COVID-19: como controlar os transtornos mentais na quarentena? Te ajudamos!

kinga cichewicz ab YjXofeRY unsplash 1080x635 - COVID-19: como controlar os transtornos mentais na quarentena? Te ajudamos!

Hello, quarenteners! Vez ou outra, falamos aqui no blog sobre a importância de cuidar da saúde mental. E agora, em meio ao isolamento social, essa prática se faz ainda mais importante. Durante o período em confinamento, muitas pessoas estão sofrendo de vários transtornos mentais, especialmente, a ansiedade e a depressão.

Entender o motivo é fácil, fácil. Dentro desse cenário um tanto conturbado, há quem esteja com receio de perder o emprego. Ou então, de ver algum parente se prejudicar por conta da doença. Aí, não tem jeito: o medo bate à porta e dá lugar à bad vibe.

Por isso, muitos especialistas estão se questionando sobre o que fazer para fugir desses sentimentos ruins e driblar a situação — até porque, para conseguirmos sair dessa numa boa, é preciso estar com a mente em paz e o pensamento focado no futuro. Se você também tem se questionado, vem com a gente e descubra algumas dicas valiosas para se cuidar direitinho!

Bateu a ansiedade? Mantenha uma rotina produtiva

Você já deve ter ouvido por aí que uma “mente vazia” só atrai negatividade. E durante a quarentena, essa situação pode se agravar — especialmente, porque não podemos encontrar um amigo para se distrair e curtir momentos de diversão.

Para evitar que essa condição se agrave e sirva de gatilho para a ansiedade, procure estabelecer uma rotina. Ou seja: acordar todos os dias no mesmo horário, ter um período certo para se alimentar, reservar um tempo para trabalhar e, inclusive, um momento especial para relaxar. Com essas práticas, o seu cérebro estará sempre focado em outras tarefas, sem dar vez aos pensamentos nocivos e capazes de tirá-la do eixo.

Outra solução, é investir na meditação. Ao praticá-la, a mente afasta as informações vagas e começa a mergulhar em um autoconhecimento profundo. As técnicas de respiração ainda ajudam a relaxar o corpo, prevenir a insônia e aliviar os níveis de estresse. Caso não saiba por onde começar, dê uma espiadinha neste post e descubra alguns apps exclusivos para essa finalidade.

transtornosmentais1 1 - COVID-19: como controlar os transtornos mentais na quarentena? Te ajudamos!

Minimize os sintomas da depressão

Logo após a ansiedade, a depressão é um dos problemas que mais vêm aflorando durante a pandemia. Segundo um estudo, realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o número de casos da doença quase dobrou após o início do isolamento no país.

Você é uma dessas pessoas? Então, saiba que não está sozinha. Além de contar com o apoio de um profissional, como o psicólogo ou psiquiatra, considere apostar em alguns truques valiosos. O primeiro, é evitar consumir muitas notícias a respeito do novo Coronavírus. Em vez disso, prefira praticar uma atividade física, ler um livro ou assistir a uma série bacana.

Também é válido ficar de olho nos seus hábitos alimentares. Cortar o consumo de álcool no decorrer dessa fase é essencial, uma vez que as bebidas alcoólicas conseguem interferir no emocional, estimulando o aparecimento de sentimentos nada agradáveis.

transtornosmentais2 1 - COVID-19: como controlar os transtornos mentais na quarentena? Te ajudamos!

Aprenda como controlar o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O Transtorno Obsessivo Compulsivo, popularmente conhecido como TOC, é uma condição mental em que o indivíduo começa a sofrer com uma série de pensamentos invasivos e que enchem a mente de obsessões, causando muita ansiedade e levando aos comportamentos repetitivos.

Durante a quarentena, essa condição pode se aflorar de diferentes maneiras — seja limpando compulsivamente um local, ou se preocupando de forma exagerada a respeito das medidas de proteção, prejudicando assim, as suas atividades do dia a dia.

Quando notar algum comportamento como este, não pense duas vezes e abrace alguns cuidados básicos. Veja a nossa listinha:

  • informe-se a respeito da COVID-19 somente uma vez por uma. Ou então, em dias alternados durante a semana;
  • siga uma rotina diária. Na programação, procure incluir atividades físicas, uma boa alimentação e práticas que favoreçam o sono e o bem-estar;
  • estipule um limite para os seus hábitos de higiene. A dica, é lavar as mãos de forma regular por, no máximo, 20 segundos após voltar de casa ou ter contato com alguma superfície contaminada. O uso do álcool em gel também é importante, mas de modo equilibrado.

transtornosmentais3 1 - COVID-19: como controlar os transtornos mentais na quarentena? Te ajudamos!

Siga práticas que amenizam a claustrofobia

A claustrofobia se manifesta entre pessoas que entram em pânico ao se verem em um local fechado. Agora, já imaginou como o isolamento em casa pode intensificar esse transtorno mental? Portanto, é de extrema importância seguir alguns recursos para combater esse medo e conseguir passar por essa fase com mais tranquilidade.

Se tiver uma varanda na sua casa, aproveite ao máximo esse espacinho. De tempos em tempos, vá à área externa para tomar um banho de sol, mexer nas plantas ou observar a paisagem. Além de ser uma prática excelente para a claustrofobia, ela ajudará você a melhorar o humor e sentir maior sensação de liberdade.

E quando a situação apertar, não tenha medo e tente conversar com alguém próximo e de confiança. Tenha em mente que, em algum momento, todos já ficamos em ambientes fechados, mas que, nem sempre, isso significa algo ruim.

transtornosmentais4 1 - COVID-19: como controlar os transtornos mentais na quarentena? Te ajudamos!

Contorne o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

Quem sofre de TDAH, vira e mexe, encontra dificuldades em se concentrar, graças aos seus pensamentos excessivos e acelerados. E aí, não tem jeito: essas pessoas vivem se esquecendo de realizar cuidados importantes, como lavar as mãos e seguir demais práticas de higiene que são fundamentais nessa época em que vivemos. Um grande problema, né gatinha?

Entretanto, para tudo — ou quase tudo —, há uma solução. Nesse caso, uma boa saída é distribuir pequenos avisos pela casa ou em seu próprio smartphone. Nos bilhetinhos, inclua notificações para “higienizar as mãos”, “trocar a máscara de tecido” ou “deixar os sapatos fora de casa”.

Lembre-se também de sempre deixar um álcool em gel na sua bolsa, na escrivaninha do home office, nas mesas de canto do quarto ou em demais espaços acessíveis do lar. Assim, vai ser difícil se esquecer de seguir as recomendações de higiene e a sua saúde continuará intacta. Simples e pra lá de eficaz!

Fique de olho

Se, mesmo após essas recomendações, você ainda precisar de um bate-papo, ligue 188 para o Centro de Valorização da Vida (CVV) e converse com alguém pronto para te ajudar.

transtornosmentais5 1 - COVID-19: como controlar os transtornos mentais na quarentena? Te ajudamos!

Diz aí, fashionista: acredita que essas dicas a respeito dos transtornos mentais na quarentena são valiosas e ajudarão você a vencer essa fase da melhor forma? Comece no post e divida a sua opinião. Logo, logo a gente te responde! 💕

Mondaine Brasil
Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *