos estabelecimentos ou festinhas diversas. Bacana, né?

pochete

2. A Pochete é leve e confortável

Quem nunca sofreu com bolsas extremamente pesadas nos ombros? Isso porque, muitas vezes, costumamos carregar uma série de itens dentro do acessório, como maquiagem, documentos, carteira, chaves de casa, e, até mesmo, remédios e cosméticos. Além de incômoda ao longo do dia, essa prática é prejudicial à saúde, podendo acarretar dores, lesões musculares e articulares, além de outros probleminhas NADA agradáveis.

Por outro lado, o uso da pochete surge como uma verdadeira solução para o seu corpitcho. Como o item oferece menos espaço e compartimentos, você terá que analisar o que realmente é essencial para carregar no dia a dia. Em outras palavras, além de garantir mais conforto e leveza, você descobrirá que é possível viver com menos e, quem sabe, até aderir ao movimento da “moda consciente”.

pochete

3. Ótima para shows e festivais

Como você já deve ter notado, o número de festivais em terras brasileiras só cresce! Rock in Rio, Lollapalooza e Coachella são alguns exemplos dos eventos mais desejados pelos jovens na atualidade.

Oportunidade de shows para encontrar os amigos e mergulhar na diversão é o que não falta! É pensando nesses momentos que criamos as melhores combinações de roupas e acessórios para esbanjar estilo. Neste caso, a pochete pode ser uma grande aliada, tanto para compor um look inesquecível, quanto para oferecer o máximo de praticidade, liberdade e segurança.

Ou seja, com o acessório, você poderá dançar, curtir o som e vibrar com as músicas dos seus artistas favoritos. Tudo isso, sem se preocupar se o celular, dinheiro ou documentos estão em segurança — com certeza, estarão!

pochete

4. Preço mais acessível que outras bolsas

Quem ama seguir as tendências de moda, já deve ter reparado que, no mercado, é possível encontrar uma infinita variedade de bolsas para compor a produção. Infelizmente, não é sempre que garimpamos uma peça incrível e com o valor acessível para o nosso bolso.

Em geral, as bolsas apresentam um precinho mais elevado, já que são maiores e produzidas em materiais de alta qualidade, como o couro. Diferente desse cenário e por ser menor, a pochete oferece um valor bem mais acessível que os modelitos tradicionais.

Isso faz com que você tenha mais chances de adquirir um acessório que se encaixe perfeitamente no seu bolso e que seja confeccionado a partir de matérias-primas sofisticadas. Há ainda algumas versões que trazem adereços, sendo as cordas, as correntes, as franjas, os babados e as rendas algumas dessas alternativas.

pochete

5. Diferentes modos de usar

O mundo da moda está em constante transformação. Itens que eram usados décadas atrás, agora ganham novas versões, com mudanças no material, no design, e, até mesmo, no modo de usar. Este é o caso da pochete, que não precisa, necessariamente, ser utilizada da forma tradicional — na cintura. Para ousar de verdade, a nossa sugestão é que você solte a sua criatividade e brinque com a peça.

Tal versatilidade fez com que, algumas marcas produzissem uma peça pra lá de estilosa, com alças extras, permitindo o seu uso em forma de bolsa lateral ou transpassada no corpo.

Ficou cansada desse modo de usar? Sem problemas! Utilize a pochete como uma charmosa clutch, nas mãos, ou como uma minicarteira para ser carregada na bolsa. Também há a possibilidade de caprichar ainda mais, investindo em relógios e outros acessórios para a combinação. As opções são diversas para inovar e conquistar um visual muito original!

pochete

6. Tendência entre blogueiras e celebridades

Provavelmente, você já pensou que a pochete é algo careta e cafona, certo? Para acabar de vez com essa impressão, muitas blogueiras e celebs aderiram a esse item e não abrem mão da peça. Esqueça a ideia de que existem apenas pochetes em couro, na cor preta e que seguem um único formato!

Atualmente, o acessório ganhou inúmeras versões e você poderá encontrá-lo em diferentes materiais, cores e tamanhos. Rihanna, Kendall Jenner e Gigi Hadid são ícones que já foram clicadas com essa tendência. As combinações variam entre os modelos mais clássicos e descolados.

Muitas delas trazem características femininas e delicadas, com estampas florais e formato menor e minimalista. Essas versões são perfeitas para marcar a cintura e levar um toque vintage para o visual. Por outro lado, se você segue um estilo mais esportivo e urbano, há ótimas opções para criar uma combinação marcante e inusitada, combinando com blazers ou peças mais largas, como as pantalonas. Experimente!

pochete

Em quais looks é possível injetar a pochete?

Depois de conferir as principais razões para abraçar o uso da pochete, não há dúvidas de que esse acessório é fantástico. Mas, vem cá: será que você sabe como coordenar tal elemento nas suas produções diárias? Caso não tenha ideia por onde começar, listamos algumas soluções repletas de personalidade e que podem ser montadas em um piscar de olhos. Anote as suas queridinhas!

Com vestido

Do inverno ao verão — o vestido é um traje que sempre está presente em nossas combinações. Seja ele levinho e fluído ou mais pesado, de uma coisa temos certeza: a pochete sempre ficará bacana em um look como esse. Aqui, a recomendação é utilizar o acessório por cima da vestimenta, marcando a cinturinha como se fosse um cinto.

A sua praia é montar combinações basiquinhas? Então, tudo bem! Uma saída é criar um look repleto de itens neutros e recorrer aos modelos chamativos de bolsinhas, como aqueles pautados por tons de neon. Em alta na moda, esses produtos são excelentes para fazer com que qualquer outfit mais simples seja valorizado, adicionando pontos de cor e o tornando bem divertido. Os tons mais procurados do momento são o verde-limão, o amarelo fluo e o pink.

pochete

Com alfaiataria

Quem disse que as produções formadas por trajes de alfaiataria não podem receber uma bela pochete? Pode super! Vamos imaginar que você esteja com planos de ir mega fashionista ao escritório.

Seguindo esse cenário, basta investir no combo: calça social + blazer. Para quebrar a sobriedade dos elementos formais, porém, considere substituir a clássica camisa de manga longa por uma t-shirt; o scarpin por um tênis neutro; e a tradicional bolsa de ombro pela pochetinha.

Outra recomendação, é apostar em roupas pautadas por cores neutras, mas que sejam tendência, como o caramelo que promete ser hit total na temporada outono/inverno 2020. Discreto e chiquérrimo, ele fica lindo quando coordenado com outros tons neutros, ou também, com tonalidades intensas, sendo o vermelho uma delas.

pochete

Com jeans

Se existe um tecido presente em nosso dia a dia, é o denim. Em todas as épocas do ano e na maioria das ocasiões, esse material é pra lá de bem-vindo e consegue agradar a todos os gostos — seja você uma pessoa adepta ao estilo romântico, clássico, esportivo ou moderno. E é claro que ele não ficaria de fora enquanto falamos sobre a pochete.

Há diversas maneiras de usar a sua bolsinha compacta com jeans. Uma delas, é escolhendo um acessório de cor intensa e, logo em seguida, incluindo por cima de uma calça reta ou com recorte pantacourt. As temperaturas subiram e você não está a fim de passar calor? Tranquilo! Substitua o traje por um vestido ou saia curtinha em denim — outro elemento que está bombando no street style.

Para as mais fashionistas e que desejam alcançar o máximo de praticidade na hora de se vestir, também há a opção de criar um look total jeans. Ou seja, 100% composto por itens em denim, como é o caso das camisas, croppeds, calças, bermudas e, até mesmo, sapatos. Só vai!

pochete

Viu, só? O uso da pochete não é aquele bicho de sete cabeças que você imaginava! Com cuidado, bom-senso e um olhar de fashion girl, é possível aproveitar o acessório para criar combinações incríveis. E uma vez adquirida, ela poderá acompanhar você em várias ocasiões importantes, marcando memórias fantásticas para a vida inteira. Vale a pena o investimento!

Agora que você já sabe TU-DO sobre o assunto, que tal compartilhar o post nas redes sociais e deixar as suas amigas por dentro dessa novidade? A galerinha vai AMAR! ?

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *