É tendência: o vestido balonê voltou com força total!

Nada de torcer o nariz, fashionista: em 2024, temos mais uma tendência polêmica à vista. Sim, estamos falando do baphônico vestido balonê, ideal para quem deseja adicionar volume e um toque de ousadia em seu visual.

Nas últimas temporadas, o modelito foi destaque nas passarelas das Semanas de Moda Internacionais e, ao que tudo indica, as estilosas de plantão também começarão a utilizá-lo em seus visuais diários, seja para conquistar um resultado mais urbano ou romântico.

Assim, nada melhor do que se aprofundar no hit e descobrir como aproveitá-lo em grande estilo. Que tal começar agora? Para te dar uma forcinha nessa missão, separamos algumas dicas imperdíveis que farão toda a diferença em sua rotina de estilo. Anote tu-do!

Um pouco sobre a tendência do balonê

Há alguns anos, mais precisamente em 2010, diversas fashionistas se jogaram na onda do vestido balonê. Basicamente, a proposta era utilizar modelitos bem estruturados, com uma forma levemente franzida e repleta de autenticidade.

Entretanto, o tempo passou e, aos poucos, tal ideia foi caindo no esquecimento. Até que, em pleno 2024, a ideia voltou com força total, especialmente com o surgimento da estética cottagecore nas ruas e passarelas.

Porém, verdade seja dita: desta vez, o traje conta com detalhes moderninhos e atualizados, perfeitos para adicionar um toque extra de originalidade em qualquer combinação. Para se ter uma ideia, não somente os vestidos carregarão uma modelagem balonê, mas também alguns modelos de calça, saias e até blusas. Bacana, né?

vestido balonê

Quem pode usar o vestido balonê?

Durante muito tempo, boa parte das pessoas acreditava que o vestido balonê não era democrático. Ou seja, que o traje era destinado somente para certos tipos de corpos. O motivo disso está na própria estrutura da vestimenta, que tende a apresentar um volume marcante na altura do quadril.

Porém, saiba que essa ideia já está ficando para trás, viu? Hoje em dia, é totalmente possível aproveitar o hit do vestido balonê, seja quais forem as suas características físicas. Sendo assim, basta realizar ajustes sutis, bem como algumas estratégias de styling.

Para exemplificar, existe a opção de investir em uma peça balonê pautada por uma tonalidade neutra e sóbria, como o preto. Outra sugestão é utilizar cintos para marcar a cintura e fazer com que as suas curvas sejam valorizadas.

Quais as vantagens do vestido balonê?

  • Estilo: o vestido balonê conta com um design diferenciado, que pode ser elegante ou urbano, de acordo com a sua intenção. Assim, tal modelito pode adicionar muito mais autenticidade em seu closet, sem que você precise se esforçar muito para isso;
  • Conforto: um dos pontos positivos do vestido balonê está no bem-estar e liberdade oferecidos pelo traje. Tudo isso, graças a sua parte superior que apresenta um visual ajustado; enquanto a saia surge em uma versão volumosa;
  • Para todas as estações: dependendo do material em que o vestido balonê for confeccionado, você conseguirá utilizá-lo em todas as temporadas. Para o verão, a dica é se jogar nas versões feitas em algodão ou linho. Já no inverno, prefira os itens em tecidos pesados, tais como o veludo e até o jeans;
  • Versatilidade: acredite ou não, mas o vestido balonê pode ser bem aproveitado em inúmeras situações. Para fazer bonito, atente-se ao comprimento da peça, preferindo as versões mais longas para os ambientes formais.
vestido balonê

 

Qual a diferença entre balonê e bufante?

Quando falamos sobre o vestido balonê, não é raro encontrar quem confunda esse tipo de traje com aqueles que carregam detalhes bufantes. Contudo, é importante saber que, apesar de serem peças igualmente volumosas, elas possuem as suas diferenças.

Primeiramente, o balonê diz respeito aos looks que apresentam bastante volume e um formato arredondado, contando ainda, com a parte inferior da costura virada para dentro. Quando isso acontece, é possível criar uma imagem muito parecida à de um balão.

O bufante, por sua vez, está relacionado aos pontos específicos de uma roupa, como acontece com as mangas, que trazem um aspecto franzido e mais inflado. Entendido?

vestido balonê

Dicas para usar o vestido balonê

Agora que você já sabe o que é a tendência do vestido balonê, chegou o momento de aprender como usar e abusar desse hit. E, claro, estamos aqui para te dar uma forcinha nessa tarefa. Abaixo, confira algumas dicas de sucesso e veja como é fácil arrasar por aí.

De olho no tecido

Como falamos, o tecido pode influenciar bastante no uso de um traje, principalmente tratando-se do vestido balonê. Se a ideia é elaborar um look fresquinho e fluido, se jogue sem medo nas versões em seda, cetim ou chiffon. Os modelitos mais estruturados, como o brocado e o jacquard são indicados para ocasiões formais e temporadas mais frias. Fique de olho!

Acessórios diversos

Está achando o seu look sem graça? Não se preocupe! Para adicionar uma pitadinha de personalidade no outfit, não pense duas vezes e aposte em acessórios na combinação. Nessas horas, vale de tudo um pouco: cintos fininhos para evidenciar a silhueta, clutches elegantes, meia-calças e por aí em diante.

Sobreposição

Se você pensava que o vestido balonê deve ser utilizado sozinho, sem nenhum complemento, saiba que errou feio. Nesta temporada, as fashionistas estão coordenando o modelito com terceiras peças incríveis, a fim de obter resultados diferenciados no dia a dia. Moletons, trench coats, cardigãs, coletes de alfaiataria, blusas transparentes e muitos outros elementos podem ser utilizados para essa finalidade. Não tem como errar!

vestido balonê

E aí, fashion girl: gostou de conhecer mais sobre a tendência do vestido balonê? Acredita que, daqui em diante, você passará a adotá-la em seus looks mais estilosos? Se “sim”, aproveite o momento e compartilhe este post em suas redes sociais. Com certeza, as suas amigas irão se amarrar em conhecer esse hit de 2024!

Mondaine Brasil
Related Posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *